monope em shows

alguem ja usou monope para fotografar shows?

vale a pena ou muito trampo?

valeu!

os acentos nao funcionam

monopé pra que?

Para diminuir a velocidade de obturação. Só pode.

Depende… “vale a pena” se você estiver em um lugar onde não há muito tumulto, tipo, em cima do palco, ou uma area mais reservada para a imprensa. Teoricamente é uma boa pois, você “vai poder” usar por exemplo velocidades do obturador mais baixas ( mesmo assim acho dificil por que ninguem fica muito parado ). Na pratica ja tentei usar em alguns shows pequenos aqui na minha cidade e só me stressei, pois como eu não tinha um bom lugar para fotografar, estava meio que junto com a “galera” se empurrando. Mas se você ter algum lugar meio que reservado pode ser uma boa.

já li algumas coisas sobre fotografia de shows e nunca ouvi falar dessas coisas ai embaixo, fiquei curioso. talvez eu que não soube procurar, mas enfim…

usa-se parasol?
seria util a compesação de exposição multipla?
monopé numa 70-200 (sem IS) faz falta ou só atrapalha?

só não me diga: use uma grande abertura, ISO alto, e velocidade acima de 1/60

brincadeira,

abraços,
ótimo forum!

parassol dah uma protegida na lente. Eu deixaria.

Em shows, eh ISO alto, abertura maxima e velocidade vai depender do movimento dos artistas do palco e se sua lente tem VR ou nao.

Usar monopé eu acho complicado no meio da multidao. Se vc tiver espaço e tranquilidade num camarote, seus abraços agradecerao enormemente o monopé.

impossível.

é possível! eu trabalho com fotografia de natureza e com o auxilio de um monopé da pra garantir mais nitidez do que só com a câmera na mão (usando as mesmas velocidades em ambas as situações). pra isso serve um monopé.

no meio da multidão é foda mesmo. com ou sem monopé.
minha lente não tem estabilizador de imagem

a questão da compensação de exposição? acho que é assim q se chama
é aquela função das dsrl que nos disparos multiplos (no caso 3) a câmera bate 3 fotos em 3 exposições diferentes, variando até 2 pontos pra mais e pra menos.
na minha t1i se chama AEB

alguém ja usou isso com bons resultados?

abraço,

valeu

oaleonardi, se você vai fotografar com a 70-200 vai precisar de monopé, é uma lente pesada e se ficar o show todo com ela no braço no outro dia você vai chorar de dor( acho que exagerei ), se pensar a longo prazo pode até dar uma tendinite… monopé é sempre bem vindo em situações como essa, se tiver seu canto leve sem cogitar!

não em um show.

Fotografia em show é feita com grande ocular e tele objetiva. Lentes com abertura 2.8, velocidades acima de 1/125 (no mínimo) e ISO em 800 - 4000.

usar monopé em lugar apertados e com grande movimentação é suicídio.

Se acha que não vai aguentar segurar uma tele, nem compre.

Eu faço alguns eventos com D3 + 80-200/24-85/11-24 + sb 900, não tem como reclamar de peso… é um ócio da profissão.

Concordo com o Carlos que o tema “shows” …exige lentes claras angular e tele…como a luz é inconstante e geralmente tem longos momentos com pouca luz…vc será obrigado a usar ISOs elevados e o máximo de velocidade que vc conseguir dentro dessa configuração…pra ainda pegar algo em foco…e um monopé no meio do público mais complica que ajuda…se for pra evitar tremidos e cansar menos…de uma arquibancada…usando só teles…vá lá…ai pode até ajudar.

Só discordo sobre o peso…peso não são “ossos dos ofício”…afinal existem equipamentos mais leves…desde as analôgicas… :assobi:

o uso ou não de um monopé, na minha opnião, não tem muito a ver com o peso dos equipamentos.
mas se pessoas conseguem ser um verdadeiro IS, sorte delas, economiza na compra dos equipamentos.

valeu

Pô a minha analógica (nikkormat FT3) pesa 900grs+

Hauahauhauahu

Acho que dependendo do show é valido usar monope, vai muito da situação, de repente vc vai fazer a cobertura de longe, soh usando teles, não tem mal algum usar… cada caso é um caso…

Claro que é bom ter uma câmera com iso bom e objetivas claras, mas não existe uma regra como a citada de no mínimo assim ou assado, fotografando shows de bandas e apresentações de dança ja vi que depende muito da situação, se for fazer uma cobertura de um show do Caetano Veloso por exemplo da pra bater até em longa exposição que vc congela a imagem…rs

Essa foto por exemplo eu fiz em um show no Expomusic a algum tempo já:

http://leonardopacheco.com.br/digiforum/diversas/expo_music_70_200_f4is.jpg

Abertura: f/4
Velocidade:
1/25

ISO 3200
Distância focal: 200mm
IS: sim
Tripé: não
Crop: não

O importante é estar preparado para oq vier, tem casos que vai ser impossível fazer uma foto sem uma lente clara, iso alto e altas velocidades, em outros casos não :ok:

Bom exemplo Leo! :ok:

:hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Dei risada uns cinco minutos com esse exemplo do caetano, asuehauehauehaueahse

se tiver uns 10 gatos pingados no show, pode usar sim o monopé . Do contrário, só se vc tiver 2 metros de altura e o monopé idem .

Amigo, se vc fala isso é pq nunca fotografou um festival rsrs

O peso é sim o fator mais incômodo…

Se usa canon e a cam tem um iso bom, tipo da 5d ou 7d da pra economizar uns valiosos gramas numa 70-300 DO