Migrando Canon para Fuji.

Olá, pessoal! Como vão? Sou frequentador do fórum já alguns anos, mas nunca tinha me cadastrado aqui, resolvi criar um cadastro para interagir mais, aproveitando, estou com uma baita dúvida e queria conversar com vocês e ouvir opiniões que possam me ajudar!

Atualmente sou usuário Canon, possuo uma velha mas guerreira 1D mark III (2007), como minha namorada está trocando de equipamento (fotografamos juntos), estou pensando em trocar também, pesquisando, vimos que o preço de uma Fuji Xt-1 está bem em conta. Em resumo, estou pensando em trocar minha 1D mk3 pela Fuji Xt-1 o que seria um salto enorme em relação a tecnologia, já que a Xt-1 tem metade da vida da 1D.

O que acham, é uma boa escolha?

Seja bem vindo ao fórum!

Você comentou apenas sobre a câmera, mas e as lentes? Já pensou como vai fazer? Se pesquisou quais seriam as equivalências?

Muito obrigado!

Recentemente por causa da crise vendi muito dos meus equipamentos, estou apenas com uma Tamron 17-50 com adaptador (a minha canon é APS-H) e algumas objetivas analógicas Helios 58mm e Yashica 50 1.7. As objetivas posso comprar um adaptador para usar, o único problema seria essa Tamron.

Pra Fuji penso em comprar a 18-55 deles mesmo, li em algum lugar que é uma boa objetiva, melhor que as lentes do kit de outras marcas.

Em termos de QI a X-T1 é muito boa e talvez um dos melhores APS-C do mercado (mesmo em 2021). Mas eu não iria com essa câmera por causa do sistema de foco. Ela ainda estava na fase de maturação. Eu tentaria a X-T2 no mínimo. Sobre lentes, não existe lente ruim no sistema Fuji. Eu tive a 23 f/2 e a 56 1.2. Ambas espetaculares.

Essa é a minha análise de 5 anos atrás.

Realmente essa é uma lente muito boa: tem baioneta de aço inox e abertura máxima f/2.8. A qualidade também é excelente. Aliás, de todas as lentes Fuji que já testei, a única piorzinha (mas ainda razoável) é a 15-45mm.

Sobre a câmera, tô com o pessoal aqui. Se possível, compre uma mais nova, mesmo que mais básica. A X-T20 tem visor menor que a linha X-T*, mas já tem a maior parte das características funcionais da X-T2.

Mas se for somente pra testar o sistema, vai na que vc conseguir, principalmente se estiver barato.

Estou vendo o vídeo aqui! Muito bom mesmo, já acompanho seu canal tem um tempo!

Gostaria de responder também o Felipe Mendes, é justamente isso que está pegando um pouco para mim, o modelo da xt-1 que vi sendo anunciado está saindo por volta de R$ 2500 já as outras estão em uma faixa um pouquinho maior a xt-20 vi por aí por R$ 5000, penso se a diferença não daria para pegar uma objetiva a mais de repente ou uma objetiva melhor.

A gente sempre fala que lente é mais importante e não deixa de estar certo mas, quando se fala e ML, é importante pegar os modelos que estão na curva de maturação mais avançado. A X-T1 vai te frustar por conto do AF.

Por que não uma RP? Eu acho que vale muito mais a pena.

RP + adaptador + EF 24-105 f/4 + baterias extras e estamos falando de 10 mil bozos.
E tudo usado.

Eu começaria com no mínimo uma X-t2, acho a minha bem agil, já usei uma t1 e tenho uma E2 (que é igual a t1) sistema de foco e rapidez deixam a desejar. Mas tudo depende do que vc vai fazer. Pros meus lazeres e câmera reserva a E2 serve, pra trabalho a T2 supre bem.

Eu fiz essa troca, sai da 6DII pra T2, e não percebi nenhuma deficiencia no que faço, foco bom e qualidade de sensor muito boa tbm, o ruído da fuji eu acho mais bonito que o da Canon quando aparece. Não é colorido, se assemelha bastante com grão de película.

