Camera e flash em manual seguindo a recomendação do pessoal. Vc não citou em que modo estava fotografando, se for qualquer modo automatizado já não rola legal com flash. Põe seu flash em potência máxima e vai testando a velocidade junto com abertura e iso.
Tenho uma lente 50mm mais na d5100 foco só manual ai é complicado…
Nikkor AF 50mm f/1.8 D ??
se sim, o melhor para o teu caso é a AF-S 50mm f/1.4G acho que é essa, mas não sei se a distância focal não é curta perante o assunto
Fotografar rodeio com lente fixa e manual? muito difícil e quase impossível… Dependendo do animal pulando é até razoavelmente fácil, mas na maioria das vezes não rola! Com cavalos então nem pensar.
O que pode ter acontecido nesse seu caso (ISO 5000, f/5,3 e 1/30) é que a as configurações já eram quase suficientes pra captar a cena sem flash, e por isso o flash disparou com baixa potência.
Experimente velocidade mais rápida, deixando sua abertura no máximo possível e iso alto (igual estava mesmo)… pode ser que o flash aumente a potência e você consiga. Difícil saber sem estar na cena, mas pelo que conheço (já fui peão de rodeio) na maioria dos rodeios a iluminação não é tão precária a ponto de não conseguir com a configuração que você tem.
Dá uma olhada na sombra do touro e dos palhaços… tinha uns baita refletores iluminando a arena!!
Adriano, esperei ver aqui mas n ví, então lá vai minha idéia:
Fotografa em RAW?, se sim tenta subexpor a foto talvez 1 EV e depois recupera, esse 1 EV vc ganha na velocidade.
Pode ser uma idéia ruim. mas eu tentaria.
Vc pode testar em ksa mesmo, usando as mesma configs e tenta recuperar, se ficar aceitável…
Na minha camera 1EV eu recupero bem.
Vocês não estão entendendo a situação, essa foto foi feita com uma 18-105, provavelmente em 105mm em uma câmera cropada, imaginem a distância. É claro que o flash yn468 não vai fazer diferença a uma distância dessas. Você precisa de uma 85mm f/1.4 e se posicionar um pouco mais próximo e fotografar sem flash, ou BEM mais próximo e daí sim usar flash, isso se permitirem, pois pode atrapalhar a situação ali.
Outra opção seria comprar um adaptador pra usar 2 ou 3 flashes na sapata.
Outra coisa, aprenda a usar o modo manual.
Desculpa a ignorância amigo, mas como assim 2 ou 3 flashes na sapata? 1 em cima do outro? nunca vi…
Não dá pra afirmar algo dessa foto apenas supondo a distância. Quem garante que ele estava distante e não sentado na grade de proteção? Ma sem dúvida tem respeitar os limites do flash.
Agora esse adaptador eu ainda tô pra ver, posta uma foto aí que fiquei curioso, bem curioso!
Pergunta: qual a velocidade máxima de sincro do Flash Nikon, esses da série nova?
Andei fazendo umas fotos de rodeio com uma Pana FZ 28
s,
RSalles
A velocidade de sincronismo é um fator dependente da câmera, não do flash
Então deixa eu retificar minha pergunta, já que flash pra mim é 99% em studio em 1/160-1/250 - apesar dos meus Younguo irem até 1/8000
Qual a maior velocidade de sincronização da Nikon D5100?
s,
RSalles
Sim, vão a 1/8000 mas em modo HSS (ou o equivalente Nikon), que independe da velocidade máxima de sincronismo. Na D5100, esta é de 1/200 (© Google :D).
montado na camera e com suporte HSS 1/8000
com disparador pocketwizard / yougnou (alguns modelos) também em 1/8000
O resto 1/200 - 1/250
Meu equipamento
Nikon D5100
Flash Yungno 468 II
Lente 18-105mm 3.5 / 5.6
Para congelar os movimentos eu preciso aumentar a velocidade do obturador, tipo acima de 100? seria isso? E usar o flash em força máxima para ajudar a congelar a cena?
Compensar com a ISO alta?
Esquece o que tão te falando de lente fixa e grande abertura! duvido que os que estão sugerindo isso já ficou na frente de um touro de 1000kg pulando, tendo que andar pra frente e pra trás pra enquadrar… Além disso, com grande abertura e movimento rápido como é um rodeio, você provavelmente teria o foco no lugar errado. Tem que usar nessa faixa de f/5.6 a f/8 pra aumentar um pouco a profundidade de campo.
Teu equipamento é tranquilo pra isso… tem outras fotos desse dia? todas estão com essa velocidade baixa configurada e iso alto? Pra mim a solução é o que já escrevi antes… o 1/30, f/5.6 e ISO5000 provavelmente já era quase suficiente pra expor corretamente sem o flash, e por isso o flash deve ter disparado em potência muito baixa (já que não precisava de mais luz)…
Do jeito que está, aumente essa velocidade pra 1/250 a 1/500… nesse caso, automaticamente o fash vai subir a potência e deve dar certo. Tem que ir testando aí.
Evite também a recomendação de deixar o flash em potência máxima. O problema nisso é que ele vai demorar muito pra recarregar e você só conseguirá provavelmente 1 foto por montaria.
Não é tão difícil isso, existe uma boa iluminação de holofotes em qualquer pequeno rodeio por aí… Na época que eu montava se fotografava com filme, e garanto que não usavam nada melhor do que você tem aí.
Adriano,
Esqueça o Flash, esqueça mesmo, até pq pode atrapalhar o peão e assustar os animais (imaginem uma arena com centenas de flashs espocando).
Além do que, na melhor das hipóteses, o flash só funcionário se voce estivesse perto do objeto.
Minhas dicas:
- Sete sua 5100 em modo Manual
- Ponha velocidade (shutter) em 1/250 a 320 (baixa, mas mais adequada que sua 1/30 pra dar uma congeladinha)
- ISO 800 a 1600
- Abertura - a maior possível da lente, no caso da sua tele: f/5.6. Se tem uma de 50mm, vá com ela e fique o mais próximo possível da arena e vá de f1.8.
Não é uma configuração mágica, é um ponto de partida, pra que voce possa ir disparando e checando no LCD. Sim, o ISO alto pode granular…mas as cam atuais lidam razoavelmente bem com isso até 1600…e voce terá boas fotos com movimentos congelados.
Por fim, fotografe em modo contínuo (high-speed shutter) que na sua cam deve dar 4, 5 fotos por segundo. Aumentará suas chances de fotos focadas e expressivas.
Abraços
F 1.8??? Esquece o foco aí né? Quero ver enquadrar o peão e o boi pulando com uma profundidade de campo dessa…
Cada um fala uma coisa, tá pior que escalação da seleção brasileira! Bicho o caminho tá dado, agora é ir testando. Não existe uma configuração única e mágica, o que existe é o conceito. Vai de você agora usá-lo e chegar numa configuração que funcione nas condições que você vai encontrar lá.
Como assim esquece o foco? eu só trabalho com f1.8, f2.8 no máximo… e as minhas fotos tem foco. É só saber trabalhar com a profundidade de campo, e dependendo da distância que ele vai estar do montador, vai ter foco total ainda em f1.8.