Cara não curti nenhum modelo, mas acho que vc consegue aproveitar alguns conceitos que usou no modelo 1 e 2…
Vou descrever o que não gostei!
Modelo 4 - Nem pensar, muito pesado em cores e sem conceito algum.
Modelo 1 - Foi o qual achei que da para tirar proveito e começar do zero… a) Fonte, até gostei da tipografia que parece uma assinatura mesmo, mas ela por cima da sigla SM e ainda por cima do circulo (entendo isso como “simulação de lente”) não ficou bom, isso polui demais o logo… Comece a pensar o seu logo sendo reduzido para um tamanho bem pequeno, é provável que ele perca a leitura. b) Reveja o conceito de representar a lente, nesse estilo que usou fica parecendo uma mancha de vinho deixado no guarda napo. c) Vc quis colocar tudo junto (SM + Silvio Marques + Lente + Fotógrafo + o detalhe em vermelho), como o outro colega disse… menos é mais… Eu gosto muito do estilo clean, mas esse é um gosto meu…
Na boa, sou designer, mas não sou nenhum fodão, o que disse até aqui são apenas dicas e a minha visão, provável que os clientes tenham a mesma visão de achar o logo sem personalidade, confuso, etc.
O que mais gostei por incrível que pareça foi os detalhes em vermelho do modelo 1, pois acho que dá para manter ele e aplicar em futuros materias de identidade visual (cartões, timbrado, etc)…
Resumindo… Eu tiraria a sigla SM de fundo… usaria um outro desenho de lente, e deixaria apenas a escrita “Silvio Marques” e em baixo “Fotógrafo”… Sabe desenhar no papel? Mesmo sendo bonequinhos palitos? Se não sabe não tem problema não custa tentar… faça vários desenhos até começar a chegar um estilo que te agrade, não se preocupe tanto com a fonte, pense no simbolo… veja referencias de vários logos, vários seguimentos e determine um estilo para o seu… Ou se preferir contrate um profissional da área… Digo isso pq mesmo eu sendo Designer Gráfico estou fazendo uma cotação com um outro Designer para talvez desenvolver o meu ( o cara é bom, gostei do estilo dele)… falo isso pq outra pessoa criar ele enxerga de outra forma e vc passando o seu conceito pra ele é mais fácil pq ele não terá apego algum para o projeto, pode ser que resolva…
Bom acho que é isso… Falei demais não?! Desculpe alguma coisa, mas to querendo ajudar, ok…
Abraços!
PS: Abaixo um link do ultimo logo que criei, postei ele em um site especifico para receber criticas, mesmo eu sendo Designer eu gosto de ouvir opiniões, sempre temos algo a melhorar…