O Rio de Janeiro tem coisas que em todo lugar tem. Aquela feirinha de quinquilharias (famoso mercado de pulgas) onde você pode se dar muito bem ou muito mal. Nesses lugares com um pouco de disposição e negociação, sem contar obviamente com a determinação. é possível adquirir mesmo nos dias de hoje, artefatos interessantes. E foi assim, em um dia desses, despretensioso, que começa a história que hoje vou contar…
Saí pra fotografar com alguns amigos num sábado pela manhã e como de costume, fomos até a Praça XV, famosa aos sábados por sua feirinha de antiguidades, existem outras no Rio de Janeiro, mas essa sem dúvida é das maiores e também a mais interessante, lá é possível encontrar desde objetos antigos de colecionismo até belos artesanatos, mas nosso objetivo era outro, nosso objetivo era fazer a fotografia de rua.
O problema da fotografia de rua, é que ela leva tempo. Afinal, para criar oportunidades é preciso observar. E foi aguardando oportunidades que resolvi encostar em uma barraquinha que vendia câmeras antigas e comecei a conversar com os vendedores até que a vi. Sim, uma belíssima Olympus MJU.
A MJU é famosa e conhecida por sua ótica e portabilidade, lá você tem o que precisa pra fazer uma fotografia de rua, tem uma objetiva 35mm 3.5, tem um flash, é discreta e relativamente rápida. Então não pensei duas vezes, negociei e levei a agora minha, Olympus MJU.
Então era hora de usar, consumi no mesmo dia (até porque se houvesse algo de errado, seria mais fácil devolver) um rolo inteiro de 36 poses de filme e tudo funcionava perfeitamente. Levei pra revelar e fiquei impressionado com as imagens, maravilhosas ao meu ver para uma câmera daquele tamanho, a cada dia ficava mais apaixonado pela pequena. Muitas foram as saídas em que levava a camerazinha no bolso, eu só queria usá-la, achava tudo grande demais, complicado demais.
Então, um belo dia em uma viagem que ainda nem cheguei a revelar os filmes, ela simplesmente se foi. Sem dar um aviso, sem se despedir, simplesmente se foi, deixando a saudade e a vontade de tê-la novamente.
O bom das paixões em fotografia é que sempre podemos comprar outra não é mesmo?
Observação: Todas as fotos acima foram feitas com a Oympus MJU e um rolo de filme Kodak Double X