Depende do tipo de uso, como sempre.

Não fotografo esportes nem nada do tipo, então a questão de um AF rápido ou lento não faz a mínima diferença para mim.
A XT1 tem vantagens e desvantagens, sendo a principal vantagem ser uma das melhores relações custo x benefício… Estão muito baratas no mercado de usados e mesmo as objetivas da série XC são muito boas.

Se você quer gastar pouco para experimentar o sistema, não tem erro.

Depois de realmente gostar pode comprar uma XT3 e vender a XT1 ou manter como corpo de reserva.

Gosto das duas marcas, tanto da Fuji quanto da Canon, mas as um equipamento Canon que chegue no mesmo pé de uma XT1 mesmo com a XC 16-50 não sai muito barato. Não pense que a objetiva de kit 18-55 STM da Canon seja sequer similar…

O que pega hoje em dia para o meu caso na XT1 é a resolução de 16MP e uma qualidade de filmagem bem básica. Comparando pelo tamanho e peso de câmera, a Canon SL3 não é uma má idéia, o que pega são as lentes…

Quanto ao problema do RAW da Fuji e os programas de edição, hoje em dia dá para se virar bem com o Capture One Express for Fuji que é gratuito. O principal é se acostumar com os controles de sharpness e redução de ruído, não são uma maravilha mas mesmo assim bem melhor do que o ACR.

Questão de matemática, um conjunto simples de RP custa várias vezes o de uma XT1…

Veja bem, comprei anos atras do colega Rombauer uma XT1, que já era obsoleta na época, a XT2 já havia sido lançada e a XT3 estava para sair. Nessa mesma época eu estava com uma XE2S e mais um montão de lentes da Fuji, XF18-55, XF16, XF35, XF23 XF27, XF50/2, XF 8-16 e XF 60 Macro… Depois comprei uma XT10 e mais tarde andei brincando com uma XT20 e uma XT4 de um amigo.

Óbvio que a XT4 era bem melhor mas também custava o quadruplo de uma XT1 usada e sinceramente, nunca tive em mãos nenhuma lente da Fuji que eu pudesse falar que fosse ruim ou mesmo regular, todas que eu testei eu achei ótimas. Novamente, isso tudo vale para o meu uso específico, que basicamente consiste em fotos de viagem, algum street e alguma fotografia técnica.

Só que eu fiquei irritado com a quantidade de coisas um dia, e resolvi vender tudo, menos a XT1 e a XF27 e acabei por adquirir pela segunda vez uma XC 16-50 (fiquei com a XC 50-230) para fazer um kit barato e confiável, não necessariamente o estado da arte em equipamentos, mesmo porque não me considero um fotógrafo que necessite desse nível.

Falando em Canon, um conjunto que gosto muito é a SL1/SL2/SL3 com a EF 17-40L. Não é um corpo pró nem a lente é absurdamente fantástica nem muito menos tem IS. Mas eu curto. Fica razoavelmente compacto e é relativamente barato. Ou então uma SLxxx com uma STM 24 e uma STM 50, mais barato ainda. Tem opções melhores ? Lógico que tem, mas aí caimos em outra faixa de preço, de tamanho e de peso. Recomendar uma 6D com uma 24-105L é fácil (e dependendo da situação , ridículo). Fora que eu odeio solenemente equipamentos grandes.

A pessoa tem que saber qual o uso principal que fará do equipamento e quanto está disposta a gastar. Nem sempre o mais recente ou moderno pode ser o mais adequado no momento.

Olá, Pedro!

Bem vindo ao fórum, em primeiro lugar!

Se entendi corretamente, você e sua namorada provavelmente vão compartilhar o equipamento. Neste caso, é importante que estejam de acordo em relação ao investimento (câmeras; objetivas etc)

Você usava/usa uma 1D mark III. É uma câmera projetada para fotojornalismo, principalmente. Que tipo de fotografia pretende fazer com uma Fuji? Se a velocidade do autofoco for importante para ti, a X-T1 não será adequada. Teria que partir para uma X-T2 / X-H1, no mínimo.

