Migrando de Canon T3i para Nikon D750

Boa tarde, acompanho o fórum a um tempo para fins de informação, mas devido o eminente upgrade de equipamento estou tomando a liberdade para estudar a opnião dos amigos.

Um pouco sobre mim: Tenho (tinha pois ja esta vendida) a Canon T3i desde 2013 (minha primeira camera) por hobby, atualmente estudo Processos Fotográficos no Senac e pretendo em breve trabalhar com Fotografia Social, ensaios, eventos, (sonho com casamentos).
Após 4 anos de uso amador e estudo com a T3i sinto limitações técnicas que hoje me incomodam demais… A principal limitação se da em situações de baixa luminosidade, onde a partir do ISO 800 começo a ter muito ruído na imagem e acho isso irritante, além disto tenho o sonho full frame e é sobre isso que desejo falar…

Atualmente: Andei vendendo algumas coisas e juntando uma grana e enfim, neste mês de Julho vou adquirir minha primeira full frame, talvez alguns aqui estranhem optar por uma FF vindo de uma T3i (pois existem muitas opções intermediárias e interessantes), mas ja estou decidido, o investimento será em uma FF mesmo.
Dito isto, fiz minhas pesquisas e a idéia inicial era continuar com a Canon (pois ja estou familiarizado com menus, etc. No entanto, não tenho rabo preso com marca e pesquisei opções da Nikon também.
Inicialmente analisei a Canon 6D e a Nikon D610, embora a Nikon no geral apresente mais recursos, a 6D é muito boa com ISO até 6400 e optaria por ela pela familiaridade. Mas percebi que poderia forçar mais e ir logo na 5D Mark III que dispensa comentários, mas continuei pesquisando Nikons, encontrei a D810 que não me atenderia devido o peso de seus arquivos (não preciso de tantos mega pixels) e depois encontrei a D750… E essa tem me animado muito nas pesquisas, parece ser uma excelente opção para quem pretende fazer casamentos, ensaios e eventos. Foco rápido, ótimo ISO até 6400, 2 cartões SD, preço mais atrativo que a 5D MK III, etc. Um artigo que me ajudou muito foi este:
http://www.fotografodesucesso.com.br/canon-5diii-vs-nikon-d750/

Lentes: Além da câmera, uma dúvida ainda maior é quanto a lente, não vou pegar a do kit e ja pretendo pegar a 24-70mm da Nikon e acredito ficar bem servido. Ando pesquisando Sigma, Tamron, mas ainda não me convenceram.

6D Mark II: Parece que estamos diante do eminente anúncio e lançamento da 6D Mark II (o que poderia por mais lenha na fogueira) mas se os rumores estiverem certos e ela custar 2.000 dólares eu estou fora, além dela não ter sido testada pelo mercado…

Dito tudo isso, gostaria da opnião de vocês se meu raciocínio e decisão fazem algum sentido. Desde ja agradeço! :ok:

Sou usuário de Nikon e tenho uma D750, porém vim da Canon também (roubaram meu equipamento e como tinha trabalhos agendados, meus amigos me emprestaram equipos que eram Nikon e eu gostei).

Não tenho o que falar da marca e realmente não sinto falta e nem vontade voltar para Canon, mas uma coisa que percebo isso pode ser um entrave lá na frente, é que a lentes para Canon são um pouco mais baratas - pensando em apenas uma lente, isso pode parecer pouco, mas pensando em um set de lentes, você pode ter uma diferença de valores consideráveis.

Se isso não for um entrave, não pense duas vezes, pois essa câmera é literalmente um máquina!

Se o motivo da migração for ruído, fica na Canon amigo. Nikon é boa em tudo, menos em ruído, essa porr* tem ruído até em ISO100.

Uma D750 gera mais ruído em ISO 100 que uma T3i? :ponder:

:smiley: :smiley:

Me expressei mal amigo. Eu quis dizer pra ele ficar na Canon, mas com uma câmera melhor, tipo uma 6D, é óbvio que não da pra comparar uma T3i com uma D750.
Tenho uma D610 e ja tive a 6D, e na questão ruído a 6D é melhor, mas perde em todo o resto… :smiley:

Ah sim, tem a questão de recuperação de altas luzes também, que é bem ruim na Nikon, mas isso é compensado pela recuperação de sombras que da um banho.

