Nitidez OM-D E-M10 MK III + 14-42mm (kit)

Pessoal bom dia,

Faz muito tempo rs eu tinha uma D7100 com algumas lentes primes e uma zoom da tanron 17-50 2.8. Vendi os equipamentos em 2014 e fiquei muito tempo sem fotografar. Comprei uma E-M10 e não estou conseguindo tirar fotos nítidas com ela. Podem me dar algumas dicas?

Fui para o m4/3 por conta do Angelo aqui do grupo, saimos para fotografar algumas vezes e eu e o Lucas sempre com um monte de trambolhos e ele com uma pochete e conseguindo bons resultados rsrsrs.

O problema é que eu não estou conseguindo estes resultados.

Renan Paiva

uso olympus há mais de 10 anos, nitidez nunca foi um problema. aliás, esta lente do kit não é das mais luminosas mas é bem nítida.
pode postar uma foto para ilustrar o problema?

Caramba, que a responsa a minha! :smiley:
Sua maquina é ótima, deve ser alguma problema de configuração ou na lente. Um dia desses podemos marcar um encontro fotográfico, por ex. em um museu (é mais seguro) e levo algumas lentes pra voce testar. Mas lente de kit não uso, mas ate tenho umas 2 guardadas aqui. Vale investir em alguma lente zoom ou prime de qualidade. Das de kit, tem a Lumix 12-32mm pankake, super compacta e boa, q tenho também..

G1 e GF1 vinham com a lente Lumix G 14-45mm F3.5-5.6 no kit, que tem reputação muito boa.

Este link abaixo é do review da GF1 no dpreview, no capítulo do teste da lente do kit citada acima. Dá uma olhada é avalia o benefício vs. custo.

https://m.dpreview.com/reviews/panasonicgf1/19

Fotos e exif :smiley:

Obrigado, este fds consigo tirar uma melhorzinha para postar rsrsrs.

Opa quanto tempo, com certeza quero sim. Bora marcar você escolhe data e lugar.

Seguem fotinhas simples só para vocês me ajudarem msmo rs.

A primeira esta sem nada de tratamento, agora esta ela aqui com um pouco de tratamento.

Pessoal creio que agora a nitidez atendeu minhas expectativas, utilizando uma prime 45mm 1.8.

Criticas e sugestões sempre são bem-vindas.


by , on Flickr


by , on Flickr

Cara essa foto tá com uma velocidade de 1/8 . Mesmo num tripé 1/8 é uma velocidade muito baixa que pode resultar facilmente em tremidos e falta de nitidez. Subir o ISO e deixar a velocidade mais rápida pra compensar é a solução. Por exemplo: se você usa 24MM de distância focal, experimente deixar em 1/100 ou mais rápido 1/125 , 1/200 , etc. Eu particularmente acho que pra lentes do sistema micro 4/3 (12-42MM , equivalente Fullframe a 24-85 ) eu usaria no mínimo 1/100 pra ter boa nitidez , mesmo que tenha que subir o ISO de 200 pra 800, por exemplo.

Cara essa primeira foto foto tá com uma velocidade de 1/8 . Mesmo num tripé 1/8 é uma velocidade muito baixa que pode resultar facilmente em tremidos e falta de nitidez. Subir o ISO e deixar a velocidade mais rápida pra compensar é a solução. Por exemplo: se você usa 24MM de distância focal, experimente deixar em 1/100 ou mais rápido 1/125 , 1/200 , etc. Eu particularmente acho que pra lentes do sistema micro 4/3 (12-42MM , equivalente Fullframe a 24-85 ) eu usaria no mínimo 1/100 pra ter boa nitidez , mesmo que tenha que subir o ISO de 200 pra 800, por exemplo.

Já a segunda foto a fotometria ficou 1/100s ƒ/5 ISO400 22mm ; ou seja a velocidade do obturador não foi problema pois 22MM em sensor Micro 4/3 é equivalente a 44MM do sistema Fullframe. Então uma velocidade 1/100 seria suficiente. O que está engraçado é que o foco parece que ficou bem na calça jeans do bebê da foto. Como você possivelmente fotografou na abertura máxima da lente (ou algo próximo disso), há uma clara perda de nitidez nas bordas da imagem. Para resolver isso, fechar a abertura para F8 seria uma ótima solução, você teria tudo em foco na sua cena pela distância que você fotografou e teria nitidez no centro da foto e nas bordas também .

