monitor crt e lcd

Galera boa noite…

Quando olho minhas fotos no lcd, elas tem uma claridade…
Quando olho no CRT, elas ficam bem mais escuras…

Claro… o lcd é bem melhor etc etc etc…

Então pergunto…
Na impressão das fotos, o resultado impresso será mais parecido com o monitor lcd, ou crt (mais escuras) ?

Já ouvi falar em pessoas que calibram o monitor, baseado na empresa que imprime as fotos…
Mas meu objetivo não é ir tão a fundo nisso, pois raramente imprimo as fotos que bato

vlwww

Gastro, é difícil responder qual está certo só pelo pouco que você falou. Pode ser até que os dois estejam errados.
Calibração de monitor é algo importante não apenas para impressão de imagens, mas para o uso cotidiano mesmo. Veja a sua dúvida, você mesmo não faz idéia de qual é o correto. Você trata suas fotos no computador, mesmo que seja apenas uma pequena correção de níveis? Imagine que você faça uma bela foto com sua câmera digital e, vendo no seu monitor descalibrado, ache que não está legal e acaba deixando a imagem mais clara ou mais escura de bobeira, isso se não alterar alguma cor num tratamento mais avançado. Aí manda sua foto por email pra um amigo e a pessoa lá do outro lado vê uma outra imagem, não a que você idealizou.

Existem métodos profissionais para calibrar monitor bem caros, mas o básico você faz aí na sua cadeira super fácil e rápido. Tenta fazer só pra tirar a sua dúvida, pode ser que o seu monitor esteja ok e beleza.

Dá uma olhada nos links: calibração monitor - Google Search

Olha gastro, sou amadora e tals…
Mas prefiro LCD, minhas fotos reveladas ficam do jeito que eu quero, conforme estava no computador .
E eu nem adaptei a minha tela.
Portanto eu acho que ficam sim mais parecidas com a tela LCD!

Abraços :slight_smile:

Gastro a única forma de garantir isso é tendo tanto o minitor como o dispositivo de impressão calibrados por um colorímetro na mesma escala. Se algum dos dispositivos não estiver descalibrado ou se estes estiverem em escalas diferentes já pode significar problemas neste sentido.

Eu ainda uso um CRT para tratar a parte de cores das minhas fotos, porque o CRT dá uma calibragem melhor do que os LCD que eu tenho aqui. São poucos os LCD que possuem a mesma qualidade de um CRT na formação das cores.

Poucos e caros! :assobi:

Bem, a questão de uma calibragem básica, pelo menos, é de fato importante quando você precisa dar saida no material. E você vai conseguir isso mais facilmente em monitores CRT (claro, tudo tem marcas e marcas, mas vamos considerar um CRT médio para um LCD médio).

Mas hoje, um grande problema, é que vendemos, divulgamos e expomos material pela internet. Aí, não tem como você garantir a calibragem, a qualidade da placa de vídeo, as características da configuração da máquina do cliente, ou do usuário que vai conhecer seu trabalho. Então, o melhor que se pode fazer nesse sentido é estar sempre procurando abrir suas fotos em computadores diversos, e avaliar medianamente como elas estão se apresentando.

eu uso o crt … tente tambem pegar o perfil icc do local onde voce imprime …

Pois eh…
Meu uso não é tão avançado assim…
Apenas usaria o lcd, ou crt, para selecionar as fotos boas…
Detetando as escuras…
Claro claro… se tiver uma escura boa, eu tento melhorar ela…
Mas acredito que não seja possível agradar o lcd, e o crt velho
hehehe
fazer o que

abraços