Como isso funciona? Vc compra uma tela compativel com seu modelo de camera e paga pra alguem instalar na sua camera?
Mad, vc mesmo pode instalar, não é muito complicado. Para as Canon xxD o próprio fabricante vende telas de foco especiais para algumas aplicações específicas como a Ef-S (não é o mount da lente, é o nome do focusing screen) que serve para ajudar o foco manual em lentes com abertura f/2.8 ou maiores.
O problema destas telinhas é o preço…
Aqui tem umas fotos de como faz pra colocar…
http://www.focusingscreen.com/work/600den.htm
Mas P****, 400 pila num vidrinho desses? Bitch please…
Vou pegar prática no MF sem o vidrinho mesmo e ser pró xD
Nex5N + Leica M Tele-Elmarit 90mm f2.8 todas as fotos @f2.8:
por
, no Flickr
por
, no Flickr
por
, no Flickr
por
, no Flickr
por
, no Flickr
por
, no Flickr
Estou observando que as lentes Leica praticamente não há necessidade do pós processamento… Tentar aumentar a nitidez não rola… tentar aumentar as cores, satura… tentar aumentar o contraste fica ruim… É uma lente decente ![]()
Erra a exposição para ter o que fazer na PP… ![]()
É o jeito… kkkkkkk ![]()
Esse método de microprisma é exatamente como eram nas SLR’s da decada de 80, com split image no meio e prismatico em volta, quando se alinha o split o foco está correto, e quando não é possivel pelo split os primas tem que sumir ficando apenas pontos… é um metodo manual muito rapido…
A olympus OM1, OM2 tinham como opcionais telas dessas para determinadas aplicações, para macro era um tipo, para ultra-tele outro, claro que também vai do método que o fotografo se adapta melhor. Outra coisa que algumas maquinas de 80 tinham era o preview do DOF, apertava um botão e ela setava na lente a abertura selecionada já que o comum era sempre ficar na abertura maxima para melhor visualização pelo VF…
Essa do bico do papagaio é o famoso TELEMETRO encontrado nas rangefinder como Leica da serie M, pois o foco não é feito olhando pela objetiva e sim por um visor onde se tinha esse sistema de telemetro e ainda a correção de paralaxe do enquadramento. A minha electro 35 é assim, porém é um losango dourado…
A yashica FXD do meu pai é igual a este do link da 600D, tem o split no centro e os primas em volta… é muito simples e facil…
Uma dica é, procure por linhas, ou arestas para focar com o split…
Quando minha vó fez bodas de ouro em 2002 eu que bati as fotos com a FXD do meu pai, e eu focava a imagem dos casais pela gravata dos homens, era muito rapido e pratico, como a distancia era quase sempre a mesma fazia poucas correções…
Outra boa dica é sempre “pré-focar” a imagem seguindo as distancias marcadas no corpo da lente, se tiver uma boa noção de distancia isso ajuda muito antes de apontar a camera… pegando esse hábito a coisa se torna tão rapida que nem sentiras falta do automatico… Não sei se o crop do sensor influencia na distancia do foco da lente, se sim isso não serve muito de ajuda…
vrsilva,
Perfeita a intervenção sobre a imagem postada ser de um telemetro, mas morri de procurar uma de split e não encontrei. Como a idéia é a mesma, foi o que tinha em mão para exemplificar. Acho que já tá uma noção melhor de como é funcionamento do split. ![]()
Basta procurar imagens de manuais de cameras antigas, como por exemplo da yashica fx-d do meu pai, essa simagens é do manual dela… e acho que da para ver como “funciona”…

Essa eu achei e não sei qual camera é mas é pentax.

Essa aqui deve ser de alguma digital com o split focus screen já instalado.

