O fotógrafo canadense Jacques Nadeau teve sua casa assaltada e perdeu três décadas de trabalho, que estavam armazenados em HDs.
Achei que valia o gancho para lembrar todo mundo de sempre ter um bom plano de backup. No mínimo, uma cópia local + uma cópia armazenada em outro local fisicamente distante ou nas nuvens. Para isso, dois bons serviços são o e o , que custam em torno de US$ 5 por mês com armazenamento ilimitado. Só assim você estará protegido de um roubo, incêndio, alagamento, sei lá.
Não adianta só fazer uma cópia e deixar guardada no armário. Para a cópia local, o ideal é ter alguma forma de versionamento que proteja os arquivos de algum problema de software ou erro humano. Antigamente, eu tinha apenas um espelho da minha HD principal e tive a “competência” de perder 20 dias de trabalho porque deletei uma pasta e sincronizei o backup, replicando nele as mudanças.
Pois é, backup nunca é demais.
Um colega de trabalho aqui perdeu tudo o que tinha no Dropbox. Nada é 100% seguro.
Pediram desculpas a ele, não recuperaram seus dados - e lhe deram 1TB como ‘compensação’.
Normal… já fiquei sabendo de engenheiro que tinha 10 anos de projetos em CAD no seu micro, levou em uma assistência técnica para arrumar algo e o técnico gênio formatou a máquina… perdeu tudo.
Backup nunca é demais, porém acho legal traçar como você irá organizar o backup, para não ficar tudo jogado e depois ficar se matando para achar a pasta que tem as fotos que vc quer.
Depois de montado este esquema no papel de pão, ae tem várias alternativas, HD externo, DVD, Nuvem, etc
A Nuvem acho legal pela disponibilidade de acessar o backup de qualquer lugar, porém, é preciso atenção em qual serviço escolher, pois, no contrato deve estar citando os aspectos referente a disponibilidade, privacidade e em caso do serviço falir, qual é o tempo de disponibilidade que você terá para tirar seu backup de lá.
Afinal quando suas fotos não estão no seu domínio é muito importante você se sentir seguro de sua privacidade.
Eu tentei fazer isso, Malino, mas acabou não dando certo porque eu demorava a atualizar as HDs. Backup tem que ser fácil, ou melhor ainda, automático. Por isso usar um serviço cloud é bacana, ainda mais hoje em dia com conexões mais rápidas de internet.
Uma forma de ter um backup remoto, tipo nuvens, mas de graça, é instalar o Crashplan em outro computador, que fique em outro endereço, e fazer backup nele. Funciona bem.
O que mata da nuvem é a lerdeza pra upload. Com 20 kb/s desanima.
O esquema é ter dois backups sendo que um deles esteja em outro local físico (trabalho, casa dos pais, escritório)
Eu demorei 3 meses para conseguir fazer meu upload inicial. Nessa época, minha conexão dava uns 160KB/s reais para o servidor da Backblaze e meu backup tinha uns 900GB. Minha conta de eletricidade aumentou uns 30% por deixar meu MacPro ligado 24hs por dia.
Dê uma olhada do Crashplan. Eles explicam como transferir o backup inicial manualmente para outro computador, evitando assim ter que fazer upload de tantos dados.
Pode ser uma boa opção. Você instala o software no computador de casa, por exemplo, leva o backup inicial em uma HD externa e depois só complementa os novos dados pela internet.