È verdade, a recuperação das altas luzes da D7000 é horrível.

D750 é top, passa por cima de 6D como um trator… A imagem final da D610 já é bem melhor do que da 6D… Sempre faço edição pra uns amigos aqui, então vejo foto de vários modelos e afirmo que imagem da Canon perde legal pra Nikon. A Canon realmente gera menos ruido mas na vdd ela gera menos tudo, menos detalhes, menos contraste, menos tudo kkkk

Passa, menos no ruido, ai ela passa por baixo… :smiley:

…é, o ruido da Nikon é bem zuado, mas não se pode ser perfeito - se o ruido dela fosse melhor, com todos os atributos positivos que tem, custaria mais que uma Leica.

Ótima escolha! Não vai se arrepender.

Comparação de ISO no dpreview: 6D vs D750

https://www.dpreview.com/reviews/image-comparison/fullscreen?attr18=lowlight&attr13_0=nikon_d610&attr13_1=nikon_d750&attr13_2=canon_eos6d&attr13_3=canon_eos5dmkiii&attr15_0=raw&attr15_1=raw&attr15_2=raw&attr15_3=raw&attr16_0=12800&attr16_1=12800&attr16_2=12800&attr16_3=12800&normalization=full&widget=29&x=-0.8914469527256016&y=0.21579892280071802

Resultados próximos, D750 levemente superior, da para ver mais ruído na 6D quando aproxima a imagem, mas é bem pal a pal, não chega a ser um fator decisivo.

Esse testes pra mim podem até servir para ter uma direção, mas na pratica o comportamento é diferente, nas variações de luz a coisa “pega”. Sou exigente nas minhas edições, e na prática, nos meus ensaios, se eu passar de ISO800 na D610, já tira metade do potencial da imagem, o ideal mesmo é ISO400 pra baixo.

Uso Nikon, gosto das câmeras, e principalmente das lentes, mas na prática, em ruído, ela perde e feio para a Canon.
A Nikon é muito boa, desde que você não pese a mão da edição, por que ai o RAW dela começa a “abrir o bico”

Estou escrevendo um pequeno Review sobre as minhas impressões nessa questão Ruído na D7100 / D610 , mas não consigo terminar por causa de tempo, mas em breve eu termino e porto aqui.

Voltei a usar uma 6D emprestada no sábado e vou até escrever um artigo aqui onde vou comparar com a Nikon. Além da ergonomia no corpo que é melhor a cor da pele eu achei mais agradável. Mas de resto a Nikon na minha opinião é superior.

Enviado de meu Lenovo A7010a48 usando Tapatalk

interessante isso, nunca poderia acreditar que a 6D tivesse menos ruído que a D750.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

A ergonomia nem se fala, sábado fiz um freela e dei uns cliques com uma 60D do outro fotógrafo, nossa, encaixa na mão perfeitamente. A Nikon neste ponto também perde feio.

A ergonomia realmente é melhor, mas dizer que a D610 perde feio passa do ponto, perde mas não é tão feio assim. Quanto ao tom de pele eu discordo, prefiro o da D610 tb.

Marcelo, eu chego a ficar com os dedos anelar e obsceno (médio) dolorido quando faço um casamento, a pegada da não direita é pequena e os dedos fiam espremidos, a ergonimia perde feio sim. Agora tom de pele eu também prefiro a Nikon, sem duvida.

Então Dellano, eu na D610 não sinto dor nenhuma kkk, já na D7100 me doi as pontas do mindinho, seu vizinho e pai de todos

Pessoal, toda vez que vejo alguém falar do tom de pele melhor em uma do que em outra, me vem uma dúvida: Vocês, que notam essa diferença no tom de pele, calibraram suas câmeras? Vocês usaram um color checker e geraram um perfil personalizado para suas câmeras?

Eu deixo no tom que eu gosto ajustando WB, Exposição e Tonalização dividida. Eu tenho o ColorCheker, não uso ele em ensaios ou eventos pq ele toda vez que muda a luz precisa tirar outra foto dele e eu tb não me importo com fidelidade de cor nesses trabalhos, uso ele só pra fotos de estudio e still (quando brinco as vezes) achei que seria algo top mas não é, num resumão geral ele deixa tudo mais amarelado.