Mesmo assim, nenhuma Fuji irá competir com uma
1D series
em termos de velocidade de foco. Agora, se a sua prioridade for a qualidade de imagem e a praticidade de uso, a Fuji (qualquer modelo) irá te atender muito bem!

Eu usava Nikon e tive a D2x e a D3, que eram equivalentes (especialmente a D3) a sua 1D mark III. Tive a Fuji X-T1 e atualmente tenho a X-T3. Em termos de qualidade de imagem, ambas as Fuji são muito boas, mas a X-T3 tem um sistema de foco bem mais evoluído. A X-T1 tem 16MP e a X-T3, 26MP. Ambas são muito boas em ISO alto; gosto muito dos resultados delas em ISO 3200 e 6400, por exemplo.

Em relação às objetivas; a XF18-55mm f/2.8-4 possui qualidade ótica muito boa e também é bem construída! Ano passado, substituí a minha pela XF16-80mm f/4, que se revelou uma objetiva extremamente versátil! Se você usa Fuji e pretende, por exemplo, viajar, levando na bagagem apenas uma câmera e uma objetiva; a 16-80mm é a escolha lógica! Mas, é obviamente mais cara que a 18-55mm e, por ter sido lançada há pouco mais de 1 ano, ainda é difícil encontrar uma usada.

Falando de objetivas; pretende manter uma equivalência, em termos de distâncias focais, com o que você usava na Canon? Suas lentes de foco manual funcionarão bem nas Fuji mas terá que adquirir os adaptadores compatíveis. Trabalhar com foco manual na X-T1; X-T2; X-T3; X-T4 e X-H1 é muito tranquilo, devido ao tamanho / resolução do visor eletrônico.

Enfim, o que vai realmente determinar o que quer comprar é o tipo de fotografia que você e sua namorada pretendem fazer. A partir dai e, só a partir dai, defina o seu orçamento! Dependendo disto, talvez seja até melhor você manter a 1D mark III (caso já não tenha vendido).

Espero ter podido ajudar! Os demais colegas já forneceram informações e experiências que irão ajudá-lo a tomar uma decisão e iniciar um planejamento.

Um excelente resto de semana e Boas Fotos! :ok:

Em um fórum estrangeiro li de um usuário que trocou a Xt-4 pela Nikon Z6 ll (que não tem o melhor dos af) e disse que a Nikon é muito mais precisa.
Disse que a Fuji é muito inconsistente e mais lenta.

Imagino a XT-1 :dizzy_face:

Olá, pessoal! Como vão? Espero que bem!

Agradeço a todos pelas respostas! Todas elas sem exceção ajudaram muito mesmo!

Gostaria de agradecer em especial ao Fábio Kruschewsky Lemos pela resposta super completa que trouxe alguns interessantes pontos de reflexão!

Minha namorada mais do que eu faz alguns trabalhos para uma agência fotográfica como fotojornalista, já eu fotografava muito esporte antes e até ganhei a vida assim por um tempo, o problema é que hoje já não estamos fazendo muito isso, principalmente devido a pandemia. Nossa forma de trabalhar mudou muito ao longo do último ano e meio, por isso mudamos um pouco nossas prioridades com o equipamento também!

Se mais alguém fizer comentários por aqui, saiba que serão super válidos e que estou lendo atenciosamente a todos!

Com certeza a resposta de todos neste thread vai me ajudar muito a pensar e tomar uma decisão! Este fórum realmente é um espaço muito bacana na internet!

Sobre a 1D mk III ainda estou com ela a venda.

Quando a X-T1 foi lançada, na época era o que tinha de melhor, inclusive em foco (era meio que pau a pau com a Sony A7II - acho que era esse modelo). Mas desde 2018 com a chegada da A7III que levantou a barra para todo mundo que a impressão que eu tenho baseado em relatos de usuários e vídeos comparativos que assisti é de que a Fuji (mesmo X-T3) ficou para trás dessa geração. Não significa que seja ruim mas se eu tiver que chutar, vai estar ali no nível de Z6/Z7.

