Thom Hogan:
"A Nikon lançou hoje o Z8, o quinto modelo de sua linha de câmeras full frame mirrorless. Antes de chegarmos aos detalhes, quero mais uma vez escrever um pouco sobre as três mulas/protótipos que circularam durante os últimos 18 meses:
1 - 61mp sensor Sony existente.
2 - Novo sensor Nikon. Pode ter sido 67mp (certamente 60mp +).
3 - Sensor Nikon existente de 45mp.
Agora sabemos que a decisão da Nikon foi #3, mas acho importante considerar o porquê.
“Aqui está o que eu acredito: A Nikon originalmente pretendia que o Z8 fosse uma câmera de alta contagem de pixels que competisse com o Sony A7R Mark V e daria aos usuários da Nikon D8xx um caminho de atualização muito claro para o mirrorless. Provavelmente por causa da velocidade de descarga do sensor (não pode soltar o obturador mecânico sem ele) e a aparência de estar atrasado para o jogo com o mesmo sensor, a Nikon realmente não queria usar o sensor Sony 61mp. Infelizmente, obter um sensor completamente novo com os atributos desejados da Nikon na fábrica e na produção provou ser impossível no período de tempo que a Nikon queria, então eles escolheram o #3.”
Mitos brotam espontaneamente na internet - ThomHogan
"O chassi não é todo de metal, a câmera vai quebrar:
a Nikon usa uma combinação de materiais no design da carroceria do Z8, assim como aconteceu com praticamente todas as câmeras não emblemáticas no passado recente. Em um Z8, a liga de magnésio é usada no corpo frontal para ajudar a alinhar a montagem da lente e o sensor de imagem, que se encaixam nele. O resto do corpo é um material infundido com fibra de carbono, acredito que seja uma forma do material Sereebo da Teijin, que é extremamente leve sem sacrificar qualquer resistência ou durabilidade. Ao contrário do metal, esse material sustenta melhor os impactos — até sua resistência à quebra — já que não tem memória. Também devo ressaltar que uma câmera Nikon que usava um quadro de liga de magnésio, a D800, era notória por alguns quadros quebrando, o que permitia um desalinhamento do módulo do sensor de foco e essencialmente totalizava uma câmera quando isso acontecia. O metal por si só não é uma panaceia."
Uma coisa interessante sobre materiais com fibra de carbono (ou de vidro) infundida é que eles podem até quebrar, mas a peça quebrada ainda retém bastante resistência mecânica. Não creio que isso venha a ser um problema, não.
Eu mesmo aqui animei a comprar um filamento de impressora 3d de policarbonato com fibra de carbono pra fazer uns testes. Pelo que falam, dá pra substituir algumas peças metálicas sem problemas.
"No mês passado, passei duas semanas no gelo marinho congelado ao longo da costa da Ilha de Baffin, no Canadá, procurando ursos polares fêmeas que tinham acabado de emergir de suas tocas com seus filhotes recém-nascidos.
Quando cheguei à sede da Nikon para recolher as lentes, uma surpresa aguardava: um protótipo da nova Nikon Z8 para testar no alto Ártico. "
“Devo acrescentar que, durante toda a viagem, sempre mantive minha bolsa de câmera do lado de fora. Dentro da nossa barraca, ela ficou muito quente ou muito úmida, e eu não queria correr o risco de causar qualquer condensação dentro do meu equipamento. Só levei os cartões e as baterias para dentro. A temperatura mínima de operação do Z8 é de -10C, mas pode claramente lidar com muito mais frio do que isso. Observe que a Sony ⍺7RV e a temperatura mínima de operação da Canon R5 são avaliadas em 0C.”