Mesmo usando a lente do kit, é possível obter ótimas fotos. Fechar de F5 pra F8, dá um Stop inteiro + 1 terço. Você poderia facilmente resolver isso subindo o ISO pra 800 ou pra 1000 e fechando a abertura pra F8. A fotometria adequada também influencia bastante na nitidez percebida. Por exemplo, o ponto ótimo de uma objetiva geralmente está entre 1 a 3 stops mais fechada. Uma lente de kit só fica nítida entre F8 - F11 - F13 e as aberturas intermediárias.

Se você usou a 45MM 1.8 (não vi a abertura usada), vale a mesma regra. Uma lente 1.8 vai começar a ficar nítida a partir de 2.8 (de 1 a 3 stops) , temos F4, F5.6 . Então qualquer abertura entre F2.8 até F5.6 a lente será ultra-nítida. Entendeu como funciona? Não tenho medo de , eventualmente, subir um pouco o ISO da sua câmera. As vezes é preferível um pouco de ruído mais elevado (com pouca perda) do que uma foto tirada em 1/8 que a velocidade do obturador qualquer tremida tira a qualidade de nitidez da foto.

Espero ter ajudado. Valeus

Ajudou muito com certeza,

Obrigado :wink:

Que vídeo top. vlw :slight_smile:

Meu amigo o Bagnola é FOTÓGRAFO de verdade. São esses caras que fazem a gente ter orgulho de ser fotógrafo, porque ele compartillha coisas dos grandes mestres do passado. Eu mesmo parei de torrar grana com câmeras, lentes, igual alguns do fórum fazem. Com o tempo a gente vai amadurecendo e percebe que na verdade uma Olympus, Panasonic, Canon, Nikon, Fuji, Sony, no fundo , no fundo, fazem AS MESMAS FOTOS porque o seu olhar é único e sua técnica também. Se você tem uma técnica de bos_T@ suas fotos ficarão ruins em qualquer câmera, de qualquer fabricante. Pode ter certeza que pequenos ajustes ai na fotometria com a sua lente do kit 12-42 do seu sistema micro 4/3 te darão fotos lindas; precisa de estudo, prática e de intuição pra captar um bom momento. Mas isso é outro papo rs. Agora tenha certeza que , com boa técnica, você irá tirar bons resultados. Boas fotos!

Verdade

Uma coisa que gostei bastante nos vídeos dele é esta parte de não empurrar equipamento e principalmente no resultado que ele extrai direto da câmera. A foto já sai praticamente pronta.

Eu tive uma E-M10 MK III e tive resultados muito bons com ela. Uma sessão de fotos com a minha filha, em especial, foram algumas das melhores fotos que tirei, JPG direto da câmera, cores no ponto.

A lente? Uma 25mm f/1.8 genérica, c-mount, baratíssima, foco manual, que existe com diversas marcas.

https://www.aliexpress.com/i/32826053216.html

A 45mm f/1.8 é uma das melhores lentes m43 que existem - tanto que mudei para Fuji, mas essa lente não vou vender nunca.

O pessoal falou da velha regra da velocidade do obturador ideal é ser o dobro ou acima da distância focal da lente considerando o crop; por exemplo, com a 45mm f/1.8, o ideal é ter a velocidade do obturador em 1/90 ou 1/100, ou acima. Com o IBIS da câmera, dá pra ser um pouco mais relaxado, dá pra usar 1/50 tranquilamente.

Mas isso vale para objetos estáticos. Para fotografar pessoas, se elas ficarem BEM estáticas, dá pra usar as regras acima. Se elas estão se movendo, eu costumo usar no mínimo 1/125 ou mais rápido.

Quanto à lente do kit, nunca tive a 14-42 PZ, as opiniões sobre ela são variadas - muita gente fala mal, mas já vi fotos e vídeos incríveis com ela. Eu costumava usar minhas lentes kit em f/5.6, que era a abertura de nitidez máxima dela (e da maioria das lentes m43), e ficava excelente. Aliás, a 12-32 da Panasonic é outra das que não vou vender.

Vá treinando e testando que você vai chegar nos resultados, essa câmera é muito boa (tenho um pouco de saudade dela, os dials da Olympus são alguns dos melhores que existem).

Vlw ótimo resultado mesmo, muito obrigado pela ajuda.