Não esqueçam o backup: fotógrafo canadense perde todo seu acervo em um roubo

O fotógrafo canadense Jacques Nadeau teve sua casa assaltada e perdeu três décadas de trabalho, que estavam armazenados em HDs.

Achei que valia o gancho para lembrar todo mundo de sempre ter um bom plano de backup. No mínimo, uma cópia local + uma cópia armazenada em outro local fisicamente distante ou nas nuvens. Para isso, dois bons serviços são o e o , que custam em torno de US$ 5 por mês com armazenamento ilimitado. Só assim você estará protegido de um roubo, incêndio, alagamento, sei lá.

Não adianta só fazer uma cópia e deixar guardada no armário. Para a cópia local, o ideal é ter alguma forma de versionamento que proteja os arquivos de algum problema de software ou erro humano. Antigamente, eu tinha apenas um espelho da minha HD principal e tive a “competência” de perder 20 dias de trabalho porque deletei uma pasta e sincronizei o backup, replicando nele as mudanças.

Desculpem as palavras mas é ser muito pretensioso, pra não dizer burro.

30 anos de trabalho sem ao menos ter 2 backups + nuvem? Tem dó.

Não sei o que é pior, ser assaltado e roubarem seu acervo ou o arrependimento de não ter feito backup na nuvem.

Tenso!

Pois é, backup nunca é demais.
Um colega de trabalho aqui perdeu tudo o que tinha no Dropbox. Nada é 100% seguro.
Pediram desculpas a ele, não recuperaram seus dados - e lhe deram 1TB como ‘compensação’.

Realmente todo mundo faz backup em núvem? Antigamente se falava muito em ter um backup em outro local físico, como casa dos pais, de amigos…

Normal… já fiquei sabendo de engenheiro que tinha 10 anos de projetos em CAD no seu micro, levou em uma assistência técnica para arrumar algo e o técnico gênio formatou a máquina… perdeu tudo.

Backup nunca é demais, porém acho legal traçar como você irá organizar o backup, para não ficar tudo jogado e depois ficar se matando para achar a pasta que tem as fotos que vc quer.

Depois de montado este esquema no papel de pão, ae tem várias alternativas, HD externo, DVD, Nuvem, etc

A Nuvem acho legal pela disponibilidade de acessar o backup de qualquer lugar, porém, é preciso atenção em qual serviço escolher, pois, no contrato deve estar citando os aspectos referente a disponibilidade, privacidade e em caso do serviço falir, qual é o tempo de disponibilidade que você terá para tirar seu backup de lá.

Afinal quando suas fotos não estão no seu domínio é muito importante você se sentir seguro de sua privacidade.

Eu tentei fazer isso, Malino, mas acabou não dando certo porque eu demorava a atualizar as HDs. Backup tem que ser fácil, ou melhor ainda, automático. Por isso usar um serviço cloud é bacana, ainda mais hoje em dia com conexões mais rápidas de internet.

Uma forma de ter um backup remoto, tipo nuvens, mas de graça, é instalar o Crashplan em outro computador, que fique em outro endereço, e fazer backup nele. Funciona bem.

O que mata da nuvem é a lerdeza pra upload. Com 20 kb/s desanima.
O esquema é ter dois backups sendo que um deles esteja em outro local físico (trabalho, casa dos pais, escritório)

Eu demorei 3 meses para conseguir fazer meu upload inicial. Nessa época, minha conexão dava uns 160KB/s reais para o servidor da Backblaze e meu backup tinha uns 900GB. Minha conta de eletricidade aumentou uns 30% por deixar meu MacPro ligado 24hs por dia. :dizzy_face:

Agora os amigos estão falando a realidade. Aqui, onde moro atualmente, interior do Ceará, a realidade é pior. Internet lentox. Kkk

Malino,

Dê uma olhada do Crashplan. Eles explicam como transferir o backup inicial manualmente para outro computador, evitando assim ter que fazer upload de tantos dados.

Pode ser uma boa opção. Você instala o software no computador de casa, por exemplo, leva o backup inicial em uma HD externa e depois só complementa os novos dados pela internet.