Fui hoje com dois amigos ao mosteiro fotografar a belíssima igreja barroca. Adorei a luz (ou a falta de) interna, mas senti precisar voltar lá para explorar possibilidades entrevistas dessa vez.
Ivan, lá é muito bonito, especialmente na missa de domingo com os monges cantando canto gregoriano. Quando entram na igreja veem cantando e com defumadores, fica um clima quase mágico. Mas acho que voce vai precisar de uma DSLR para poder aproveitar a luz ambiente sem tripé.
Sem tripé não dá, pois as velocidades de disparo lá são inferiores a 1/2s em f2.8 e ISO 200, então mesmo em ISO 1600 são apenas 4 pontos, isto é, 1/16. Essas fotos foram todas feitas com tripé e disparo temporizado. Os pontos ganhos na DSLR seriam perdidos em DOF, pois para capturar o conjunto é preciso boa profundidade de campo e numa DSLR para ter esse DOF seria preciso aberturas bem pequenas.
Para mim essa dose de luminosidade está boa, o problema é que para chegar a ela tive de elevar a luminosidade por software. Vou refazer, mas não com mais ISO e sim com menos ISO e velocidades mais lentas, isto é, com filme ISO 100 e f22 em T. Disparando e abrindo a lente depois.
Lhe digo o seguinte: com filme, tripé alto e disparando em T, aí fica bem legal. Na verdade vou refazer para conseguir a mesma coisa mostrada acima, mas só que diretamente.
Com a lente 50 1,8 dá na boa para fazer em 1/30, mas o DOF já era. Com uma grande angular luminosa, como a 18-50 f2,8 da Sigma ficava no ponto com um bom DOF. Ou então tentar com ISO 3200.
Vou lá um dia para tentar.
Bonitas fotos Ivan, eu só não fui com a cara do espectro :o na primeira foto !
Vc fez fotos externas desse mosteiro ? Fiquei curioso…
Ah, e o que significa disparo em T ?
O espectro podia estar menos borrado, e o espectro lá atrás poderia não existir. Eu poderia ter feito novamente a foto -risos- tudo isso poderia, mas não fiz, e a igreja estava se enchendo gradativamente para a missa, e ia ficar cada vez pior. O remédio é ir lá e fazer novamente, e é o que farei.
T é um modo que há na Zenit e na Kiev, e não sei se em outras, mas é provável, no qual você fecha a tampa da lente, coloca em B (Bulb), aperta o disparador e roda no sentido anti horário, aí ele trava. Você então destampa a lente, expõe pelo tempo que acha devido, tampa a lente novamente e destrava o disparador. Serve como a trava dos cabos disparadores.
Fui agora verificar na Zeiss Contina e na Yashica (cãmeras que tenho aqui em casa precisando de reparos), e elas não têm o T, só o B.
O teto é rico de mais em detalhes para deixar “passar em branco”,
com estes detalhes todos e a luz deficiente só com tratamento pesado…
Como não sou purista
De nada, “minha” foto ficou melhor pq tava usando uma EOS-1DS Mark II
Graças ao Photokit Sharpener no modo “Digital low-Res Smoothed Sharpen”
efeito “Wide Edge Sharpen” + “Auto Contrast” + um “step” de saturação nas
cores para compensar o que foi perdido no processo.
A saturação foi com este “action” do PhotoShop Redirecting...
Ir ao mosteiro em outro horário é inútil, pois as aberturas são pequenas, nenhuma voltada para lugar onde há sol em qualquer hora, de modo que a luz será mais ou menos essa mesma sempre. A questão, me parece, é ir em um horário onde haja menos gente.