Sou um novato com muita sede de aprender então peço desculpas antecipadas se minha pergunta for muito boba.
Eu tinha uma Nex F3 e agora estou com uma D5100. Um problema que estou enfrentando é para usar o foco manual.
Na NEX F3 não existe o visor de botar o olho, só a tela LCD, então no momento de fazer o foco manual existia a opção de dar um zoom na imagem para que o usuário conseguisse definir bem o foco. Na D5100 só consigo dar foco na imagem tirada, depois de tirar.
Na D5100, usando a lente padrão 18-55mm (a única que tenho até então) não só não existe essa opção de dar um zoom e ver se o foco está bom mesmo como a rodela, anel, mecanismo de focar é muito mole, qualquer toque já desfoca o objeto inteiro.
Não sei se consegui explicar bem o problema, mas existe uma maneira melhor de focar manualmente e ver ANTES de tirar a foto se o foco tá bom ou não?
Minha opinião: se você é mesmo novato, acho que está dando o passo maior que a perna.
Mas, como é só a minha humilde opinião, aí vai minha dica:
Quando você passa a lente pro foco manual, configure o sistema de foco para pontual, aí você também vai escolher o ponto de foco manualmente.
Feito isso, quando for ajustar o foco naquele ponto - através do anel de foco da lente - preste atenção ao indicador de focagem (a bolinha à esquerda e embaixo do viewfinder). Quando o foco estiver cravado, aquele indicador será exibido e ficará fixo. Então é só disparar.
Peso que, para novatos (quando o assunto é foco manual eu também me incluo nesse grupo), o melhor é ir praticando em situações controladas, objetos estáticos, pois só com muita prática você vai pegar costume e velocidade para não perder oportunidades mais tarde.
PS: Quando definimos foco pontual, precisamos nos atentar também à fotometria, e escolher a melhor opção conforme a situação.
Espero ter ajudado. Se ficou mais complicado ou difícil de entender, então a minha opinião lá em cima tinha algum fundamento… por outro lado, se consegui ajudar, não se esqueça de ir postando suas experiências na Galeria, e boas fotos!
Para utilizar o recurso de zoom para conferir o foco basta vc habilitar o liveview que e uma alavanquinha que fica colada no seletor modo, esta alavanca levanta o espelho e vc passa a ver a imagem no LCD com a possibilidade de zoom.
Mais ou menos. Não entendi tudo, confesso. Mas agora estou no trabalho e sem a máquina em mãos. Chegando em casa eu dou uma olhada mas não lembro do indicador de focagem.
Sim, sou um novato e devo estar dando passos maiores que as pernas… mas… estou seguindo o caminho que acho, posso estar perdido mas estou procurando a luz. Terminei ontem a aula básica 11 do Sit Kong Sang (http://www.youtube.com/user/SitKongSangFOTO). O tema foi foco AF auto e foco manual. Sempre procuro, após as aulas, colocar em prática o aprendizado para saber se estou dominando e só depois sigo para a próxima aula. Então aqui estou.
Até agora só tiro fotos de objetos parados. E é justamente aí que eu sinto falta de uma boa nitidez. Uso controle remoto e tripe (chines vagabundo), eu esperava uma foto mega nítida mas isso não está acontecendo (AINDA, espero). Vou colocar minhas fotos na galeria, claro, ajuda e comentários são sempre bem-vindos.
Agora que estou com a camera na mão vi que é verdade. Funcionou. Mas quando o pessoal vai usar o foco no manual costuma usar essa função para ver se tá bem focada ou não? Pq pelo entendi até agora a melhor forma de tirar foto é sempre pelo visor (que vê atraves), né?
Agora estou com a máquina e tenho algumas dúvidas.
Passei a lente para o foco manual e clico nas setas para selecionar o ponto que quero focar. Isso por si só já é selecionar o modo de foco pontual? Pq eu só consigo mudar o modo de foco quando está em AF.
Selecionei o quadradinho do meio (ele foi o unico que ficou vermelho) e percebi a bolinha que pisca e pára. Quando ela fica fixa é pq o objeto q estou mirando está em foco, é isso?
Se for isso, acho que ainda assim tá dando errado. Vou postar uma foto que tirei há pouco.
Uma dica: faça os testes de foco com objetos próximos, de preferência usando o diafragma bem aberto e em tele. Isso vai te dar uma boa noção da diferença do que está em foco e o que não está. Na foto como você tirou, da bandeira, a distância grande do objeto faz tudo parecer em foco.