Como você acompanhou aqui, meu caso foi bem parecido… Como eu gosto de filme, deixei apenas para P&B que eu revelo em casa. Praticamente abandonei filme colorido. Foto colorida agora, só tiro na digital. E como ia ser minha primeira digital, aproveitei a debandada e também comprei uma full frame (Nikon D700). Pode ser superadona, mas é confiável feito um cão…
O “problema”, é que eu tenho menos dó do dinheiro quando é pra comprar uma camera de filme das boas do que comprar uma digital “pica”… Se eu vendesse todas as que eu tenho, conseguiria comprar uma digital full frame bem mais moderna que a minha, mas aí como é que eu ia fazer com o laboratório?
Junto com meu vício pelas SLR de diversas marcas para filme (quando se tornaram muuuuito baratas), sempre gostei de cameras pequenas, portabilidade, e ai vieram também as não SLR menores como Olympus Stylus, Rollei 35, Canon Semi.
Passado um tempo da chegada das ML digitais micro 4/3 comprei uma usada justamente pelo tamanho menor e pela possibilidade de uso das lentes manuais das SLR que estavam comigo. Super satisfeito com essa opção. Usava elas muito mais que minha APS-C digital.
Com a migração para as ML full frame acabei comprando uma DSLR FF. Mas aí é o que contei acima.
Eu só tinha as gigantonas… F2, F4 e F5… Viajei pro Canada ano passado com a F4 e a F5… Com o notebook, deu 11kg de mochila… Mas tenho uma FM pra não ficar só com as peso-pesado… Falando em Rollei, dia desses achei uma raridade (pelo menos aqui no Brasil…). Uma Rollei SL2000F. O negócio já tava fechado, mas o vendedor foi levar para a manutenção pra avaliar o estado real e percebeu que ficar guardada, simplesmente arruinou a camera…
Faalaaa Erik, olha só fui ver a previsão que fiz, e ela está aqui, faltando 2 anos ainda, mas ja lhe adianto a minha 6D ta começando a ficar velhinha. O Dial está meio que ficando duro, as borracha da lateral caiu… To achando que devo vai virar relíquia.
Mas ainda este ano fiz bastante fotos com ela (6D mark 1), na verdade prefiro fazer still e estúdio ainda com ela.
Dei uma olhada na discussão desde o início. Engraçado como haviam discussões acaloradas sobre se o ML seria uma moda ou viria pra substituir as DSLR… E como tínhamos dúvidas sobre o desempenho das ML em assuntos nos quais as DSLRs dominavam naquela época. Tinha um inominável que criava quizumba com todo mundo toda vez que o assunto era levantado.
Minha ML é bem antiga (foi lançada em 2018), tem alguns “defeitos” daquela época, mas acredito que as câmeras mais novas já tenham sanado todos estes comportamentos. Mas saudade da minha DSLR anterior? Zero.
Neste final de semana, me ofereceram uma camera ML em troca… Eu estava com minha Rolleiflex e o cara veio me abordar… Meio sem jeito, pedindo desculpas… Seria problema se eu não gostasse de conversar ;-)))))
Foi quase meia hora de bate papo. A esperança do cara foi pro ralo quando eu falei que gostava de Nikon… A camera oferecida era uma Canon…
100% de acordo entre Nikon e Canon. Meu eu, no seu lugar, se ele tivesse oferecido uma Fuji, trocaria na hora!
Pra quem tá chegando agora, não tem mais muita briga entre Nikon e Canon, é tudo bom. Difícil encontrar uma câmera ruim esses dias, pra falar a verdade.
No meu caso específico, só tenho uma camera digital, pois optei por não fotografar mais filme colorido. Quando precisa de foto colorida a digital está aí pra isso. Pra filme, só P&B. Como não sou fotógrafo profissional, não preciso de uma camera afinada com a última palavra da tecnologia. O único luxo que me permiti quando comprei a digital (se é que dá pra chamar de luxo…), foi full frame…