Melhor maneira de usar foco manual (D5100)

Olá,

Sou um novato com muita sede de aprender então peço desculpas antecipadas se minha pergunta for muito boba.

Eu tinha uma Nex F3 e agora estou com uma D5100. Um problema que estou enfrentando é para usar o foco manual.

Na NEX F3 não existe o visor de botar o olho, só a tela LCD, então no momento de fazer o foco manual existia a opção de dar um zoom na imagem para que o usuário conseguisse definir bem o foco. Na D5100 só consigo dar foco na imagem tirada, depois de tirar.

Na D5100, usando a lente padrão 18-55mm (a única que tenho até então) não só não existe essa opção de dar um zoom e ver se o foco está bom mesmo como a rodela, anel, mecanismo de focar é muito mole, qualquer toque já desfoca o objeto inteiro.

Não sei se consegui explicar bem o problema, mas existe uma maneira melhor de focar manualmente e ver ANTES de tirar a foto se o foco tá bom ou não?

Abs

Amigo,

Minha opinião: se você é mesmo novato, acho que está dando o passo maior que a perna.

Mas, como é só a minha humilde opinião, aí vai minha dica:

Quando você passa a lente pro foco manual, configure o sistema de foco para pontual, aí você também vai escolher o ponto de foco manualmente.
Feito isso, quando for ajustar o foco naquele ponto - através do anel de foco da lente - preste atenção ao indicador de focagem (a bolinha à esquerda e embaixo do viewfinder). Quando o foco estiver cravado, aquele indicador será exibido e ficará fixo. Então é só disparar.

Peso que, para novatos (quando o assunto é foco manual eu também me incluo nesse grupo), o melhor é ir praticando em situações controladas, objetos estáticos, pois só com muita prática você vai pegar costume e velocidade para não perder oportunidades mais tarde.

:ok:

PS: Quando definimos foco pontual, precisamos nos atentar também à fotometria, e escolher a melhor opção conforme a situação.