Salve pessoal, eu sou novato aqui no fórum e recentemente comecei a me interessar mais por fotografia…
Eu estou com uma Nikon D70s e a lente AF-S Nikkor 18-70 mm 1:3.5-4.5G, uma lente bem interessante na minha opinião, consegue captar bem a luz e os detalhes ficam nítidos (Isso na minha opinião de leigo).
O que me incomoda é que as fotos estão ficando com bastante ruído… queria dicas de como melhorar isso na D70s.
Sei que a câmera é meio antiga, mas é o que “ta tendo”.
O que vocês acham da lente? O que eu poderia melhorar? A D70s é uma boa câmera? São muitas dúvidas rsrsrs :ponder:
É uma boa câmera e a lente também, inclusive acho melhor que essas lentes de hoje em dia que vem nos kits de entrada. O ruído deve ser por causa do ISO mesmo, já que a D70/s não lida bem com ISO alto . Tenta não usar acima de 400/800 que acredito que não vai ter ruído aparente .
É em ambientes internos? Se for, estude sobre flash externo.
O que facilita bastante, é colocar uma foto de amostra junto com o exif (dados da foto, tipo ISO, velocidade, abertura…).
mas provavelmente é ISO alto mesmo.
Rafael, da uma lida nesse topico aqui. Ruído/ granulado
Resumindo, ruido pode ser 2 coisas:
1 - Má exposição; Está entrando pouca luz, aí precisar trabalhar as variáveis ISO (tentar manter entre 100 e 800), tempo de exposição e abertura da lente.
2 - tratamento; pode ser que o software de tratamento está aplicando algum preset.
Mais da uma lida no topico ali que é recente e de nikon também e lá foi dado a solucao do caso específico.
Voce usa JPEG, RAW, usa editor?
Eu gosto muito de tirar as fotos em RAW, por que tenho mais possibilidades na hora de editar com PS ou LR… Como a galera me disse, fiz alguns testes em ambiente fechado e com 2 iluminadores contínuos, além de diminuir a ISO pra 200, além disso fiz alguns testes em ambientes externos com uma iluminação adequada e melhorou muito os ruídos! Em ambiente interno ele nem aparece… Agora no externo, nas partes onde tem sombra, por exemplo a sombra de uma arvore, algumas partes no tronco dela, ele começa a dar os primeiros sinais, mas nada significativo.
Muito obrigado a todos que responderam!!
Como eu faria para evitar os ruídos numa situação em crepúsculo? Tenho um amigo que vai deixar eu ajudar ele em casamentos, só pra ir pegando mais prática… e normalmente as igrejas e os salões não contam com uma iluminação que ajuda muito, aí o ruído vai aparecer denovo. O que vocês me recomendam? Um flash mais potentes? Aqueles leds de iluminação contínua?
Boa exposição = baixo ruido. Com isso precisa de lente clara, aberta F2 pra baixo , ISO1600 e 1/30s - 1/60s e flash.