Caros, desculpem se minha pergunta for idiota, mas é que tô começando a fotografar. É possível fazer foto sem flash de motivo em movimento e com pouca luz sem que saia tremida? Exemplo: criança em um carrossel em movimento dentro de um shopping center (detalhe: com pouca luz). As fotos que fiz sem flash saíram todas tremidas, por mais que mudasse a configuração da máquina. Quando usei o flash, problema resolvido.
Para esse caso, já que não quer usar o flash, acho que a solução seria usar um ISO muito alto, do tipo 1600 ou 3200… Pois com o valor de ISO mais alto voce pode usar velocidades de obturador mais altas, o que pode evitar o tremido…
Para evitar o tremido, por via de regra, deve-se usar uma velocidade maior que a distancia focal da sua lente. Por exemplo, se tem uma camera e esta na posiçao 35 mm, deve-se usar a velocidade de 1/40 segundos… Se esta em 140 mm, usa-se 1/160… E ai por diante…!!!
Ai só precisa ver se está disponivel no modelo da sua camera…
Só que como nada é perfeito, ISO’s mais altos trazem de brinde mais ruidos na imagem…
Abraço!!
Realmente, só com ASA alta. Ou ISO alto, dá na mesma. Caso você use filme, a Fuji tem um Superia de ASA 1600 que é muito bom.
Uma opção, que depende da sua mão, é dar uma leve acompanhada no “motivo”, tentando antecipar e seguir o seu movimento. Como aquelas fotos de carros em que o fundo está em movimento mas o carro parado. Requer prática e você vai gastar muito filme ou encher muitos cartões tentando, mas é gratificante quando se consegue uma foto onde o “motivo” está fixo e o fundo em movimento.
Abraços,
José Azevedo
Na verdade ou você usa ISO muuuito alto ou abertura muito grande ou não tem solução.
Concordo com o José Azevedo.
No caso do carrossel eu tentaria fazer o panning. Procure acompanhar o movimento com a câmera e faça vários cliques com baixa velocidade, várias tentativas. Um acaba dando certo e fica uma foto com interessante efeito de movimento, com o assunto principal razoavelmente focado e o fundo com efeito de arrasto. É claro que inclusive nestes casos, o flash ajudaria, mas é possível acertar algumas capturas assim.
Amigos…
Acho que no caso ele apenas quer congelar o movimento!!!
E se ele ja esta tendo problema de a foto sair tremida tirando normalmente, quanto mais ao tentar um panning, que é uma tecnica que requer um pouco de treinar (ou melhor, vaaaaaárias tentativas…ahaha)
Maaaas, por outro lado, se o panning ficar bem feito (o flash ajuda, como foi dito) o efeito ficara muito bom!!! Tava imaginando o carrossel com as luzes arrastadas de fundo… Ia ficar bem legal sim!! :thmbup:
Abraços!!