Olympus Om1

Os telemetros é mais ou menos igual, porém é uma area do visor que mostra o split como esse da leica m6.
http://www.ultrasomething.com/photography/photos/blogphotos/2010.Q3/Rangefinder_Viewfinder.jpg
O quadrado no meio faz a telemetragem de acordo com a distancia para isso a camera tem 2 “visores” na frente, na verdade é 1 somente, por onde se encherga e o outro por meio de espelhos faz a segunda imagem do split, quando se gira o anel do foco ele meche além da objetiva esse espelho responsavel pelo split do foco e ainda os traços do enquadramento também se movimentam em diagonal para a correção do paralaxe… muito engenhoso isso…
Aqui a imagem do viewfinder da minha yashica electro 35 gtn( Igual, mas não é a minha propria)
http://static.photo.net/attachments/bboard/00X/00XCgi-275969584.jpg
Aqui fora de foco
Nas cameras SLR’s eu não faço ideia de como é composto o foco da imagem para o sensor pois é tudo TTL.
No caso das rangefinder telemétricas como na imagem abaixo.
http://junkstorecameras.com/images/JunkStoreImages/YashicaElectroGSN.jpg
Temos na extremidade direita a janela do que seria o visor em si, logo acima da lente tem uma janela em losango que é onde se forma a imagem em split que se movimenta para formar o foco, no caso da yashica electro 35 o espelho é dourado para ajudar em caso de baixa luminosidade, e entre os dois tem onde é formado o frame responsavel pelo enquadramento, pois contrario das SLR onde a imagem do VF é menor do que realmente irá sair no frame do sensor ou do filme, as rangefinder possui um visor muito maior e mais claro do frame na sua frente e esta janela do meio que corrige a paralax de acordo com a distancia focada… a janela a esquerda é onde fica o sensor do fotometro…
Sei que eu fugi um pouco do assunto mas só para efeito de informação e cultura… acho que não faz mal a ninguém… abraços!
Essa imagem da Pentax é do tipo que eu estava procurando. Nessa dá pra ver direitinho como funciona o Split.
Ao contrário… Faz um bem danado e agrega muita boa informação ao tópico!!! ![]()
vrsilva, só para complementar, as digitais também tem botão de DOF preview, pelo menos todas as DSLR Canon tem.
Caraca Vrsilva, se eu tivesse visto essa tua explicação antes economizaria um bom tempo navegando em blogs e videos do youtube tentando entender como isso tudo funcionava, e mesmo assim não sabia desses esquemas de espelho dourado, eu acho bizarro essas rangefinder, geralmente a lente também aparece no viewfinder, aí lembro do Counter Strike aquelas imagens em primeira pessoa que a ponta da arma ficava aparecendo rsrs
Deve ser horrível pra focar com teleobjetivas daí com rangefinder né?
Opa… Lembrei da outra marca que vende as telas de focalização bipartidas: http://www.haodascreen.com/Pages/CanonDSLR.aspx
Bem legal essa explicaçao de como o foco das rangefinders e das telas bipartidas funfam. Agora, sim, as coisas ficaram mais claras para mim!!
Minha primeira colaboração com o tópico ![]()
Helios 44m-4 58mm f/2
by
, on Flickr
Alexandre, sem querer abusar mas já abusando… É que virou a página e acho que vc não viu.
Essa lente é o bicho! BBB: Boa, bonita e barata. ![]()
Bela foto! ![]()
Hyde, desculpe-me, realmente não tinha visto. Vou mandar MP ![]()
O fato de aparecer a ponta da lente no visor não incomoda não, a minha electro35 é lente fixa-fixa, ou seja não troca, ela tem como opcional lentes que são rosqueadas na rosca de filtro para wide e tele, porém a lente dela é 45mm, com a auxiliar wide vai para 37.5mm e com a auxiliar tele vai para 58.4, não dão TANTA diferença assim, claro que é legal mas não é um “must have”… essas lentes auxiliares são utilizadas em conjunto com um OUTRO viewfinder que é acoplado na sapata do flash, porém nele vc só faz o enquadramento.
Com essas lentes auxiliares tem que focar normalmente utilizando o telemetro, ver na lente qual a distancia que está focada, olhar na lente auxiliar que tem uma tabelinha com a relação de distancias focais equivalentes… por exemplo: na tele se o anel do foco marca 3m, no anel da auxiliar tele diz para colocar em 2, então toda vez voce teria que focar, olhar a distancia, e fazer o reajuste do foco de acordo com a lente, e se a distancia ficada for um meio termo… :aua:
As cameras rangefinders que sairam com lentes intercambiaveis que eu me lembre foram as leicas CLARO e algumas contax… ambas com ópticas maravilhosas e de qualidade equiparaveis… a contax usava lentes karls zeiss… e a leica summicrom…
Nessas tinham lentes de até 95mm se não me engano… mas como nunca meti o olho em nenhuma delas não sei dizer se atrapalha na composição… A leica tinha uma alavanca que mudava a magnificancia do visor de acordo com a lente escolhida… não é atoa que é considerada uma :worship:…
As rangefinders tem uma vantagem muito grande em cima de SLR no foco, pois é muito rapido e facil… o unico problema ou melhor uma coisa que sinto falta na minha é controle da velocidade do obturador, pois no modo flash ela dispara somente a 1/30, porém o tipo de obturador copal, permite sincronismo até a 1/500… mas não tem isso na maquina… porém por outro lado, eu fiz uns testes com ela usando o flash e no automatico em condições de baixa iluminação mesmo o flash disparando ela não fechava o obturador, não sei se é ruim ou não… fiz umas fotos dela usando flash… quero ver o que saiu… ou não saiu…
Mas é isso aí… em conjunto o aprendizado é sempre maior… :snack:
Putz que gambiarra mano! Melhor dar um passo pra frente e um passo pra trás mesmo :hysterical:
Leica é leica, realmente esse negocio de mudar a magnificancia do visor resolve o problema mesmo né… ![]()