Acho que esta é uma das perguntas mais recorrentes entre os iniciantes, mas em toda a pesquisa que fiz (e foi grande ) a comparação entre as duas lentes sempre envolvia uma grande diferença de preço… Bom agora essa diferença é menor e eu estou disposto a pagar a mais pela que for melhor… Então, considerando o uso em uma D5100 qual seria a melhor escolha?
Imagino que a versatilidade das duas seja bem próxima ou igual, mas uma delas deve ter melhor qualidade no resultado, ou não?
Fiz a comparação no DxOMark, mas ainda sim gostaria de ouvir a opinião do pessoal do fórum…
Acredito que a comparação certa seria entre a 35mm e a 50mm 1.8, certo?
Existem algumas variações de abertura para lentes, mas vamos nos concentrar em três modelos específicos:
35mm 1.8G: excelente nitidez, é voltada para câmeras DX (apesar de poder ser usada em Fx com pouca vinheta), é ideal como lente walk-around e pode ser usada para retratos, porém apresenta bastante distorção. Possui motor de foco e pode ser usada na sua D5100, além de possui foco rápido, silencioso e preciso. Valor: em torno de 750 reais;
50mm 1.8D: lente clássica, apresenta menos distorção que a 35mm. Para se conseguir melhor nitidez, o ideal é utilizá-la com no mínimo F2.8. Não possui motor de foco, é um pouco mais lenta que a 35 1.8G. Possui valor em torno de 450 reais. Pode ser usada em câmeras Canon (com adaptador) para realização de vídeos.
50mm 1.8G: excelente nitidez em 1.8, superior ainda que a 35 1.8G. Pode ser usada em câmeras Dx e FX, ideal para retratos de meio corpo, apresenta excelente bokeh. Possui características similares à 35mm 1.8G e com preço em torno de 850 reais.
Para seu caso, só poderá escolher entre as 35 e 50 1.8G para ter foco automótico. A escolha depende muito do que se quer:
Esquece essa medição do DXO, é muito ruim, principalmente com essa 50mm f/1.8G, eles apontam uma medição totalmente equívoca. Colocaram a 50mm f/1.8D e a 50mm EF II a frente da 50mm f/1.8G. Coisa que nunca, nunca aconteceu nem vai acontecer.
Complementando o que eu disse, eu tinha a 35 1.8G, porém depois que comprei a Tamrom 17 50 2.8, ela praticamente ficou sem uso. O único porém dela é se pretender utilizá-la para retratos, pois a distorção dela é altamente perceptível. Apesar disso, tem como minimizar esse efeito pelo LR3/4.
Para o range DX, acho que a 50mm 1.8G fica muito fechada se for usar como walk-around. Se for usar para retratos, ela será show de bola!
Uso a minha 35mm 1.8G DX para alguns passeios e paisagens ( quem nao tem 12-24mm 2.8, caça com 35mm 1.8G!!! ) e uma 50mm 1.8D eh um opçao bem barata para retratos, mas parece q se aproximar bem da face aih jah começa a distorcer!!
São lentes distintas no formato DX (normal e meia tele), portanto, com propostas de uso diferente.
Tudo depende de qual uso vc fará delas.
Vc já tem isso em mente ?
Se for para uso geral em formato FX eu iria de 28mm ou 35 mm (equiv. a cerca de 42mm e 52mm, respectivamente).
A maioria das rangefinders que usa lentes fixas (não intercambiáveis) para uso geral, possuem distância focal real entre 28mm e 40-45mm. Além disso, vc não consegue fotografar adequadamente em ambientes internos (uma festinha de aniversário por exemplo).
EU particularmente compraria uma 28mm/2.8 AF-D que é uma lente boa, barata (usada e em ótimo estado) aproveitável no formato FX caso resolva migrar no futuro, e quanto a 35mm/1.8 não foi projetada para esse uso (na D700 seu uso causará uma queda de resoluçao de 12MP para 5MP). Ninguém normalmente compra uma camera full frame para usar lentes DX e perder mais da metade da resolução, exceto se for uma D800.