Marca d'água invisível

Quanto a isso de FFT, wavelets, etc. , tem como bagunçar tudo sem necessariamente ferrar com a imagem.
Imaginei aqui meia dúzia de jeitos de fazer isso de forma pouco destrutiva usando o ImageMagick…

1. script para retalhar a imagem em formas poligonais irregulares, salvando os pedaços.
  2. aplica-se blur, sharpen, rotação, distorção aleatórias nos pedaços
  3. remonta-se a imagem fazendo as operações inversas.

Pronto. Não deve sobrar nenhuma marcação reconhecível.

Marca d’agua digital vai atrapalhar a maioria das pessoas mas quem quiser e souber, passa por cima.
Tipo, não é porque você tem antivirus e tal que um hacker de alto nível não conseguirá invadir seu computador.

Acho que para 99% dos casos basta o raw e ter o arquivo enviado para um repositório de imagem tipo Flickr ou coisa do tipo, que tenha um time stamp do momento do envio. Se o juiz achar que mesmo assim você não é o autor, aí já é paranóia, a não ser que alguem apareça com datas anteriores e tal. NFT, blockchain, nada disso resolve, basta o que eu mencionei.

Qualquer sistema de segurança vai ter falhas e vulnerabilidades. O equilíbrio está em se ter um sistema em que a recompensa pela burlagem (?) seja menor que o esforço em burlar. Ou, dizendo de outra forma, que o esforço em burlar seja tão grande que não valha a pena burlar. Pra muitos piratas de imagem, simplesmente saber que há um sistema de proteção já desencoraja - especialmente se isto estiver associado a punição garantida em caso de cópia de imagem. Este último aspecto sim é uma grande falha, uma vez que tais crimes raramente são punidos.

Sabemos que sistemas de segurança evoluem da mesma forma que evoluem as tentativas de burlar. Isso vai ser assim pra sempre, mas assumir que não pode ser feito porque há formas de burlar me parece… conformado.