Nikon 35mm 1.8

Boa noite,

Tenho uma Nikon D610, 50mm 1.8, 24-120 4.0.
Estou pensando em adquirir uma 35mm 1.8, terei mais algum ganho além da abertura 1.8?

vc vai ganhar um ângulo mais aberto :dizzy_face:

pergunta estranha :ponder:

na verdade estou querendo saber se a 35mm por ser uma lente fixa tem vantagens alem da abertura em relação a nikon 24-120 4.0

Via de regra lentes fixas tem mais qualidade (nitidez) que uma lente zoom. Alguns em maior outros em menor grau dependendo do modelo

Mas o mais bacana mesmo é a abertura em si e pelo fato de ser 1.8.

Bela máquina vc tem aí :ok: Casa bem com uma 35mm! Se fosse cropada ia até falar pra pegar uma 20 e tantos mm

Mas você já não tem uma 50mm fixa pra saber das vantagens e desvantagens desse tipo de lente?

Em minha opinião, a 35 é uma lente ótima para vc colocar na câmera e fazer fotos na rua: leve, bastante luminosa e um ângulo que, para mim, proporciona fotos mais interessantes do que a cinquentinha. A 50 é muito fechada para o que gosto de fazer, a 35 faz com que o “motivo” se integre mais ao ambiente, mais coisas em volta, mais background. Como gosto de fazer fotos em viagem, sempre quero associar o 1o plano ao 2o e assim por diante. Ou seja, entre a 50 e a 35 eu fico com a 35.

A 24-120/4 que tive e me desfiz, para mim não era tão prática pois, embora “pau para toda obra”, era pouco luminosa, cara, pesada, nem tão wide nem tão tele, e eu ficava mesmo entre o 24 e o 50. Me adaptei melhor a uma 18-35 G (permanente na câmera), uma cinquentinha e a 70-200/4. Mas é gosto pessoal mesmo. Fica a opinião… :ok:

Concordo com sua opinião quanto a 50mm, eu raramente a uso, exceto quando preciso realmente das grandes aberturas e quando usei não consegui ver grandes diferenças em relação a 24-120. Minha expectativa era que por a 35mm custar quase 3 vezes o valor da cinquentinha, fosse bem melhor mesmo assim, acho que vou acabar comprando só pela abertura pois evito ao máximo usar flashs.
Obrigado a todos pela atenção, foi muito bom esta troca de ideias.

A cinquentinha 1.8 custa barato assim pela escala, eu acho: milhões delas são produzidas. Mas veja como o preço muda na F/1.4… :slight_smile:

Se vc quer flexibilidade, pouco peso e aceita as imperfeições de lente zoom, dê uma olhada na 18-35 G… :slight_smile:

Estas imperfeições são corrigidas pelo Lightroom, eu quando importo minhas fotos sempre faço a correção automática de lente, isto resolve?

Resolve mais nas bordas, a perspectiva de uma GA continua, ou seja, vai “engordar” um pouco o assunto. Se for paisagem sem problema, agora se for pessoas…

Deixa eu ver se entendi, se eu fotografar uma pessoa com a mesma distancia focal com uma lente fixa e com uma zoom a pessoa vai estar mais gorda com a zoom?
Ou isto é uma característica apenas de distancias focais de GA?

Não, o amigo aí exagerou um pouco, a distorção “barrel” só fará isso se a lente for péssima, vc só percebe nas lentes modernas em coisas retas, grades, muros de tijolo, por exemplo, e isso é normalmente corrigido na própria câmera para a foto processada (JPEG) e por software em qq formato. Ninguém vai ficar “gordo” pq vc está usando uma lente zoom… :slight_smile:

A 50mm é baratinha porque é uma distância focal “normal”(não afasta nem aproxima o assunto). O 50mm é o projeto mais fácil de se fazer… tem poucos elementos e estes são mais simples.
A 35mm ja tem um projeto mais complicado, exige mais correções de distorção etc, por isso custa mais.

Esta 35mm fx está com qualidade bem superior em relação às 50mm, mesmo a série G, mas por mais que tenha um bom controle de distorção geométrica, que pode ser facilmente corrigida no lightroom, os 35mm em algumas aplicações como retrato por exemplo, vão trazer distorções de perspectiva, e esta não pode ser corrigida via software… A única saída para esta situação é fotografar com distância maior e fazer um crop posteriormente ou usar o modo DX da D600

… pela perspectiva obtida com essa distância focal, e não pq é “lente zoom”, que é a dúvida do amigo… :ok:

se voce raramente usa sua 50mm, então acho que vai usar menos ainda a 35mm

sinceramente eu nao compraria ela não, talvez investir em uma 24-70 2.8 ( sigma, nikon ou tamron), ou alguma nesse range, seja uma melhor opção para voce

Outra opção seria pegar uma prime com + de 100mm ( 105, 135, …) com uma abertura de 3.5, 2.8, etc que tambem pode ser que seja mais util

resumindo, nao pegaria essa 35mm não

Era isso que eu quis dizer, só não sou tão técnico. Sabendo controlar distância, e centralizando uma pessoa (no caso de retratos), aí sim a distorção é quase imperceptível. Porém por mínima que seja, só tem como corrigir por métodos mais específicos no photoshop, pois o controle de distorção do lighroom por exemplo não vai conseguir.

Eu não acho que essa distorção aparece só em lentes “péssimas”, acho que todas as lentes, de 85mm pra baixo causar um distorção visível e aparente, claro que dependendo do ângulo e distância. Algumas lente aparentam mais, outras menos, mas todas têm.

RenatoKW, acredito que você mencionou novamente a questão da distorção GEOMÉTRICA…

Na minha opinão, quando o colega BOSA refere-se a perspectiva, ele comenta sobre a diferente linguagem que cada distância focal proporciona.

http://www.tamron-usa.com/lenses/assets/images/technology/fund_chart.jpg

Veja nessa imagem que mesmo mantendo o objeto principal do “mesmo tamanho”, a informação capturada é bem diferente para cada imagem, isso devido ao ângulo de visão de cada objetiva, em outras palavras, a mensagem que a interação entre objeto e fundo contam são completamente diferentes para cada objetiva devido a quantidade de informação que é capturada.

A regra é:

1. Quanto maior a distância focal, mais isolado o objeto fica;
  2. Quanto menor a distância focal, mais contextualizado o objeto fica.

:ok:

Está correto, eu confundi mesmo.

Me referi mesmo à distorção que a perspectiva causa no rosto do fotografado.

Ao fazermos um retrato como no exemplo acima(corte de rosto e ombros) usando uma 35mm, por mais que a lente tenha as distorções ópticas 100% corrigidas(paredes de tijolos perfeitamente retas), o rosto fica horrível pois a distância entre o rosto e o sensor de captura é muito curta, tornando as proporções completamente fora do que costumamos ver com nossos olhos. A pessoa fica feia, com nariz grande, rosto espremido(lateralmente) e orelhas escondidas.

Distorção de perspectiva é o pior tipo… já a geométrica não traz um efeito tão destrutivo em retratos… precisa ser uma lente muito vagabunda pra estragar uma fotografia por conta disso… eu por exemplo nunca tive esse tipo de problema, nem mesmo com lente kit.

Po, então eu tava certo kkkkkkkkkkkkkk