Melhor Ponto de Foco da Nikon Z6II

Então, a minha insatisfação é isso, porque em determinados momentos com iluminação muito pior, ela conseguiu focar e cravar (Pasme) em 1.4.

Mas pelo que eu entendi é questão de contraste mesmo, creio que possa ser solucionado com um firmware novo, mais pra frente.

Estou nesse momento pesquisando aqui sobre atualização, visto que já atualizei ela uma vez apenas.

então, o bom do fórum é isso, trocar informações pra que num futuro alguém que passe pelo problema já veja que discutimos sobre e realmente não é algo da cabeça da pessoa.

A dica do AF-C anotada.

Vou usar esse modo de focagem, e ver no que resultará.

Acabei de olhar aqui, a câmera está atualizada sim… achei que poderia ter saído um novo firmware, mas no site consta ainda o 1.4, já está nela.

Uma dica.

Se tem dúvida de qual modo de foco estava na foto que tirou, instale o View NX ou Capture NX que identifica.

Cara, fantástico isso! Não sabia que tinha como olhar pelo soft, vou olhar agora!

Valeu pela dica

Fique atento as versões:

Nikon descontinuando software:ViewNX-2,ViewNX-i,Capture NX2, Capture NXD

Nikon NX Studio : atualização de versão

Isso mesmo, esse que tenho atualizado e não lembrava o nome :doh:

Mais um detalhe que li e não me lembrava.

As lentes adaptadas via FTZ focam apenas por fase.
Já as objetivas nativas focam por fase + contraste.

Ué… Eu juaria que lentes nativas focassem só por contraste.

Acho que só M4/3 que tem foco exclusivo por contraste, não?

Aí caímos naquele lance de não ser cross type esses pontos pro fase.

Pois é.

Acontece aqui basicamente o que eu apontei lá, e que o Ernesto também falava.

Mas napontaram que o nosso caso, em virtude do Canonicismo apostólico, o problema era na peça que segura a câmera.

A limitação existe. Saber contornar é o que resta.

Quando vou fotografar em estudio de formatura, com luz forte atrás, já tiro do rastreio, coloco em one-shot e boa. Dá pra viver.

Não sei se acontece com você, mas comigo, quando tem muita luz lá atras, o quadradinho azul sai do olho da pessoa e vai lá na luz, e fica sapeando igual mosca kkkkkkk

Aí tem que reiniciar todo processo.

Cara eu senti que ela fica procurando o foco e não consegue achar, aliás, ela marca como se tivesse focado, porém na tela mesmo eu vejo que não tá focadinho.

Mas o bom do grupo aqui é isso, notar que todo mundo passa por problemas, às vezes a gente acha que é coisa da cabeça, ou que eu que estou errando o foco e tal.

No próximo evento, eu vou usar o led o tempo todo na frente e usar o modo de rastreio (Vulgo quadradinho que procura o foco) e trago os resultados.

Enfim, toda câmera tem suas particularidades, seria possível corrigir isso com o firmware futuro? não sabemos ainda kk

Creio que este ponto seja pacífico. A ênfase em “limitação” ou “contornar” é opcional! :wink:

No tópico sobre o foco inteligente da Canon, estamos vendo a mesma discussão. Jeito de fazer, existe. Jeito de fazer deixando o fotógrafo feliz, aí já são outros quinhentos.

Mas, no caso de vcs dois, ter um modelos mais avançado de Canon não resolveria ? Não seria uma limitação da RP que vcs dois usam?

Exato. Ela marca focado, mas não tá.

Pois é, estamos aqui pra ajudar.

Eu contornei alterando o modo de focagem. Quando chego num evento e vejo que tem cenário/estúdio com muita luz atrás, já altero tudo e fico de boa.
Quase 20 anos fotografando em one-shot, não vejo problema, kkkkkk

Então, Felipe… Naquela época, o que pegou é que enquanto Ernesto e eu falávamos de algumas limitações — veja que ninguém xingava o sistema, apenas apontávamos limitações em situações bem específicas — a galera achava que era pirraça, viuvez de DSLR, falta de manejo, ou sei lá o que…
Hoje, com mais gente apontando essas situações, povo já esculacha menos…

Eu mesmo, sou apaixonado pela minha RPobre, mas tem algumas — poucas — situações, que ela perde o foco.
Só isso.

Cara, eu só usei a RP de mirrorless.
Mas o Ernesto usava R5, e na situação de listras verticais, ele também sentiu. Se não me engano, com fundo superexposto/mais confuso, ele também reclamou de alguma coisa.

Eu só reclamei:
— tiazinha com vestido de listras verticais; nas fotos de corpo inteiro, confundiu o sistema. Meio corpo/close, funcionou normal. Aqui o Ernesto tinha apontado, nuns links gringos, galera fotografando esporte, e camisa de time ferrando tudo. Como pouca gente usa vestido listrado vertical, fica fácil contornar se aparecer, rsrs.

— Estúdio de formatura, com pouca luz nos modelos, e luz cênica no fundo. Como resolvi: flash com luz de modelagem, ou alterar o modo de foco pra one-shot + ponto unico.

— Fundo verde, de paisagem, com as folhas pouco mais claras que o assunto, como nesse exemplo. As folhinhas mexiam lá atrás, e o quadradinho azul saía do zóio pra ir lá caçar foco. Como resolvi: em vez de pedir para o casal ir andando e eu acompanhar com o foco, clico, faço foco, clico de novo, faço o foco, e assim vai…

Tem que já saber onde a lente vai sambar,
Legal que você pegou a manhã. Isso que dá uma insegurança pra quem começa, e quem não teve acesso ainda. O legal que todas as marcas estão evoluindo.

Dizem que as Canon são um pouco piores nesse assunto. Na verdade, eu li isso numa entrevista de um gerente da Fuji (que não ia dizer que o produto dele é ruim). Ele dizia que as Canon precisavam entortar pra focar, e depois acertar pra fazer a foto. O que, obviamente, não é uma opção em foto de esporte.

Mas fico espantado de a câmera não reconhecer as linhas, que dificilmente vão ser totalmente verticais. Lembro de já ter feito um teste, mas somente em AF-S. Funcionou de boa, mas minha câmera não é das melhores em AF-C.

Felipe, eu te juro que o treco dá tilt, kkkkkkkkk

Tanto que nas fotos de meio corpo/close, era de boa.
Mas bastava eu afastar, preencher mais o centro do quadro, acabava a câmera, rsrsrs. Se o listrado estiver mais para os cantos, vai de boa.
No centro, aí dá o tilt.

Isso de virar um pouquinho a câmera, acho que o Ernesto chegou a comentar. Funciona, mas não é o ideal, rs.

os caras fazem milhares de testes, mas sempre na hora do “vamo vê” de ralar que as coisas acontecem… Será possível corrigir isso futuramente com firmware? Nos dois casos, Nikon e Canon…