Uma curiosidade que eu nunca contei aqui: uma das fotos mais marcantes e importantes da minha vida, foi feita com a X-T1 e 56 1.2. Artisticamente falando não tem nada demais mas foi o último registro do meu avô. Acho que duas ou 3 semanas depois ele acabou falecendo e isso fez que aquela foto fosse valiosa não só para mim, mas para toda a família. Minha mãe e outros parentes acabaram revelando ela em diferentes tamanhos. Não tem como dissociar a X-T1 desse momento. Toda vez eu lembro dessa história.
Aqui está a foto.

Maravilhoso registro!
Parabéns :clap:

Thales, dificil ate falar algo. Meus sentimentos.
Legal que vc registrou. Me passa uma naturalidade da expressao, sentimento.
Gosto de fotografar familiares tambem.
paz e luz

Voltar ao topico… agora pra mim sinto como se fosse fora do topico.

Casal… eu diria… grana curta, tem que saber muito o que quer

Eu ainda iria para uma SL2 ou SL3… Baseado no que você falou, tem grandes chances de vocês se frustarem.

Aí concordo.

Boa noite, Pedro! Fico satisfeito em poder ajudar! Seria interessante sabermos quais os tipos de fotojornalismo que sua namorada fazia.

Também devemos considerar como ficará a demanda para esta área (e outras áreas da fotografia profissional) quando a pandemia terminar!

Uma coisa eu digo, o mercado estará diferente em relação ao que era antes da COVID-19 (mas não será tão diferente assim!!)!

De qualquer forma, é possível utilizar as câmeras da Fuji no fotojornalismo :ok: Abaixo, coloco os “links” para os trabalhos de alguns fotojornalistas:

Erik Cheng (https://www.erikcheng.dk/) - Fotos feitas em um trabalho (documentário) que ele fez na Tanzânia. Por sinal; ele usou uma Fuji X-T1! O artigo é de 2019:

[b]Michal Zielinski (https://mikezielinski.com/[/b]) - Fotógrafo polonês especializado na cobertura de conflitos armados. O artigo abaixo mostra a cobertura que ele fez na Ucrânia . Ele também utilizou a Fuji X-T1 e o artigo é de 2016:

Michal fez o seguinte comentário sobre o “autofoco” da X-T1: “…Some people complain about Fuji autofocus. They are saying that it could be faster and more accurate, especially compared to SLRs. In fact, the new version of AF in combination with top Fujinon lenses is really efficient, but, paradoxically, it’s not a basic need in my style of photography. I prefer melancholy, calm images, which show war in a different way that we used to think it looks like (and how World Press Photo shows it)…”

Eric Bouvet - Fotógrafo francês, também com experiência em conflitos armados. Ele, inclusive, utilizou uma Fuji GFX-50s no Iraque:

Uma coletânea do trabalho dele: 4 years passed by Eric Bouvet | X Stories | FUJIFILM X Series & GFX - Global

No Iraque, com a GFX-50s:

https://www.instagram.com/p/BSOogc3BJU9/?hl=en

Fotojornalismo de guerra pode exigir muito do equipamento, assim como do fotógrafo.

E, a seguir, o fotógrafo brasileiro Diego Maranhão, que utilizou uma Fuji X-T3 (com uma objetiva Fujinon XF 200mm f/2 ) na cobertura da Copa América, em 2019:

https://www.instagram.com/p/Bzio0VDnMKT/?igshid=zxltgp1303vq

https://www.instagram.com/p/Bz_vbAvHxmq/?igshid=1xms6m3zz2ywf

O trabalho dos fotógrafos acima mencionados mostra que se pode fazer fotojornalismo com equipamento Fujifilm. Recomendo ler os artigos e, principalmente, apreciar as fotos!!!

Poderá conhecer mais sobre o sistema de autofoco da X-T1 (e de outros modelos Fuji) consultando esta publicação:

Boa Leitura e Boas Fotos!!! :ok: