Pessoal, como diz o título, tem um casal querendo que eu fotografe o casamento deles no civil + almoço…
Meu equipamento é uma Rebel XSi com lente 24-85mm apenas, mas é um evento simples e querem as fotos apenas num CD depois.
Seria meu primeiro trabalho como fotógrafo de ocasião, então pergunto:
há algum macete que estou esquecendo?
E quanto cobrar? Na faixa de 150 reais?
Olha, equipamento é relativo. Pra um casamento civil simples, acho que falta pelo menos um flash, o 430ex taá filé.
A lente e camera que vc tem são bacanas, se souber trabalhar, tá bom. Apenas, não pode faltar pilha, bateria e cartão.
A questão principal, é: Você estaria preparado pra fazer isso? Independente de ser uma XSi ou uma 1Dx, o dedinho que aperta o botão, tá bom pra isso?
Não quero te botar medo, mas casamento, por mais simples que seja, é uma vez só.
Você será lembrado de uma dessas três formas:
1º: O cara que fez um trabalho legal pra caramba, como dizem, arrancou “leite de pedra” da maquininha que tinha;
2º: O cara que tirou umas fotinhos no casamento, pra não passar em branco;
3º: O cara que cagou no casamento, e por isso os noivos não têm memória nenhuma daquela data.
Obrigado pelo conselho!
Quanto ao flash, agora não tenho condições, esse flash citado tá na casa dos 1000 reais…
Preparado eu me sinto, mas como sou amador e tenho só a câmera + lente fica meio estranho…
Sua lente eh escura e a XSi nao eh boa em ISO alto, ou seja, vc vai ter q usar o flash pop-up. Se fosse vc, explicava aos noivos suas limitaçoes de equipamento, e q as fotos ficarao com flash chapando tudo, deixando as fotos sem volume e com aspecto amador, de camera compacta. Se eles toparem mesmo assim, cobre um valor simbolico, algo q pague a sua gasolina e sobre um para a cerveja da sexta-feira.
Esse tipo de situaçao eh bem interessante como forma de aprendizado. Dê o melhor de si, bata muitas fotos, use foco central e fotometria pontual, deixe o flash em TTL mesmo e respeite as regras basicas de composiçao. Veja umas fotos de casamento na net para se inspirar q eu acho q tudo dar certo. Pelo q estou entendendo, os noivos nao sao exigentes e querem apenas um registro legal desse casamento e do almoço e isso pode pode oferecer a eles.
Tenta compra pelo menos um difusor pro pop!
Acho que vc não tem certeza se vai entregar boas fotos, né? Se cobrar, vc vai ter uma obrigação de entregar algo q o valha, se não cobrar nada sua responsabilidade diminui. E ainda vai começar seu portfólio.
Para cobrar R$ 150,00 é melhor não cobrar. Procure aqui no fórum os tópicos que falam sobre formação de preço.
Sabe o que acontece quando você cobra muito barato?
1 - Você menospreza teu trabalho e o seu cliente não vai querer te pagar o preço justo no futuro, sempre vai querer pagar pouco.
2 - Você atrapalha os outros profissionais que fazem o preço justo.
Não tem flash externo, para garantir iluminação adequada, é melhor não fazer. Apesar que não precisa comprar um flash de R$ 1.000. Tem alguns tabajaras que tem TTL, por um preço bem mais em conta.
Quando é o casamento? Tente ir um sábado antes no cartório e fotografar um casamento sem compromisso. Tente conhecer o local que será o almoço e veja as condições de luz. Quando se fotografa em um lugar conhecido é mais fácil.
Concordo com o Michel, se for pra cobrar 150,00 melhor presentear o casal ! Até mesmo aqueles fotógrafos de porta de cartório cobram 300,00 por 20 fotos entregues no CD . Valorize seu trabalho ou será marcado como o fotógrafo barato e dificilmente conseguirá subir sua tabela de preços .
Colegas, muito obrigado pelos conselhos e opiniões!
Acabei optando por não fazer o serviço, visto que tenho deficiência de equipamento e de experiência (prefiro começar sendo um 2º ou 3º câmera em um evento com uma equipe).
Sei que é frustrante recusar um trabalho, mas também por R$ 150,00 nem se pode chamar de trabalho (salvo para FREELA, mesmo assim é pouco).
Normalmente o fotógrafo é aficcionado por tecnologia e acha que tem que ter o equipamento de top para conseguir fotografar. Pois te digo, que a fotografia é um processo físico-emocional, não tecnológico.
Físico, pois é a captação da luz através da passagem da lente, por uma determinada abertura (diafragma), por um determinado tempo (cortina). No conceito amplo da fotografia o que muda de 20 anos pra cá é que esta luz era aderida a um negativo ou positivo e hoje é aderida a um sensor.
Emocional, porque sem percepção da emoção, não se faz fotografia.
Portanto, acredite que você pode fazer uma boa fotografia com equipamento tecnologicamente limitado. Tanto é que nossas referências fotográficas, Henri Cartier e Ansel Adans, não conheceram fotografia digital.
Fiquei 6 meses com uma D50. Adorava a camera. Soh a vendi e troquei por outra por ela nao funfa legal em ISO alto e 6mp nao eh lah uma brastemp para se refazer uma composiçao por crop. Mas ela ainda faz a alegria de muitos iniciantes e eh bem robusta.
Esse e o caminho certo
assistente
fotografo 3
fotografo 2
e por fim fotografo.
Nao e legal queimar o nome, por ser aventureiro ou suicida.
boa escolha!!!
abs.
Eu nunca fotografei um casamento, mas se fosse eu, faria esse mesmo caminho. Mas certamente seria uma ótima oportunidade de treinar e ver em que nível vc se encontra.
Mesmo que nao pareça,para alguns(sempre houve aventureiros).
Fotografo de eventos, e uma profissao, um oficio.
Comprar equipamento, nao transforma ninguem em profissional em area nenhuma.
Tudo leva seu tempo.
abs.
É um casamento civil, e pelo que entendi, o casal quer um mero registro. Se ainda der tempo, eu reconsideraria
sua decisão. Senão, o casal vai levar um amigo com uma automática e vc verá que dava pra fazer mole, mole.
Concordo inteiramente com os outros colegas que é melhor começar como 2, 3º assistente mas…por outro lado,
quando isso vai rolar? Não existe hora certa, momento certo. Cada um tem sua trajetória. Aproveita a oportunidade,
e dias antes do evento vá ao lugar (como aconselharam) e treine, treine, treine com outros casais.
Pense bem…quando voce estará preparado? Até gente com 30 anos nas costas comete erros e continua aprendendo.
Não é um trabalho difícil esse (registro em civil). Qualquer pessoa com mínimas noções mata.
Não existe caminho definido e regras existem para serem quebradas.
A gente às vezes tem que se arriscar e esse casamento no civil me parece uma boa oportunidade dum risco calculado.
Vai te dar moral, mesmo com remuneração simbólica.
Qualquer coisa, se der errado por nao saber o que e um roteiro de evento,pede para eles casar de novo, e leva um fotografo, :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Casamento civil não tem muito segredo não na hora de fazer as fotos, é só ficar atento a todos os detalhes possiveis. Depois para não focar muito formal é só fazer umas fotos fora do comum só com os noivos para complementar. E é bom ter um flash.