NEF --> DNG, Vale a pena?

Olá a todos,

Esse fdano estava brincando com minha D80 e surgiu a duvida:
Vale a penas converter os .NEF da nikon p/ .DNG?

Eu perco muito com isso?
Além do CaptureNX que só trabalha com NEF o que mais eu perco?

Randal, eu comecei a transformar os meus arquivos RAW em DNG. O problema é que isto vai ocupar muito espaço, dependendo do número de arquivos que você possui. Pelo que eu sei, o DNG funciona como um arquivo genérico para abrir suas fotos em programas que não abrem nef. Agora, veja se isso vai fazer diferença para você…

A questão é que sempre ouvi falar que os NEFs não são abertos corretamente por programas que não sejam da Nikon, e quando abri pelo ACR na verdade achei a imagem melhor que no CaptureNX.
Como no ACR eu só posso salvar em DNG com sidecar, queria saber se isso é melhor.

Tb se isso é verdade, que no ACR fica melhor? ou se é só impressão minha.

Também já tive esta impressão: abri a mesma foto no NX e no ACR e elas pareceram um pouco diferentes. Não tenho conhecimento técnico, mas acho que não se trata de ser melhor ou pior, visto que se trata de dois bons programas de tratamento de imagem. A questão é você se acostumar com um deles, ver qual é o melhor para trabalhar e tudo mais. No meu caso, não troco o ACR pelo NX, principalmente por utilizar também o Bridge.

Eu costumo usar o CNX pois gosto muito do Upoint, e da opção de salvar o processamento direto no NEF, sem precisar do sidecar.
Mas tenho minhas duvidas quanto a trocar p/ o ACR, o lightroom não me agrada principalmente por não ter lens correction.

O ACR 4.4.1 tem o recurso Lens Corrections

Por isso a duvida.
Deixa eu fazer mais uma pergunta, uma vez que eu abro a foto no ACR e edito no PS eu sou obrigado a salvar um TIFF ou as edições do PS ficam no Sidecar?

's

Todas as alterações que você faz no ACR ficam armazenadas em um arquivo separado de formato xmp. Depois que você abre no photoshop, pode gravar em um formato chamado photoshop raw. Eu salvei neste formato mas não deu muito certo. Então, eu costumo fazer todo o tratamento em ACR e abro no photoshop apenas quando preciso acrescentar alguma coisa, aí eu gravo a foto também em psd. Do contrário, gravo no ACR mesmo

Não ganha nada, mantenha os NEF’s como NEF’s.

A idéia na criação dos DNG pela Aobe era criar um formato de arquivo padrão universal também para os RAWS e oferecer como garantia aos seus consumidores o suporte eterno a esse formato, ou seja, hoje ou daqui a 100 anos você teria programas com compatibilidade com os atuais NEF’s, CR2, etc…

No entanto, com o interesse dos fabricantes de câmeras em venderem seus próprios softwares não houve adesão industrial a esse formato de arquivo e hoje seu uso é apenas para fins de arquivamento, no intento de aproveitar-se dessa garantia de compatibilidade da Adobe.

Pessoalmente, até hoje não convertí nenhum arqivo meu para esse formato pelo fato e todos os softwares atuais serem capazes de lidar com os NEFS, CRW e CR2 que possuo mesmo mais antigos, com tranquilidade.

Acho que isso só vai ter uma utilidade real no momento que houver uma mudança considerável na plataforma Windows, como aconteceu do 98 para o XP, onde muitas extensões dearquivos foram mudados, muito hardware mais antigo ficou sem driver, aí sim, nesse momento a onversão para o DNG pode tornar-se uma vantagem.

Atualmente, com a compatibilidade criar um DNG sai caro, porque o arquivo criado, uma espécie de TIFF comprimido embute também o RAW, o que praticamente duplica o espaço que o arquivo passa a ocupar em disco.

Abs.,
Marcelo.