Michael lens 35 F1.6 - Movie HD lens mini Review

Boa noite pessoal,

Após entrar de cabeça no mundo M4/3, após quase 7 anos de Nikon/Canon, resolvi dedicar um pouco de tempo para começar a aprender a mexer com vídeo. Nessa procura, defini que iria mudar o estilo de lentes que geralmente utilizo com a Nikon e passar a utilizar as fixas. Bem, após pesquisar a respeito das lentes compatíveis com a GH2, resolvi adquirir uma lente pelo Ebay, a Michael Lens 35 1.6 - Movie HD lens. http://www.ebay.com/itm/181468760809


Essa lente é uma lente de C-mount, no estilo CCTV, com abertura clickless de F1.6 max e F22 mín. Como essa lente não é muito conhecida, arrisquei mais para ver como ela era e o desempenho dela. Como o valor era na casa dos R$ 150,00, incluindo o frete de Hong Kong, resolvi comprá-la, no dia 21 de junho de 2014.

Recebi a lente hoje, 22 de julho de 2014, 1 mês após a aquisição. Aqui vão minhas impressões a respeito dela:

1- Construção: Fiquei simplesmente boquiaberto com o padrão de qualidade de construção. Toda em metal, anéis super suaves, parasol em metal, enfim, coloca muitas primes da Nikon/Canon no chinelo, literalmente;

2- Abertura máxima (1.6): simplesmente espetacular, desde a abertura máxima, a lente já apresenta nitidez comparadas com a série G das primes na Nikon, com excelente contraste. O anel de abertura é no sistema clickless, no estilo das lentes de Cinema da Canon. O anel de abertura fica na parte da frente da lente.

3- Anel de foco: super suave e preciso, como as AIS na Nikkor, mas infelizmente, o anel está posicionado na parte traseira (perto da câmera) da lente, o que dificulta um pouco o acesso a esse anel quando na filmagem.

4- Adaptador para utilizar na GH2/Cams M4/3: anel bem justo, sem folgas e bem construído.


5- Empunhadura: por estar acostumado com lentes maiores, achei um pouco estranha, pelo fato da lente ter diâmetro menor que outras lentes que tenho.


6- Filtro sem o parassol: 40,5mm

7- Filtro com o parassol: 52mm

9- O que acompanha? R: uma lente, 1 manual, 1 bolsa de courino e 1 parassol metálico

Testes: Tentarei fazer alguns testes e postarei o resultado aqui no site.

Minhas conclusões: Essa lente superou em muito as minhas expectativas, não só pelo preço que paguei, mas também pelas qualidades dela. Enfim, recomendo com empenho aos donos de câmeras do sistema M4/3 que queiram adquirir uma lente voltada para vídeo por um excelente preço e com qualidade de lentes top.

Interessante, boa descoberta. Eu tenho a Fotasy 35mm f/1.7, que é mais comum, mas essa parece de qualidade bem melhor, principalmente nas lâminas de abertura (as da Fotasy são bem toscas). E o bokeh dessa (ao menos nessas fotos) não é “em espiral” como da Fotasy. Achei bem interessante.

Mande umas fotos com ela, depois. :slight_smile:

Grande Márcio, uma das características dela é o bokeh bem arredondado, não produzir vinhetas e nem desfoque nas extremidades. Assim que eu tiver um material legal, postarei sim! Uma coisa te digo, ela está pau a pau com as Nikon que tenho.

Fiz esse vídeo rápido, handheld, só para mostrar um pouco da imagem resultante dela. Infelizmente, o Youtube comprime muito o vídeo, mas lá vai: https://www.youtube.com/watch?v=VPFrJFqkYiw

Vídeo sem edição ou correções de cores. Filmado no modo Smooth -2 -2 -2 -2, Driftwood Moon T7 Hack.

Bacana a lentinha Marcio. Quantas laminas de abertura ela tem? Parecem muitas e arredondadas, interessante. O anel de foco gira pro lado das Nikon?? Sugiro fazer um lado a lado com sua Nikon equivalente (tripé, boa luz, etc…) só assim vai entender melhor a diferença, o que vai te ajudar saber qual usar em determinada situação. Num close-up ou plano fechado pode ser menos evidente, mas com o objeto à distancia ou foco no infinito (landscape, imagem detalhada, etc…) pode chamar mais a atenção. Se fizer não deixe de compartilhar… :ok:

Bom dia Rinaldo,

A lente possui 12 lâminas, bem construídas, fornecendo um bokeh bem arredondado. O anel gira no mesmo sentido das M4/3, ou seja, no sentido contrário das Nikon. Ainda não tive tempo de fazer testes para ver o foco no infinito, mas nos close-up, ela se mostrou super competente, no mesmo nível das primes que possuo (Pana 20 1.7 e Nikkor 50 1.8).

Uma outra coisa que considerei um contra foi o fato dos anéis de foco e de abertura não possuírem um (a) ponto/marcação para a abertura/regulagem do foco. Mas não considero isso suficiente para desmerecer a lente, até porque dá para fazer isso artesanalmente se o usuário assim desejar, mas seria interessante se ela já viesse com essa marcação nos anéis.

http://i39.tinypic.com/ztjas7.jpg

Com relação à embalagem, a mesma é pouca coisa maior que a lente, então ajuda bastante a não a chamar a atenção na fiscalização da receita. A minha demorou exatos 30 dias para chegar aqui em casa e não fui taxado.

Só mais uma observação, no ML tem uma lente CCTV à venda, mas o modelo é diferente. Essa Michael Lens é bem mais nítida, além de não ter vinheta e distorção/desfoque nas extremidades.

Dando continuidade ao mini-review do Márcio. Quando ele criou este tópico me interessei pela lente e acabei comprando uma do vendedor que ele indicou. Ela chegou esta semana, e acabei de usá-la pela primeira vez há alguns minutos. Pelo preço, é difícil reclamar de algo. Não pretendo usá-la para vídeo, apenas para algumas brincadeiras fotográficas mesmo. Seguem exemplos que acabei de baixar no computador, todas feitas com a GM1 em f/1.6 (o “focus peaking” da câmera ajuda bastante com o foco manual).



Crop 100% (ISO 800):


Para contornar o problema da falta de marcação para abertura e foco, marquei a minha com uma caneta dourada:


No geral, me parece bastante boa para o preço. É perfeitamente usável em f/1.6, apenas com um pouco de escurecimento nas bordas. A nitidez e contraste melhoram significativamente em f/4. O parassol é essencial, e mesmo com ele tive que fazer um pouco de sombra com a mão na segunda foto, indicando que o coating não é lá grande coisa. No geral, uma lentezinha legal para se ter.

Montada na GM1, sem o parassol:

Eu sigo esse cara no flickr há tempo. Segue o perfil dele com alguns testes: Michael Lens | Flickr