Melhor maneira de usar foco manual (D5100)

Olá,

Sou um novato com muita sede de aprender então peço desculpas antecipadas se minha pergunta for muito boba.

Eu tinha uma Nex F3 e agora estou com uma D5100. Um problema que estou enfrentando é para usar o foco manual.

Na NEX F3 não existe o visor de botar o olho, só a tela LCD, então no momento de fazer o foco manual existia a opção de dar um zoom na imagem para que o usuário conseguisse definir bem o foco. Na D5100 só consigo dar foco na imagem tirada, depois de tirar.

Na D5100, usando a lente padrão 18-55mm (a única que tenho até então) não só não existe essa opção de dar um zoom e ver se o foco está bom mesmo como a rodela, anel, mecanismo de focar é muito mole, qualquer toque já desfoca o objeto inteiro.

Não sei se consegui explicar bem o problema, mas existe uma maneira melhor de focar manualmente e ver ANTES de tirar a foto se o foco tá bom ou não?

Abs

Amigo,

Minha opinião: se você é mesmo novato, acho que está dando o passo maior que a perna.

Mas, como é só a minha humilde opinião, aí vai minha dica:

Quando você passa a lente pro foco manual, configure o sistema de foco para pontual, aí você também vai escolher o ponto de foco manualmente.
Feito isso, quando for ajustar o foco naquele ponto - através do anel de foco da lente - preste atenção ao indicador de focagem (a bolinha à esquerda e embaixo do viewfinder). Quando o foco estiver cravado, aquele indicador será exibido e ficará fixo. Então é só disparar.

Peso que, para novatos (quando o assunto é foco manual eu também me incluo nesse grupo), o melhor é ir praticando em situações controladas, objetos estáticos, pois só com muita prática você vai pegar costume e velocidade para não perder oportunidades mais tarde.

:ok:

PS: Quando definimos foco pontual, precisamos nos atentar também à fotometria, e escolher a melhor opção conforme a situação.

Espero ter ajudado. Se ficou mais complicado ou difícil de entender, então a minha opinião lá em cima tinha algum fundamento… por outro lado, se consegui ajudar, não se esqueça de ir postando suas experiências na Galeria, e boas fotos! :slight_smile:

Para utilizar o recurso de zoom para conferir o foco basta vc habilitar o liveview que e uma alavanquinha que fica colada no seletor modo, esta alavanca levanta o espelho e vc passa a ver a imagem no LCD com a possibilidade de zoom.

Mais ou menos. :smiley: Não entendi tudo, confesso. Mas agora estou no trabalho e sem a máquina em mãos. Chegando em casa eu dou uma olhada mas não lembro do indicador de focagem.

Sim, sou um novato e devo estar dando passos maiores que as pernas… mas… estou seguindo o caminho que acho, posso estar perdido mas estou procurando a luz. Terminei ontem a aula básica 11 do Sit Kong Sang (http://www.youtube.com/user/SitKongSangFOTO). O tema foi foco AF auto e foco manual. Sempre procuro, após as aulas, colocar em prática o aprendizado para saber se estou dominando e só depois sigo para a próxima aula. Então aqui estou.

Até agora só tiro fotos de objetos parados. E é justamente aí que eu sinto falta de uma boa nitidez. Uso controle remoto e tripe (chines vagabundo), eu esperava uma foto mega nítida mas isso não está acontecendo (AINDA, espero). Vou colocar minhas fotos na galeria, claro, ajuda e comentários são sempre bem-vindos.

Obrigado mesmo pelo help

Mais esse zoom que vc diz é o zoom da lente, né?

Na NEX-F3 o zoom é digital, como se fosse um computador vendo a foto que vc já tirou. Só que antes de tirar.

Isso igual a NEX o zoom e digital só apertar o botão de zoom q você usa no playback para dar o zoom digital no liveview

Agora que estou com a camera na mão vi que é verdade. Funcionou. Mas quando o pessoal vai usar o foco no manual costuma usar essa função para ver se tá bem focada ou não? Pq pelo entendi até agora a melhor forma de tirar foto é sempre pelo visor (que vê atraves), né?

Amigo,

Agora estou com a máquina e tenho algumas dúvidas.

Passei a lente para o foco manual e clico nas setas para selecionar o ponto que quero focar. Isso por si só já é selecionar o modo de foco pontual? Pq eu só consigo mudar o modo de foco quando está em AF.

Selecionei o quadradinho do meio (ele foi o unico que ficou vermelho) e percebi a bolinha que pisca e pára. Quando ela fica fixa é pq o objeto q estou mirando está em foco, é isso?

Se for isso, acho que ainda assim tá dando errado. Vou postar uma foto que tirei há pouco.

EDIT: Segue a foto: DSC_0328 | dr_mancha | Flickr

Eu tentei focar na bandeira do Brasil. A lente é uma NIkon 55-300mm.

Se bem que não sei essa foto é um bom exemplo pq foi tirada sem tripé.

Olha, fica mais fácil ler o seu manual. Todos esses assuntos você vê nas páginas 42 até 46. Tudo ilustrado, mais prático pra você. :ok:

Tem razão. É que eu não tenho manual, herdei a câmera já usada.

Vou ver se consigo na internet.

Abs

Uma dica: faça os testes de foco com objetos próximos, de preferência usando o diafragma bem aberto e em tele. Isso vai te dar uma boa noção da diferença do que está em foco e o que não está. Na foto como você tirou, da bandeira, a distância grande do objeto faz tudo parecer em foco.

Baixe o manual aqui:

Aproveitando, a foto está nítida, não vejo o que poderia ter saído melhor com uma zoom longa “econômica” :ok: