O fotógrafo Gregg Bleakney registrou a Tour de France deste ano com o aparelhinho mágico da Apple: http://bit.ly/oujQFP
Numa notícia mais antiga, Damon Winter também se valeu do iPhone para documentar o dia-a-dia de soldados americanos no Afeganistão: The New York Times - Breaking News, US News, World News and Videos A primeira foto é especialmente maravilhosa, me fez lembrar a obra-prima do Terence Malick, “Além da Linha Vermelha”.
Câmeras menores, mais práticas e mais discretas são futuro do jornalismo fotográfico.
Eu tenho usado mais o meu Nokia N8 do que câmeras dedicadas. Tecnicamente, a câmera do N8 é até melhor que a do iPhone. Eu gosto, é mais fácil estar a postos para captar uma cena interessante. Já não sei o que fazer com as minhas câmeras convencionais… a praticidade do celular é enorme para uso artístico/amador. Também é um convite a deter-se mais na composição do que em uma fotometria impecável.
Assim como o Francisco hj eu tb a grande maioria dos casos estou fazendo fotos com celular, até publiquei duas galerias aqui no fórum, umas fotos que fiz na rua ( Andando na Chuva pelo Centro de SP - fotos celular ) ou outras Still ( Still da XTzinha + 50mm - fotos de celular ), hj o celular oferece diversos recursos que podem ajudar na elaboração de cada clique, tornando tão manual quanto qualquer outra DSLR, mas claro que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, nem por isso deixo de fazer meus trabalhos com minhas DSLR, existem casos e casos
Particularmente não gosto muito do programa usado por esses dois fotógrafos, por um lado ele é bem bacana pois da opção de vc trocar lentes p/ obter efeitos diferenciados, a qualidade da imagem tb fica muito boa, mas por outro o visor é precário, fotografar com ele é apontar e tirar, depois ver oq saiu, tipo meio que no chute, por isso não curti…
Para fazer street, candid, arte, pode até ser… Tem foto de pinhole feita com lata de sardinha que é de tirar o fôlego. Para fotojornalismo profissional, porém, acho que AINDA não dá não.
O paulista André Lihon, vencedor do Robert Capa, num Roda Viva do ano passado comentava isso: em geral a reportagem é mais sobre “o cara fazer fotos com o iPhone” que sobre o evento em si.
Na edição desse mês da Digital Photographer Brasil, a Marielle van Uitert (http://www.paralleluniversum.nl/) comenta o mesmo: “a qualidade de fotos tiradas com os smartphones ainda não se compara com as que eu posso fazer com minha Canon EOS 5D MkII. […] Quando faço imagens em baixa luz, uma DSLR com uma objetiva luminosa é essencial. Os smartphones ainda não estão prontos para isso.” (DPB, nº30, p. 66)
É claro que em situações específicas, em que é inviável o uso do equipamento ou quando só tem amador registrando o que se passa com as câmeras dos telefones, é melhor que não ter a imagem - basta lembrar que foram os celulares que divulgaram a “primavera árabe”.
Ops, só para acrescentar (e, em parte, me contradizer ;)), lembrei do trabalho que o Robert Clark fez, patrocinado pela Sony Ericsson, em que passou 50 dias fotografando os EUA com um celular Sony Ericsson S710a (de 1.3 Mpix, acho). As fotos são muito boas e acho que eu mesmo não as faria mesmo que me dessem uma 1D-x :aua:. O projeto se chamava Image America. Curiosamente, não encontrei as fotos na net, nem menção no site dele - pode ser alguma coisa de final de patrocínio. Parece que depois virou exposição e foi o trabalho que mais gerou publicidade para o fotógrafo - acho, porém, que mais pelo ineditismo (e o marketing) que pela qualidade em si.
Tava pensando que essa aderência tem se dado por mudanças no mercado também e a necessidade de uma informação rápida. Recentemente fui numa passeata e vi jornalistas com as comuns dSLR, mas muita gente com iphones e até um celular num tripé. Ao chegar em casa, vi que umas três pessoas que me conhecem já me haviam marcado em fotos desses jornais e a cobertura da grande maioria era com iphone (inclusive com filtros by instagram)
Na segunda passeata, vi um dos mesmos fotojornalistas que estava fotografando na primeira com sua dSLR, mas no fim da concentração, sacou o macbook da mochila e começou a enviar dali mesmo as fotos pra redação
Acho que por essa necessidade de extremo dinamismo é que o iphone está sendo usado (e aceito pelo público) como ferramenta, e acho que é por isso também a nikon e a canon estarem lançando controladores e deixando suas câmeras mais adaptáveis a interface da Apple
A melhor camera eh aquela q estah com vc quando vc precisa de uma camera. Uma compacta premium de bolso, como uma Oly ZX-1, faz bem mais bonito que um iphone 5. Se for pela portabilidade, vou de compacta premium. Se eh necessario enviar AGORA aquela foto pra alguem por 3G, aih o iphone eh imbativel nesse ponto.
Serah q o Galaxy Camera ( camera da sansung com wi-fi e apps sociais, de ediçao e de e-mail ( Android 4.2 ) vai dar certo e competir com os iphones!?
Não e sim. Se formos pensar. Daqui alguns anos iphones terão uma qualidade de imagem de dSLR, mas em compensação. dSLR vai ter qualidade de imagem de médio e grande formato, mas, como sempre foi e sempre será em fotografia, a tecnologia é importante, mas nada substitui o olhar de quem fotografa. Um olhar trabalhando, treinado pra ser o melhor e fazer exercer sua ação sobre qualquer equipamento que use, assim como é hoje. Geral pode até ter D700 e tirar fotos “legais” com ela, mas quero ver que consegue tirar “aquelas” fotos que fazem um cliente pagar 2 ou 3 vezes mais a um fotógrafo que a outro
viva a fotografia! a camera do iphone 5 é um espetáculo sim (se tratando de celular)…acho muito válido para registros cotidianos, pela sua praticidade e portabilidade.
Um abraço,
Marcelo Mascarenhas
www.olhar360graus.com.br