Modos U1 e U2 - Como e porque usar

Olá pessoal,
Se teve alguma coisa que eu nunca entendi muito bem, foram os modos de pré-configuração U1 e U2. Qual a verdadeira serventia deles ?? Porquê “perder tempo” girando o dial seletor, se pode-se controlar tudo no modo M ?? Não vejo muito sentido no uso desses modos pré-configurados… Alguém aí que usa esses modos pode esclarecer um pouco :ok:

Sei lá, talvez possa ser interessante sim para situações onde as condições de fotografia mudem rapidamente, principalmente no aspecto de focagem. Ex.: Sair de um AF-S ponto único para AF-C com 3D tracking, associando, por exemplo, um é foto RAW e outro RAW + jpeg.

tsouto, o modo U1 e U2 funcionam como modos manuais, ou seja, eu configuro tudo neles, e quando selecioná-los posso configurar o ISO, abertura e velocidade manualmente ??

Vou dar uma olhada nisso aqui…

Na minha, eu cheguei a fazer uma configuração mais voltada para paisagem no U1 e para retratos no U2 - isso logo quando eu comprei a câmera. Hoje em dia, deixo apenas no M mais porque tenho usado muito RAW. Para quem quer o jpg pronto da câmera, você fazer cada ajuste de nitidez, contraste, etc. de acordo com cada situação pode ser uma mão na roda em termos de comodidade. Você já parte de uma configuração proxima à que você precisa. Acho que esse seria um bom uso para essa função.

Rafael,

Certa vez fotografei um evento durante o dia em que existiam dois ambientes muito próximos, um coberto, pequeno e escuro, outro a ceu aberto. Detalhe, de fora as vezes pegava uma cena interna e de dentro fazia fotos internas e para fora.

Em sendo uma situação rapida, as vezes se perde por gastar tempo para ajustar.

Com o ajuste de U1 e U2 basta chegar um pouco mais cedo e tomar o cuidado de programa-los. Ai, é so girar o botao, que se esta muito próximo da situação ideal de regulagem.

Eu gosto de usar os equivalentes da Canon (C1, C2 e C3). Eu deixo o C1 com as configurações “normais” para a cena, o C2 geralmente para foto sem flash, mas mantendo a luz auxiliar de foco ligada, e o C3 para alguma outra coisa interessante, tipo deixar em prioridade de abertura para pegar cenas de movimento, qualquer coisa assim.

Eles são extremamente úteis para quem trabalha em eventos, mas para quem fotografa só por hobby a vantagem já não é tão grande, pois dá tempo de configurar a câmera na hora…

Nunca usei. Uso soh pra Hobby mesmo…

Pra quem prefere fotografar em jpeg ajuda muito.

Para mim so vale quando se trata de algo que precise de mais de um ajuste e que tenha que ser rapido. Afinal, a D7000, embora vez ou outra ouça alguém falar de falta de atalhos, eu sempre me senti confortável para fazer quase todos os tipos de ajustes por atalho rapidamente. Assim, se for para o U1 ou U2 mudar apenas um parâmetro nao serve. Tem que ser para mais de um.

Se vc tirar uma foto de uma criança pobre no modo U2 o Bono Vox sai pulando de dentro do compartimento de bateria e salva ela. Serve pra isso.

Fiquei sabendo inclusive que o Sebastião Salgado tá fotografando de Nikon agora por causa disso.

Vou fazer igual a moderaçao do digiforum:

off-topic!!! Se permanecer o off-topic, o topico serah trancado! :doh:

Pô logo vc que tem quase 6000 postagens e nenhum trampo fotográfico bacana pra mostrar?

Falou então, né?! rs… :smiley:

Tô tirando onda com vc e com a moderaçao podre do digiforum. Achei massa a sua piada! :smiley:

Nao sou bom fotografo. Curto books e still. As vezes, postava umas besteiras na galeria e como aparecia muito zé ruela falando bosta, posto pouca coisa hj em dia. Como sou amador, nao fui atras de uma conta paga no flickr ou 500px mas acho q vou fazer isso em breve. Recomenda qual dos dois?

Mad, não conheço o 500px, mas tenho conta pro no flickr e é super barato, vale a pena.
O que eu gosto no flickr é que é bem simples para fazer os uploads e organizar as fotos.

Edit: continuando a piadinha ao estilo digifórum… post off-topic, será moderado. :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Nem porque entrei, mas fiqueimcom uma dúvida:
O que é Digiforum? >:D

Costumo ajustar o U1 e o U2 para as fotos strobist que costumo fazer, onde costumo anular boa parte da luz ambiente e criando uma luz artificial de fundo com um segundo flash. É já um ganho de tempo…

Eu utilizo quando fotografo festas etc… uso uma configuração pra fotos normais/posadas no U1 e no U2 utilizo a configuração para as fotos com o efeito do lightpaint.

É bem útil… queria isso na D800.

Carlos Ferrari,

Acho que a D800 deve ter algo parecido. Ainda nao sei bem porque nao tive tempo com ela (para dar uma ideia ainda nao devo ter feito sequer umas 50 fotos com ela), mas em breve vou me certificar.

O botao (U1 e U2), claro, nao tem, mas acho que tem um modo semelhante. Na opçao de com icone de camera, ao apertar o botao Menu, tem Banco de menu de disparo. é a primeira opçao, acho que para ficar bem agil, em que o fotografo pode guardar em uma dos 4 bancos as definições.

Como disse, ainda nao sei se é isso mesmo, mas de primeira me pareceu.

Abraço.

:smiley: >:D >:D

:hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: