Salvem, tenho trabalhado minhas fotos com o Bibble e com o Photoshop, mas em geral não me agradam os resultados…
Sou inciante, não tenho pressa de aprender, ou melhor, pressa tenho, mas sei que não existe milagre, sem esforço nada feito.
Para saber se estou exigindo demais da edição, e o problema na verdade são as fotos (eu sei que são parte do problema, mas não sei o quanto) gostaria de propor a vocês, que cada um pegue a mesma foto, a edite (como se fosse imprimir, não vai me adiantar uma ilustração), poste o jpeg e o workflow que fez…
Assim eu poderei aprender mais um pouco e desenvolver meu senso crítico.
O arquivo é um raw da Pentax, para baixá-lo basta clicar em e depois em .
Este arquivo está compactado no Winrar.
Lembrei-me depois que nem todos usam o WinRar e subi outro em Zip.
O grande problema dessa foto é que ela está muito escura, necessitando de uma recuperação extrema. Usei o Adobe Lightroom e apenas mexi nos controles de Exposure (+1.80), Recovery (45) e nos cotnroles da curva aumentei o lights e diminuí o darks para dar um pouco de contraste. Dei uma acertada no white balance também.
EDITADO
VC gravou em PNG, quando deveria ser JPG, o arquivo PNG tinha 727 kb…
Não fuja muito da regra 4.10
4.10 Para facilitar o uso daqueles que não possuem Internet rápida,
pedimos que as imagens não sejam postadas em seu tamanho original. Diminua
a imagem em algum programa de edição de imagem para que seu maior lado
fique com 800 pixels de tamanho e se possível que fique com seu tamanho em
torno de 100 Kbytes. Mensagens com imagens acima do permitido serão editadas
pela equipe de moderação.
Workflow:
-Com o ACR 3.6 do PhotoShop CS3 beta usei estes settings Free 404 Checker - dislike404.com
-No CS3 apliquei esta curva Free 404 Checker - dislike404.com
-Mandei um sharpen somente no mico
Resolvi complicar
-Mudei as cores com alguns layers de ajuste hue/saturation
-Tirei fora um galho com o clone
-Lens blur no fundo
-Crop
-Resize
-USM no mico ACHO que não esqueci de nada.
O meu tratamento não ficou tão diferente do de vocês, quer dizer o do Pictus está umas duas oitavas acima, apesar do mico ter ficado com icterícia .
Me deparo com um problema sério, não sei reconhecer uma foto boa… Sabia que a foto não estava boa, mas achava que o problema era falta de nitidez…
A fotografei num horário ingrato, sol a pino e embaixo de uma árvore copada, por favor, não tomem isto como uma desculpa, estou apenas dando a vocês uma visão maior do cenário.
Se não for abusar da paciência de vocês gostaria de continuar a experiencia com outra foto, mais uma vez um mico, desta vez fotografada com flash…
Eu a acho minha melhor foto de Mico até então, peço que agreguem a suas manipulações críticas a foto. E se alguém tiver algum conselho para desenvolver meu olhar fotográfico eu agradeço, pois se eu já o achava medíocre, agora eu o sei abaixo do aceitável…
O meu tratamento não ficou tão diferente do de vocês, quer dizer o do Pictus está umas duas oitavas acima, apesar do mico ter ficado com icterícia :laughing: .
Me deparo com um problema sério, não sei reconhecer uma foto boa... Sabia que a foto não estava boa, mas achava que o problema era falta de nitidez...
A grosso modo eu diria que a foto é boa quando apresenta bom resultado
usando os parâmetros “default”… :denken:
O mico 2 ta ok, via layer masks acho que só aplicaria um Smart Sharpen
na região azul depois do resize para web.
Muitos podem não concordar mas acho que vc no fundo está se cobrando muito…não sou nenhum fotografo profissional mas sigo a teoria que tuda na vida é uma questão de estudo e muito trabalho perdido, falo isto com base no jogo de Xadrez que amo…no inicio sempre achei que não tinha futuro, perdia partidas mediucres, mas depois de muito estudo e muito entender que eu não tinha que ser o jogador bom da historia em um periodo curto de espaço, comecei a ter resultados ótimos…e depois de ler o pensamento de um grande GENIO do xadrez foi que eu entendi…dizia o seguinte…“UM GRANDE MESTRE NÃO SE FAZ DA GENIALIDADE E SIM DE MUITAS DERROTAS E ESTUDO” “Raul Capablanca”.
Sei que o assunto é totalmente diferente, mas a idéia é a mesma…Se não tem o talento nato, adquira um que com certeza ira superar muitos que se intitulam "Fotografos Profissionas…
Muitos podem não concordar mas acho que vc no fundo está se cobrando muito....não sou nenhum fotografo profissional mas sigo a teoria que tuda na vida é uma questão de estudo e muito trabalho perdido, falo isto com base no jogo de Xadrez que amo...no inicio sempre achei que não tinha futuro, perdia partidas mediucres, mas depois de muito estudo e muito entender que eu não tinha que ser o jogador bom da historia em um periodo curto de espaço, comecei a ter resultados ótimos...e depois de ler o pensamento de um grande GENIO do xadrez foi que eu entendi..dizia o seguinte..."UM GRANDE MESTRE NÃO SE FAZ DA GENIALIDADE E SIM DE MUITAS DERROTAS E ESTUDO" "Raul Capablanca".
Sei que o assunto é totalmente diferente, mas a idéia é a mesma...Se não tem o talento nato, adquira um que com certeza ira superar muitos que se intitulam "Fotografos Profissionas..
Desculpe pelo Discurso…rsrs
Grande abraço.
Oi Edson, obrigado pela sua opinião. É interessante vc citar Capablanca, pois eu estou me iniciando em Xadrez também…
Ocorre que como ocidental eu aprendo por comparação. Imagine que vc não tivesse adversários para jogar xadrez, nem físicos ou virtuais, como vc saberia se os estudos estão dando frutos? Como seria “derrotado”?
Na fotografia eu não tenho possibilidade de realizar um embate, então para me desenvolver submeto minhas fotos aos mais experientes, e analiso os conselhos destes sob a ótica da duvida sistemática. O que resta me engrandece e aos poucos é somado a minha fotografia. Por hora, tanto na fotografia quanto no xadrez, tudo que sei é movimentar as peças.
Talvez me cobre demais, mas a idéia no entanto é que não me cobre, por isto são hobbies, já me cobro demais em outras áreas da minha vida. Busco sempre objetivos, entretanto, como forma de otimizar o “trabalho perdido”.
Em tempo, ainda estou muito longe da honra de sofrer uma derrota. Creio que a derrota só ocorre quando um adversário lhe supera depois que vc ofereceu o seu melhor combate. Por hora, tanto no xadrez quanto na fotografia, eu perco para mim mesmo, seja por não criar um pensamento tático no xadrez ou por não conjugar corretamente os fatores que transformariam uma foto medíocre em algo revelador.
Resumindo, reafirmo que meu objetivo tanto no Xadrez como na fotografia e me tornar medíocre… Depois eu vou adiante.