Nikon D3100 + flash yongnuo 565

Boa tarde pessoal,
Em meados de setembro será o aniversário do meu filho, 3 anos, como esse ano será uma coisa bem pequena somente os amiguinhos da escola e o pessoal de casa resolvi eu mesmo fazer as fotos, ao contrário dos outros anos em que eu contratei um fotografo para tal. Minha câmera é uma D3100 + lente do kit e comprei um flas yongnuo 565. tenho algumas dúvidas com relação ao uso do flash.
Será usado na sapata da câmera, estou lendo muita coisa aqui e em outros sites tipo youtube.
É melhor que eu use o flash em TTL ?
Li que a velocidade do obturador não influencia na exposição flash, ou seja, posso usar velocidades mais baixas tipo 60 ou 80 para captar um pouco mais de luz ambiente?
Tenho usado a câmera em modo manual com iso automático, posso continuar usando dessa forma ou seria melhor escolher o iso de acordo com a cena?
Por enquanto minhas dúvidas são essas, o flash deve chegar semana que vem, enquanto isso vou pedindo a ajuda de vocês, que para quando chegar eu não fique muito atrapalhado.
Muito obrigado.

pode usar sim baixa velocidade porque o flash vai congelar. Se no local tiver muita variacao de luz podera usar i auto iso tranquilo. Mas veja se nao vai passar de 800 senao vai granular consideravelmente.

Obrigado RenatoKW, provavelmente não terá variação de luz, geralmente uso auto ISO indo no máximo em 800.
Uma pergunta, quando eu faço a fotometria usando o flash a câmera já “entende” que o flash está na sapata ou eu já tenho que fazer os ajustes sabendo que o flash será usado ?

Se o flash estiver ligado entende sim.

Show, valeu pela dica.

Renato, tem certeza?
A câmera teria que saber qual a potencia que o flash seria disparado para fazer algum calculo, e isso até onde eu sei não é possível, mesmo o TTL precisa dar um pré flash antes do disparo para medir a luz.

Para fazer a
fotometria usando o flash
é preciso um fotômetro de mão.

Boa tarde pessoal, o flash chegou hoje, bom agora é meter as caras para aprender a usa-lo.Se alguém tiver alguma dica que possa ajudar ?