Nikon ZF -

mas sempre tem o YT que vai fazer pra mostrar que consegue…

Sob a lua cheia, pressão atmosférica de 1013 milibares, umidade relativa de 48% e todo mundo parado feito estátua !!!

Na época que lançaram a Olympus E-M10 Mk2, um montão de gente disse que dava pra fazer 1s na mão na boa.

Eu tentei inúmeras vezes e sempre ficou uma porcaria, sendo que a única vez que achei razoável foi justamente usando uma 9-18 em 9mm.
Nem as Pana GX85 com esquema dual IS (IBIS + IS) conseguem isso direito, com um sensor MFT que é muito menor.

Se não segurar os tais 8 pontos na munheca e em condições normais de uso, é puro marketing duvidoso.

Feliz é a Canon que tem em seus usuários uma fé cega:
Canon R5
“Up to 8-stop Image Stabilizer*
Shoot hand held where you couldn’t before.”

https://www.canon.com.cy/cameras/eos-r5/specifications/

Eu ia comentar justamente do m4/3, tem gente que se gaba de ter abandonado tripé para longa exposição.

O que eles não dizem é quantas tentivas pra uma dar certo e o treinamento de respiração de sniper rsrs

Não dá para julgar nada vendo essas fotos pequenas.
Eu nunca consegui nenhuma imagem que eu achasse suficientemente boa. Talvez para instagram no máximo.
E novamente, com uma GA, no infinito é muito mais fácil. Só que essa galera provavelmente está insinuando isso para eventos, shows, etc e aí vão quebrar a cara.

Vocês que tem GAS incontrolável, testem e depois me contem. Seja Canon, Nikon ou o que for.

Se eu tivesse uma Pentax K5 II estaria fotografando e focando perfeitamente as estrelas… não perdendo tempo no fórum de uma empresa retrógrada como a Nikon.

O telescópio espacial James Webb que se prepare para o lançamento da Pentax K5 III.
Isso sim é grande coisa!!

Incrível como fanboy fica irritado quando se fala alguma coisa contra qualquer marca que seja… pqp.

Deveriam especificar.

Essa camera e bacana.
O fato do lcd ser articulado e poder fechar totalmente protegendo o vidro de arranhoes. :ok:
E bom para quem fotografa na orientacao retrato.
Apenas o buffer dessa camera, deve ser por volta de cinquenta fotos raw.
Eu fotografaria em jpeg.

Sim, amante da marca Nikon. Também usuário de Canon e Fuji.

Só não faço o papelão de apenas criticar por criticar. Não vou na aba Sony criticar falhas pontuais de um lançamento apenas por não gostar da marca (e, de fato não gosto da marca).
É visível a forma infantil da sua crítica.
Ex: “minha Pentax faz há séculos… grande coisa.”

Entendo perfeitamente que a critica é a forma mais direta de exercer no criticado uma reflexão - pessoa ou neste caso empresa. Naturalmente, qualquer crítica é uma escolha entre o que se aceita e o que se rejeita, o que é preciso considerar é a intenção da crítica, se ela construtiva ou destrutiva.

Entretanto, a crítica excessiva pode ser uma forma fácil de defesa do ego.

kkkkkkk exato

É… Eu gosto de colocar apenas fatos e indagações, sem colocar emoções sobre empresas.

Não sou dessa cultura gratuita de consumo. Se alguém trabalha com isso, se sustenta ok. É outra história.

O marketing das empresas é com frequência colocado a prova e comentado em reviews. Assim é o lens rentals, dpreview, peta Pixel, optical Limits.

vai falar que são poucas as ML que focam bem em baixa luz então pra ver…

Por isso eu achei a ZF uma boa, não tem o buffer da Z8, não tem battery grip, não tem trava de Ibis, não tem o layout de botões topo de linha, mas foca.

A d750 tinha um buffer de 25 em raw 12 bits. 15 em raw 14 bits. O povo usava d700 com um cartão e 5d.

Zf é uma câmera que é pra ganhar mercado que a nikon não tem hoje e é praticamente só explorado pela Fuji…

demais especificações são para chamar a atenção e forçar o cliente Fuji a ir pra Nikon ou voltar para Nikon.

basicamente eles colocaram muita coisa que a fuji tem nesta câmera, e com o adicional de ter provavelmente um foco legado da z8 melhor que a fuji.

Sim Fabiano, mas quem não pode comprar Z8, e já tem uma Z6 como principal, pode ter uma ZF para as situações onde o af da Z6 não dá conta.
E aí tem um monte de tec junto. Pré buffer… etc.

sim… mas eu ainda ficaria um pouco receoso e só investiria nesta câmera para uso profissional daqui alguns meses quando realmente sair os reviews confiáveis no mundo real.

por enquanto só compraria ela se fosse pra hobby e combinar com um Renegade, copo stanley e sair de rolê com o pessoal do beach tennis. :assobi:

Olha só…

Não é critica sem sentido e sim uma coisa técnica. Pare e pense um pouco sobre o que realmente significam 8 pontos para o IS. Realmente faça as contas e leve as situações do mundo real em conta. Como disse um colega aí pode ter certeza de que aparecerão muitos asteriscos no anúncio justamente para evitar processos futuros. Há que saber filtrar esses tipos de alegações. Vi isso acontecer inúmeras vezes com diversos equipamentos que tive, de várias marcas.

Eu duvido que algum sistema de IS aguente 8 pontos salvo em situações muito específicas simplesmente pela matemática e engenharia da coisa. O bloco estabilizador tem muito pouco espaço físico para mover-se e compensar. Basta um cálculo básico de geometria para saber que a conta não fecha dependendo do comprimento focal e da distância. Não é porque é Nikon e sim porque há um limite mecânico e físico para a atuação.

Outra coisa é alegar uma "novidade"que na verdade é uma novidade parcial. Isso é um artifício de marketing amplamente utilizado pela indústria e o desavisado ou inocente cai nessa estorinha. Essa coisa do foco nas estrelas é uma delas.

O que os fabricantes andam fazendo é um marketing nebuloso, cheio de “asteriscos” em tudo e que ninguém para para ler ou criticar.

Pegue o exemplo da propaganda do Mac M1 da Apple. Ele é muito mais rápido do que os Intel anteriores em certas situações apenas. No resto é igual ou até mais lento. Digo isso porque eu tenho e trabalho o dia inteiro com Mac diversos e PCs diversos.

Fuji idem. Tive OITO câmeras Fuji de diversos modelos. Nada do que a Fuji alega de benefícios com o X-Trans eu consegui verificar incontestavelmente. A única coisa que em certas situações melhora é o moiré e olhe lá. O que faz do sistema excelente são as lentes, a qualidade de fabricação, o baixo ruído e o sensor mas não o padrão de filtros X-Trans em si. Não existe “sensor X-Trans”. X-Trans é simplesmente um padrão de filtros coloridos que é
diferente do Bayer e é aplicado sobre um sensor monocromático.

Não acreditem em tudo que leem antes de testarem por vocês mesmos.

Que a ZF parece ser uma câmera legal, parece sim.