Mais uma notícia com fotografia montada?

Pessoal, estava navegando no Terra hoje quando me deparei com uma matéria ilustrada por uma foto muito estranha.
Urso ataca camponês na Índia

O que deixou curioso foi a cara de montagem das fotografias, a principal fotografia parece uma montagem grosseira, a seqüência também parece muito grosseira, o cara cai com o tronco para cima? Depois o urso pisa no mesmo nível?

http://img231.imageshack.us/img231/516/6366841947it21rv2.jpg

Bom para mim parece mais uma daqueles escandalos do fotojornalismo… :confused:
A imagem está pequena, por isso complica para fazer uma análise definitiva, mas até o momento parece muito ser uma montagem.
O que vocês acham?

Leo, a cena é estranha, não dá pra dizer outra coisa dela, o cara some, parece que tem um buraco ali

Sim, mas o que me incomoda muito é o recorte bizarro ali na parte de baixo, parece que o cara foi colocado com um leve fade.

Passou na Tv ontem , mas nada de vídeo, só foto.

Sim, parece que tem um buraco mesmo…estranho…

vendo as outrtas cenas fica ainda mais estranho

Sim, vendo as outras fotos fica muito bizarro. Eu queria ver em alta…

Tá com o maior jeito de fraude, e das bem mal feitas.
Não tem o volume do resto do corpo do homem, nem um pedacinho prá fora…
E tb perto do tronco, bem embaixo e um pouquinho `a esquerda, parece que tem um corte esquisito. :-\

vou discordar.
as fotos parecem ser bem verdadeiras. aliás. não vi nada demais.

uma trilha com um declive bem acentuado. o urso na parte de cima. e o cara dando paulada nele por baixo.

=)

e o texto da noticia

“quando o animal saltou sobre ele, provocando múltiplas fraturas, segundo a agência Reuters.
a “róiters” anda fraudando agora?

Estes animais costumam viver em florestas montanhosas, entre mil e mais de 3 mil m de altitude, movendo-se para áreas mais baixas no inverno. Eles se alimentam de nozes, frutas, mel, insetos e carniça.

em montanhas… o solo é bem irregular… montanhas…são coisas recentes.
e ali pode (e deve) ter mesmo um buraco… e dependendo de onde foi firada a foto… as vezes é uma ladeirinha… mas não da pra ver a base da ladeira.

a poeira , também, levantada…

não consigo ver nada demais.

Pedro foi justamente a róiters que foi alvo de um escandalo o ano passado por fotos adulteradas na cobertura da Guerra do golfo, acharam mais de 1000 fotos deles fraudadas, no ano passado também postamos uma mensagem aqui onde o fenômeno descrito pela róiters estava completamente errado e a notícia foi corrigida vários dias depois, o que levantou a maior dúvida é a cara de montagem da própria foto texto, o homem está com volumes muito diferentes do urso e cortes com um fado atípico associado a cortes secos em outros pontos.
Mas ser róiters é exatamente um fator que agrava a dúvida e não um fator que reduz o risco rs…

http://granulado.wordpress.com/2007/11/13/foi-mal-muito-mal/
http://granulado.wordpress.com/2007/10/29/voce-decide/

Bela contribuição Rodrigo… :slight_smile:

Pois é, Leo, não precisamos ir muito longe para ver manipulações e montagens. A diferença é que as nacionais estão ligadas a questões ideológicas. É preciso manter o olho crítico bem aberto, independentemente da posição política pessoal.

A foto é estranha, mas não se pode falar que é fraude ou não, porque a imagem em baixa não permite tal análise, acredito. Realmente também achei bem feio o fade entre a mão do cara e o urso, mas isso pode ser causado pelo crop. Talvez a imagem foi feita de muito longe e deram um crop pra aproximar, porque a qualidade da foto é lastimável. Agora, que tem de gente picareta que trabalha em jornal e agências de notícias sensacionalistas, isso sabemos que tem demais.

Leo,

o que seria “o homem está com volumes muito diferentes do urso” ?
:slight_smile:

Mari olha como a impressão de profundidade se desenvolve diferente no rosto do homem e no corpo do urso. :slight_smile:

E tem mais uma coisa…
Porque o fotógrafo não baixou a camera e foi tentar ajudar ?
Muy amigo !!!

O que eu achei mais estranho é que pro cara estar naquela posição ele só pode ter caído em algum buraco e na reportagem não fala nada de buraco… E não parece ter buraco ali.
Eu não duvido que seja montagem tb não…

Depois de muito zoom pode-se dizer que pelo menos as fotos deixam muitas dúvidas.

Pelas primeiras a gente percebe que existe um desnível (degrau) no terreno. Onde o urso estaria seria um plato mais alto que onde os homens estariam, pois qto mais próximo ele chega do urso menos seu corpo aparece, ou seja, o homem estaria em um terreno em desnível em relação ao urso.

Em uma das fotos nota-se que o homem que ataca o urso aparece apenas do peito para cima, como as fotos foram feitas de um lugar mais alto o urso estaria em um terreno, na melhor das hipóteses, 1.50m mais alto que o homem.

A última foto do ataque é a mais imprecisa. Se vcs notarem (levando em consideração ainda que o urso estaria mais alto que o homem) a pata dianteira direita do urso está “após” a mão do homem também pela perpectiva 80% do corpo do urso tbém estaria À frente do homem, mas como poderia estar assim? O urso estaria levitando então!!

Uma hipótese: o urso teria descido do platô para atacar o homem, mas como teriam sido feitas as fotos? Ambos, o homem e o urso saíriam do campo de visão do fotógrafo e caíriam no desnível de 1,5m impossibilitando a visão.

Nesta mesma última foto se notarmos a cabeça do homem parece imergir do terreno que só altera seu aspecto após o homem. A pata do urso ali tbém fica muito estranha. A base da pata não aparece, ou seja por esta foto o desnível do terreno seria de uns 30 cm e não 1,5m.

Ainda tem uma arvorezinha do lado direito que ainda não havia aparecido.

Complicado?? Tbem achei…

Abraço.

Gente como não consigo editar meu post coloco outro.

Me enganei: Quando eu falei a foto do último ataque me referi a penúltima (636693-4071-ga.jpg), a última é a que o Léo postou.

http://img.terra.com.br/i/2007/11/14/636693-4071-ga.jpg

Esta é a que me referi no post. Desculpem os erros de português, mas estava correndo para mandar o post e não consegui editá-lo depois.

Vixe gente, qto mais eu vejo as fotos menos entendo ou passo a entender tudo…

Abraço.