Não conheço as lentes, mas duvido muito que alguma dessas lentes tenha a qualidade superior a 18-105, talvez a Nikkor 18-200 empate, e as outras devem ser um “pato mirrado”
Se quer qualidade (mais do que a 18-105) o caminho não é esse amigo.
Você já tem versatilidade com a 18-105, pensa na possibilidade de dar prioridade a qualidade e pegar umas fixas!
Amigo se você usa Nikon, tem 3 objetivas da Nikon, mas só conheço uma delas, que posso recomendar. Se você já tem uma 18-105, significa que na parte dela, falta algo dos 105mm pra cima, então uma boa opção é a 55-200, gosto bastante dessa lente da Nikon, acho ela boa e barata, bom custo-benefício, tal como a Canon que tem a 55-250 . A Nikon possui uma 55-300, uma 70-300 e até mesmo uma 18-300.
Mas lembre-se, quanto mais distâncias focais numa mesma lente, mais versátil ela será e menos qualidade ótica ela terá. A Tamron tem, atualmente, a 18-400, que é a lente zoom de maior alcance já lançada.
Lente curinga em zoom acima de 3x vai ser dificil porque quanto maior a variação focal em uma mesma zoom , muito menor será a qualidade das imagens obtidas com elas …
Tamron 18 - 270 e sigma 18 - 250 serão uma grande decepção.
Se voce quer mesmo qualidade de imagem procure as fixas .
Não sei qual sua câmera.
Acredito que a opção de melhor qualidade não passa por ranges maiores do que a atual.
Para melhorar a qualidade a solução seria a 16-85mm f/3.5-5.6 ou a 16-80mm f/2.8-4. (esta última muito cara)
Os ranges maiores lhe servirão apenas para melhor alcance.