tinha um acervo grande de fotos antigas que editei nos softwares da nikon capture nx2 e/ou view nx2… peguei essas fotos e estou transferindo-as para o lightroom afim de concentrá-las em um só lugar…
quando movo as pastas pro catalogo do lightroom e mando sincroniza-las, elas são “importadas” e algumas são rotuladas (label) verde, roxo etc… pq isso acontece?
pode ocorrer alguma modificaçao destrutiva nas fotos depois que eu reeditá-las no lightroom por cima da ediçao antiga feita nos programas da nikon?
Não entendi bem sua pergunta e nem sou usuário de LR (uso Nikon Capture NX2 e PS CS5), mas supondo q vc tenha editados os RAWs (NEFs) no NX ao arir no LR, salvo engano, a edição feita no NX não será apresentada. Ele vai abrir o NEF da Nikon e mostrar a foto sem nenhum ajuste feito e salvo no NX. Em teoria vc tem de começar do ZERO. Se o arquivo estiver salvo em TIF ou JPG o LR tem de mostrar ele de forma idêntica ao q é mostrado nos programas da Nikon. Só não esqueça q ambos os programas devem estar ajustados corretamente em relação ao espaço de cor, salvo contrário as fotos vão aparecer diferentes.
eh, to ligado q ele não salva as modificações feitas no programa da nikon…
a duvida eh se pode dar algum “conflito” no arquivo pelo fato de os 2 programas estarem modificando o arquivo (não modificam a foto em si, ja que eh RAW), mas acabam salvando os ajustes no arquivo…
Em princípio os produtos da Adobe não salvam as alterações no NEF da Nikon. Só o NX faz isso. O ACR (este t enho certeza) e LR salvam as alterações em arquivos separados. Ao editar um NEF neles e salvar o programa cria um arquivo separado com estas alterações, Quando se abre o NEF novamente no LR ou ACR eles procuram o arquivo correspondente a este NEF e q contem as alterações q foram feitas. De forma bem báscia é isso.
Repetindo: O NX grava os dados da edição dentro do própio NEF e os da Adobe em arquivos separados.
Repetindo: O NX grava os dados da edição dentro do própio NEF e os da Adobe em arquivos separados.
Eu tenho os 2 programas. Mas pelo que sei o NX trabalha com edição NÃO destrutiva também. Eu tenho um livro sobre o Capture NX que explica passo a passo o uso desse programa.
Nenhum dos 2 é destrutiva, mesmo o NX gravando no arquivo você pode sempre voltar ao arquivo original.
Uma edição destrutiva é como o JPG que uma vez salvo você não consegue mais voltar atrás.