Acho que isso já foi comentado por aqui anteriormente como um rumor. :ponder:
Nikon vai encerrar a produção de câmeras no Japão
The Japanese Asahi (translated) reports that after more than 70 years Nikon will end camera production in Japan. The Z6 and Z& production were already moved to Thailand and the D6 will be moved by the end of 2021. Cost-cutting is the main reason for the move. The Nikon factory in Sendai will continue to play an important role in future camera production.
[i]At last, Nikon will end the domestic production of camera bodies that has continued for more than 70 years. Until now, body manufacturing has been carried out at “Sendai Nikon” in Miyagi Prefecture and “Nikon Thailand (NTC)” in Thailand, but in order to reduce costs, it will be concentrated at the Thai factory.
Production of the mirrorless cameras Z 7 and Z 6 was completed at the end of September, and preparations for the transfer of production to Thailand have begun in October. Production of the D6 digital SLR will also be transferred to Thailand by the end of 2021. (translated)[/i]
Complicado, Canon só precisa fazer mais câmeras sem filtro AA, e lentes mais nítidas para começar à olhar para ela…
Na verdade já estou tentado com os preços das 500mm F4 IS no Mercado Livre.
Putz… seria o começo do fim? Espero que não.
Não conheço a estrutura fabril da Nikon mas gostaria de saber se essa planta é dedicada somente para corpos ou se ali também fazem lentes.
Vejo essa notícia com várias perspectivas. Vamos começar pelas boas:
A empresa está realmente focando em se reestruturar e buscar sua salvação financeira
Eles conseguiram estabelecer um padrão de qualidade muito bom fora do Japão já que suas máquinas mais caras já estão sendo feitas na Tailândia.
Agora vamos com a perspectiva/ponto de vista negativo:
A situação em volume de vendas tá tão baixo que a fábrica da Tailândia (talvez com alguns investimentos ou não) foi possível de concentrar todo o volume de fabricação por lá
Passa insegurança para o mercado consumidor pois fica aquela pulga na orelha: Qual a próxima coisa a acabar ou se desfazer antes da falência?
Por mais que eles tem um nível de qualidade muito bom dos produtos que saem de lá eu duvido que uma câmera feita fora do Japão consiga ter a mesma qualidade da feita lá no Japão. Só quem trabalhou ou trabalha com os Japas, sabem como eles são referência mundial em controle de Qualidade. Além disso, não ter produto feito em Japão feri muito o mercado de luxo ou mais caro que quer poder de se orgulhar de usar um produto Made in Japan.
3.1 Eu tenho certeza que uma porrada de componentes vem do Japão e continuará vindo mas a parte mais cara em um produto de consumo que passa por inúmeros processos de montagem é o labor cost que, com certeza, montando na Tailândia, reduz absurdamente esse encargo. Eu trabalho com Manufatura, Montagem, etc… e sei o quão evoluído a Montagem com robôs está mas um produto como esse tem certas etapas que não permitem automação.
A mensagem que fica para o mercado consumidor é muito rum e tira a confiança
Agora eu fiquei com uma outra pulga atrás da orelha com esse anúncio: Quer dizer que a Z6 e Z7 pararam de fabricar oficialmente? Se sim, poderiam logo queimar os estoques e virar a página para as MK II.
Cara se você quer lentes mais nítidas precisa olhar com admiração pro sistema RF, a Canon realmente tá fazendo lentes ótimas.
Sobre a Nikon é realmente com pesar que a gente escuta esse tipo de notícia. Uma coisa é ela sair do Brasil (aqui no Brasil a coisa é realmente complicada) mas fechar a produção de fábricas de 70 anos , no país berço do mundo da fotografia - Japão - é realmente complicado. Até tava pensando esses dias o que seria do mundo da fotografia sem o Japão, praticamente 2/3 do que há de bom na fotografia surgiu e vem do Japão.
O sistema RF é praticamente o mesmo do EF em nitidez pelo que vejo, até à 50mm que achei que dessa vez iria vir boa ficou na mesma. :doh:
Nikon Z realmente está fazendo diferença em nitidez em comparação com as F.
Concordo.
Quem quer equipamentos (fotográficos) de ponta sempre se importa com o país de origem do produto, principalmente quando fabricados no Japão e Alemanha.
Essa notícia não me surpreende: já faz um tempo que a Nikon está adotando medidas “decepcionantes”. Um colega deste fórum comentou que a fabricante logo iria dar a volta por cima em breve e duvidei na época. Parece que a virada vai demorar mais tempo.
A maior parte dos corpos eram e são feitos na Tailândia. Os problemas de recall que tiveram, que eu me lembro até agora, estão associados à falhas de projeto/design e não de fabricação.
Na prática, essa notícia não muda muito coisa mas a mensagem que fica é que preocupa. O que mais eles vão fechar. Ao contrário dos corpos, as lentes top e mais profissionais são feitas, em sua maioria, no Japão. E as lentes são o que mais importam e a maioria aqui do fórum concordará comigo que a Nikon tem lentes melhores que a concorrência de maneira geral.
Uma noticia assim significa que a Nikon realmente está fazendo de tudo para reverter a situação atual. Não está medindo esforços.
O orgulho japonês é enorme e o made in Japan era a frase que eles sempre tiveram como um mantra.
Todas as melhores lentes da Nikon sempre foram fabricadas no Japão.
Mas 2020 foi cruel com muitas marcas e muitos mercados.
Não foi tão sério como a invasão dos celulares mas chegou perto.
A Economia sofreu um abalo sísmico nunca ante visto em vários segmentos.
Imagino que muito ainda deve vir do Japão, mas a montagem será fora.
Isso não será, necessariamente, um problema.
Com treinamento, tudo se ajusta.
Mas deixa o mercado com um pé atrás, e a pulga coçando atrás da orelha.
Segundo o comunicado oficial é citado somente “câmeras”. Como eu já havia escrito lá em cima, câmera por câmera, não vai mudar muito pois a maioria já é feito na Tailândia. O grande problema é a mensagem que fica para o mercado (consumidor comum, investidores e profissionais). Sempre vai ficar aquela pulga atrás da orelha. Parou por aí ou vão seguir com essa estratégia de Outsourcing? A tecnologia de fabricação e controle de qualidade de lentes é muito mais delicada e estratégica do que corpos.
Caraca… me lembrou na hora as aulas de Ciência dos Materiais com diagramas de fase. Eu como decidi ir para a área de Polímeros, nunca me aprofundei no assunto mas tenho amigos que foram para a área de Cerâmica e estudaram muito isso. Sendo mais específico ainda, um dos meus colegas de turma fez Mestrado, Doutorado e PhD no Lamav (laboratório de vidros da UFSCar) lá na universidade e dá aula hoje nessa área. Vou mandar o link para ele.