Respondendo objetivamente: sinto que minha fotografia melhorou sim em relação ao que fazia há sei lá 2, 5, 10 anos atrás.
Como tenho atuado em fotografia esportiva, sinto o quanto fiquei melhor em ensaios e retratos e até perdi o costume de fazer uma foto mais "tranquila " kkkk.
Mas é aquilo, sempre há espaço para melhora, para crescimento e para assimilação de mais vivencias.
Para falar sobre como nós fotógrafos, melhoramos e aperfeiçoamos a nossa fotografia, eu gosto de usar a palavra “jornada”, nossa experiência e vivência pessoal no caminho da fotografia.
Esse caminho não é linear, é tortuoso, com altos e baixos, com euforias e marasmos, as vezes a gente para e volta anos depois, a gente continua com mais ou menos entusiasmo.
Mas então como a gente sabe que está melhorando?
na minha opinião por consistência,
quando vc fotografa muito, tem repertório, técnica, criatividade, inspiração e amor
eventualmente vc começa a produzir imagens melhores e melhores e essa consistência te leva a uma estética, estilo e personalidade.
Em alguns casos (eu percebo isso), é como videogame: você destrava uma nova habilidade (skill). Eu, por exemplo, quando aprendo algum recurso novo, tendo a eventualmente exagerar no uso dele até perceber que estou exagerando e finalmente incorporar de maneira natural ao meu repertório de técnicas. Sabendo que se deixar, eu vou exagerar assim que eu destravo a nova habilidade, eu já dou uma maneirada no uso dela desde o momento que eu aprendo. Finalmente, aprender a se conhecer também faz parte de perceber que se está melhorando.
Mas como toda habilidade por ser aprendida ela tbm pode ser perdida, é preciso criar um hábito, a consistência desse hábito é que te leva ao aperfeiçoamento.
é claro que para reaprender de novo, o caminho é mais curto,
mas uma coisa eu concordo com vc, aprender a se conhecer também faz parte de perceber que se está melhorando.
Só que esta frase no contexto da época ainda é mais alarmante para nós, pois 10000 em filme é uma quantidade considerável de material ao longo de muito tempo! Podemos fazer um paralelo com o mundo digital multiplicando isso facilmente por 10 ou mais, rsrsrs
Verdade Armando, quantas milhares de fotos duplicadas e desnecessárias já não fizemos? Ruins na composição e qualidade. Claro que faz parte do aprendizado, mas o digital fez com pensássemos menos nas fotos antes do clique, no filme a gente era limitado e o gasto ficava mais perceptível.