Manuais em Digitais - Passado e presente juntos em prol da fotografia.

… um Ewok

Adoro esses cachorros hehe,

Essa Industar 50-2 ta virando minha febre pra fotografar contraluz :wub:

O flare dela não é lá essas coisas tão bonitas, mas adoro os defeitos dela.
E ta ficando barbada focar no manual, só pegar a prática, contraluz a confirmação raramente funciona, então é no olho/achometro.
5D II, se não me engano f/5.6.

by , no Flickr

Nesses momentos ficam bem evidentes defeitos nos vidros, riscos e bolhas de ar :dizzy_face: problemas de fabricação, considerando a tecnologia da época e o valor que ela custa eu não me importo.

O flare das Helios 44-2 é coisa de doido também.

Legal Pablo, tenho uma Industar 61L/Z 50mm f2.8. As vezes penso de comprar a Industar 50-1 de barril em alumínio polido. Ela é mais antiga e acho que o coating é diferente.

As vezes eu chego a pensar que não existe coating algum nessas lentes, o flare parece muito com quando fotografamos através de um vidro comum haha

Vou tratar mais fotos desse ensaio hoje, ai posto algumas mais aqui com a Industar 50-2, algumas sem flare, a nitidez dela é bem decente.

Aqui segue o link das fotos do ensaio, eu usei a Industar algumas vezes, próxima vez quero deixar as autofoco em casa.
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=135501

Curti bastante as fotos, ficaram muito legais as cores!

E algumas simplesmente não tem coating mesmo… ou quando tem é bem meia boca. rsrs

Galera, belezinha?

Seguinte: eu comprei uma camera, Nikon F, com uma lente Nikkor-S 55mm f/1.2. O corpo está meio zoadinho, mas a lente está funcionando direitinho.

A ótica dela aparentemente está boa, o que me deixou morrendo de curiosidade de como uma bichinha dessas se comporta comigo num sensor atual, rsrsrs.

Qual é o modelo de adaptador correto pra usar essa lente nas Canon EOS?

Vi uns modelos do ML, uns de 90 reais, uns mais caros… Mas tô boiando…

Se alguém puder me dar uma ajuda, agradeço! :ok:

Mike, o adaptador é o de lentes Nikon Mount F para EOS Canon (Mount EF)
Normalmente vem marcados como “AI-EOS”
Tem alguns adaptadores que tem chip de confirmação de foco e outros sem.

No mercado Livrew procure por “Adaptador Nikon Ai-EOS”

Vide alguns anúncios de alguns desses adaptadores:

Neste anúncio tem bastante informação relevante:

Vou comprar um desses baratinhos, de cinquenta reais mesmo, só pra testar… Vai que não eu não goste, não me acostume, sei lá… Pelo menos a brincadeira fica barata, rsrs.

Mutio obrigado pelo empenho! Abraço! :ok:

Se vc não tem o costume (e visão que preste) de usar foco manual, acho que vai sofrer um pouquinho. O chip de confirmação de foco não é 100% mas quebra um galho… Bom mesmo, já que vc tem Canon, é instalar o Magic Lantern já que vc tem Canon (dependendo do modelo, claro) e usar o Focus peaking junto com o Magic Zoom, que ajuda bastante. Ou se não, usar o Live view da camera mesmo, com zoom no máximo.

Eu já fotografei muito com foco manual, rsrsrs… Mas isso láaa atrás, mais de quinze anos! Inclusive, essa camera que comprei, é a camera que usei para fotografar meu primeiro casamento! Por isso peguei a bichinha!

Passei na firma do ex patrão, tava lá guardadinha, não resisti, rsrsrsrs.

Ahhh, que bacana!
Eu deveria ter guardado minha primeira SLR tb, a Zenit 12 XP… mas nem lembro a quem vendi! rsrsrs.

Achei a Canon T-50 do meu pai de 1983 e estou restaurando ela, já fiz limpeza com isopropílico no corpo, falta abrir a lente e limpar os fungos da ótica, falta colocar pilhas e acionar pra ver se ainda liga. É muito bacana a sensação de recuperar o passado, parte dele.

Estive lendo sobre objetivas e encontrei material sobre a Mir-38V que é uma lente para médio formato. Ela vem em encaixe Kiev 88, tem distancia focal de 65 mm, tem um bom bokeh e é bem afiada. Vi que existe adaptador Kiev 88 - EOS e inclusive pode ser espetada na minha T5. Vocês tem experiência em uso de lentes com encaixe Kiev 88 para Canon EOS ?

Pessoal, eu ganhei de um amigo uma Soligor 135MM F2.8. A bichinha tem até um parasol embutido do estilo “puxe-puxe” rs. Porém, não sei qual é o encaixe dele, gostaria por favor que me ajudassem: qual é o encaixe dessa lente?

by , no Flickr

by , no Flickr

by , no Flickr

by , no Flickr

Olá cheferson.

Com essas abinhas no contorno da lente, parece ser Nikon AI-Mount.

Mas é estranho, porque uma rápida pesquisa no Google informa que essa lente foi fabricada com os mounts M42, Olympus OM, Minolta SR (MD, MC), Exakta e Miranda, mas não cita Nikon AI.

Procura por imagens de mounts no Google e vai comparando uma a uma.

Boa sorte!

Luis, eu tenho quase certeza que o encaixe dessa lente é Pentax. Como viajo na quinta e só volto dia 10 de janeiro, assim que voltar vou levar ela numa loja da 7 de Abril pra ver, já que ela tem alguns pontos de fungo que precisam de limpeza.

Eu gostei do resultado da lente, usei um adaptador M42 na Sony e apenas encostei a lente pra ver se conseguia alguma imagem e os resultados foram esses, com abertura 2.8

De qualquer forma, obrigado pela dica amigo!!! :clap:

by , no Flickr

by , no Flickr