Já faz um tempinho que a série xxxD e xxD compartilham o mesmo sensor. Vide 50D e T1i, 60D e T2i/T3i. A T4i/T5i tem sensores um pouco diferentes, mas a base é este mesmo sensor de 18Mp.
Não deixa de ser uma boa estratégia, pulverizam os custos de desenvolvimento e fabricação do sensor, ficando as diferenças na parte de corpo/funcionalidades. Acho muito provável que que uma T6i tenha o mesmo sensor da 70D.
O estranho nisso tudo é que as duas pontas, a T5 que é a câmera de entrada e a 7D que é a top do line-up, compartilharão o mesmo sensor.
Eu imagino que a Canon não vá deixar a 7d como está por muito tempo. Apesar de ser uma baita de uma câmera, está defasada.
Imagino uma possível 7d mark II com o sensor da 70d e ainda mais resistente e rápida que a atual.
Aí ficaria a T3, T5i, 70d, 7d mark II.
A T5i foi lançada no meio do ano passado, então não duvido que em breve teremos uma 7DMKII e uma T6i, compartilhando o sensor da 70D e a T5 se encaixaria melhor, como a câmera com o sensor da geração passada.
Nesse panorama, enxergo a SL-1 como uma câmera extremamente de nicho, sendo relativamente cara e compartilhando o sensor de geração passada.
Os rumores em relação à 7D II são bem controversos, alguns dizendo que nunca virá, outros dizendo que virá esse ano, e ainda outros dizendo que será totalmente remodelada, com outro nome… Esperar pra ver.
A linha XXXXD da Canon é uma campeã de vendas, a T3 faz muito sucesso por aí, era bem natural que viesse uma atualização. Mas a impressão que dá é que é uma câmera velha em um corpo novo, tipo uma T3i em um corpo menor…
Off tópic, mas aproveitando o gancho. Existe um grande mercado de fotografia de esportes/natureza que usa APS-C top e ninguém vai querer entregar esse mercado para a concorrência de graça. Hoje as representantes neste segmento são 7D e D300/D300s. A 70D até pode desempenhar o papel, mas a D7100 fica limitada em função principalmente do buffer pequeno demais. Acho que se a Canon lançar a 7D II, a Nikon em seguida lança uma D400 que poderia ser uma D7100 com mais fps, mais buffer, um sistema de af contínuo melhorado e um corpo totalmente em magnésio.
[/off-topic]
Acho que o lançamento está dentro da proposta. Eu uso este sensor de 18Mp e gosto bastante dele. Acho que uma câmera com as qualidades da 60D em um corpo de entrada e baixo custo tem tudo para dar certo.
Para mim que tenho uma T3 o que falta é buffer!! Somente 3 fotos não da, e a velocidade no modo contínuo é limitado via firmware, se fosse umas 4 fps em raw com buffer para pelo menos umas 10 usando cartões rápidos daria pelo menos umas 12 a 14 fps sem queda de velocidade.
Outra coisa são as limitações (castrações) que a Canon fez nela para vídeo. Sem entrada de microfone e sem ajustes qualquer no modo vídeo.
O que realmente salva a T3 é seu preço.
A Canon vai cozinhar o galo por mais algum tempo. A T3I é a câmera mais vendida em toda a história da fotografia digital e a série com a T4I e a T5I tem mantido o sucesso. Quanto à 7D Mark II, já está praticamente certo que sairá em agosto ou setembro.
Me deparei com essa T5 por um preço muito bom e em uma loja confiável e parcelado, vale a pena optar por essa camera em relação a d3200 pela diferença de 500 reais?
Eu ia comprar uma T5 para entrar no “mundo” das DSLRs. Ela viria com as lentes 18-55mm e 55-250mm. Até tinha me dado ao luxo em acrescentar uma lente Yongnuo 50mm 1.8 (que dizem ter mais qualidade e ser mais em conta que a original).
Porém depois de ler, ler e ler, desisti. Acho que vou continuar com uma SZ mesmo.
A recomendação de muitos (quase unanimidade) é que, ao invés de se adquirir uma SZ, compre logo uma DSLR de “entrada”, por várias razões, tais quais: preço equivalente, sensor melhor, troca de lentes, etc. Porém na mesma recomendação alertam que tanto a câmera como as lentes do kit não têm boa qualidade;
Outra: ressaltam que, mesmo em se comprando uma DSLR de “entrada”, e ainda em se adquirindo excelentes lentes elas serão, no máximo boas, quando não utilizadas em câmeras full frame;
Pelo que entendi nesse tempo de leitura (teoria) é que a recomendação deveria a seguinte: “compre logo uma full frame, de preferência lançamento, e acrescentes umas 2 ou 3 lentes excelentes (e caríssimas) ou se conforme com sua SZ”. :hysterical: