Sou um novato com muita sede de aprender então peço desculpas antecipadas se minha pergunta for muito boba.
Eu tinha uma Nex F3 e agora estou com uma D5100. Um problema que estou enfrentando é para usar o foco manual.
Na NEX F3 não existe o visor de botar o olho, só a tela LCD, então no momento de fazer o foco manual existia a opção de dar um zoom na imagem para que o usuário conseguisse definir bem o foco. Na D5100 só consigo dar foco na imagem tirada, depois de tirar.
Na D5100, usando a lente padrão 18-55mm (a única que tenho até então) não só não existe essa opção de dar um zoom e ver se o foco está bom mesmo como a rodela, anel, mecanismo de focar é muito mole, qualquer toque já desfoca o objeto inteiro.
Não sei se consegui explicar bem o problema, mas existe uma maneira melhor de focar manualmente e ver ANTES de tirar a foto se o foco tá bom ou não?
Minha opinião: se você é mesmo novato, acho que está dando o passo maior que a perna.
Mas, como é só a minha humilde opinião, aí vai minha dica:
Quando você passa a lente pro foco manual, configure o sistema de foco para pontual, aí você também vai escolher o ponto de foco manualmente.
Feito isso, quando for ajustar o foco naquele ponto - através do anel de foco da lente - preste atenção ao indicador de focagem (a bolinha à esquerda e embaixo do viewfinder). Quando o foco estiver cravado, aquele indicador será exibido e ficará fixo. Então é só disparar.
Peso que, para novatos (quando o assunto é foco manual eu também me incluo nesse grupo), o melhor é ir praticando em situações controladas, objetos estáticos, pois só com muita prática você vai pegar costume e velocidade para não perder oportunidades mais tarde.
PS: Quando definimos foco pontual, precisamos nos atentar também à fotometria, e escolher a melhor opção conforme a situação.