E para quem pretende comprar lentes Nikon nos USA:
Vi que a Z5 original tá por um preço bem convidativo. Tem usada com pouquíssimo uso por menos de 750 dólares, nos EUA. Parece que essa Z5II interessou um monte de gente. Até olhei uma Z5 dessas usadas, mas o preço das lentes me fez desanimar.
essa câmera não é tão boa, a Z5. A irmã mais nova sim, muito boa.
E sim, as lentes são o problema na Nikon Z.
Curiosidade: quando vc diz problema em qual/quais aspectos?
Deve ser no valor kkk
É, talvez tenha sido um pouco simples na resposta, mas o que quis dizer é que a Nikon acaba tendo qualidade realmente boa em lentes muito caras.
As tamrons que foram feitas pra Nikon por exemplo, não conseguem ser tão boas assim e às vezes até inferiores as F4 e algumas lentes mais compactas da Nikon como 40 e 28 tem construção muito simples e se você quer algo um pouco melhor, já precisa usar lentes fixas grandes, que também já ficam bem mais caras.
Então no fim acho que as lentes Nikon são muito caras pra quem usa o sistema.
Eu tenho uma Z8 e nem cogito comprar uma 24-70 2.7 70-200 2.8 ou 100-400 por exemplo.
Aí você olha pra Sony que faz lentes FF e ela tem opções de qualidade ótica melhores que a 24-70 nikon por um valor mais interessante.
Eu acabei comprando um adaptador Sony/Nikon e vou me virando desse jeito.
Está usando esse?
https://www.bhphotovideo.com/c/product/1775841-REG/venus_optics_megadap_etz21pro_sony_e_mount.html
esse mesmo, mas ele tem problemas de compatibilidade com algumas lentes viltrox, então agora quero comprar o da Viltrox também.
Bacana, já olhei alguns testes e reviews. Achei bem interessante, pelo fato do valor das lentes Nikon. Mas fica o pé atrás de não funcionar 100%, pois depende da lente, certo?
Sim, recentemente eu comprei uma Viltrox LAB 135mm 1.8 pra Sony achando que me serviria na nikon também usando adaptador e me ferrei, não funciona, mandei e-mails e mensagens no instagram da Megadapt para ver se eles fariam algo mas sequer me responderam.
Mas é uma lente nova, a maioria das lentes sony funcionam perfeitamente.
Mas voltando ao assunto Z5, tô cogitando pegar uma Z5 II pra backup da Z8.
Se vocês estão achando Nikon cara, imagina a Canon rsrsr
Pior, o pódio é assim:
🥇 Canon
┌────────────┐
Nikon
Sony
┌──────┐ ┌──────┐
Minha impressão é que as Canon são caras, mas têm pra todos os gostos: uma f/1.8 barata, uma f/1.4 cara e uma f/1.2 absurdamente cara. A Nikon cobra muito caro por f/1.8. f/1.4 é menos cara.
Dá pra usar Viltrox, mas é um contrassenso, eu creio.
o que acho ruim é que as 1.4 já não tem a mesma qualidade das 1.8.