Quando vocês finalizam o trabalho e vão entregar para o cliente as fotos, vocês costumam colocar o logotipo nas imagens, mesmo que seja num cantinho? Eu e minha esposa estamos em dúvida acerca dessa decisão.
O trabalho ficou muito legal e especialmente ela ficou muito orgulhosa com o resultado e queria destacar a marca.
Já li diversos tópicos a esse respeito, e estou me metendo em uma alçada que não é a minha (não trabalho como fotógrafo)… Mas o que vejo em geral é o pessoal colocando logo em fotos que se entrega para o cliente postar em rede social, em resolução menor… Entretanto as fotos finais, em alta resolução para impressão, ou mesmo o album impresso, vai sem logo… afinal o cliente pagou pelas fotos, ele não tem o dever de fazer propaganda para você… em suma as fotos são do cliente, não suas, então não há porque colocar logo nelas (apesar que posso ser apedrejado por ter escrito isso… rsrs).
Mas isso é um resumo de várias e várias opiniões que li por aí… certamente haverão opiniões divergentes. Essa é apenas a minha visão do sentido para o qual as opiniões em geral convergem. Não é óbvio o que deve ser feito, porque há fotógrafos que agem de um jeito diferente de outros… E independente do rumo que você tomar, todo mundo diz para constar essa regras em contrato para evitar aborrecimentos posteriores.
“EU” entrego as fotos para o cliente sem minha logo, também não vejo razão, visto que o cliente pagou pelas fotos e nada impede dele dar um crop na imagem e tirar minha logo. Mas coloco em contrato autorização de uso de imagem e quando eu coloco em portfólio impresso ou online uso com minhas logos. Concordo que é um assunto que não há consenso.
Então, aí eu não sei, não entendo muito bem das leis autorais e etc etc etc, mas uma vez ouvi falar que na realidade as fotos são DO FOTÓGRAFO, os clientes somente autorizaram o uso de imagem deles. É um assunto extremamente delicado, uma vez fiz um contrato com um cliente advogado e ele pediu pra eu tirar essa cláusula pq é bem delicada essa questão.
Já li isso também… Mas acho que isso é mais uma questão de legislação do que de prática. Na prática uma noiva vai ficar puta da cara se souber que tu vendeu a foto dela para um banco de imagens da vida, ou se tu ficar usando para fins diversos… mesmo a foto sendo tua. Entretanto se ela fazer isso tu também vai ficar puto de não receber alguma grana dali. É um assunto nebuloso… rs Por isso que frisei tanto que o que escrevi ali é o que EU entendo como sendo a convergência geral das opiniões… não é nem a minha opinião em sí. Posso inclusive estar errado no que eu entendi que é essa “convergência”, já que não fiz nenhuma pesquisa científica para tal… hehe.
Pessoal, obrigado pelas respostas. Ajudou bastante.
Quanto à questão de direitos autorais, aí sim, estamos na minha área. Já fui até professor de uma faculdade da minha cidade na matéria.
A fotografia é sempre do fotógrafo, isso não é nem muito controvertido. A questão é o uso do direito de imagem de quem é retratado. De um modo geral, o fotógrafo pode usar a imagem de qualquer pessoa, desde que seja sem fins comerciais (num portfólio, para demonstrar o trabalho e coisas desse gênero).
É por isso que se deve fazer um contrato de licença do direito de imagem se o fotógrafo vai explorar a foto que retrata alguém de modo comercial (como propagandas, outdoors, por exemplo).
Se por outro lado a intenção for, por exemplo, ilustrar uma notícia em jornal, e uma pessoa aparecer na foto, não há infração, pois a ideia aqui é noticiar algum evento ou acontecimento, onde o fim é jornalístico.
Haha, de boa. Nem eu sei tudo sobre o assunto e experiência prática às vezes vale bem mais que a mera teoria, também já faz um tempo que parei de dar aulas na matéria.
Na real o pessoal no tópico ajudou bastante mesmo, estávamos com muitas dúvidas sobre as práticas mais comuns. Entre os fotógrafos que conhecemos, alguns colocam a marca e eu, pessoalmente, não gosto. Mas minha esposa ficou emocionada e orgulhosa com o ensaio que fez e talvez tenha pensado na situação de divulgar uma parte do material.
Eu disse para deixar colocação a logomarca quando for divulgar em mídia social, sem problemas. Mas, como temos esse maravilhoso fórum com colegas bem mais experientes, resolvi pedir ajuda.
Eu entrego sempre uma pasta em baixa/média resolução (1200p) e nestas sim coloco a logo pequena no canto. Explico pro cliente que aquelas fotos daquela pasta são menores e mais leves para serem postadas no FB, whats, etc. Nas em alta resolução não coloco logo, estas o cliente utiliza para fazer impressões.