Salve pessoal, eu sou novato aqui no fórum e recentemente comecei a me interessar mais por fotografia…
Eu estou com uma Nikon D70s e a lente AF-S Nikkor 18-70 mm 1:3.5-4.5G, uma lente bem interessante na minha opinião, consegue captar bem a luz e os detalhes ficam nítidos (Isso na minha opinião de leigo).
O que me incomoda é que as fotos estão ficando com bastante ruído… queria dicas de como melhorar isso na D70s.
Sei que a câmera é meio antiga, mas é o que “ta tendo”.
O que vocês acham da lente? O que eu poderia melhorar? A D70s é uma boa câmera? São muitas dúvidas rsrsrs :ponder:
É uma boa câmera e a lente também, inclusive acho melhor que essas lentes de hoje em dia que vem nos kits de entrada. O ruído deve ser por causa do ISO mesmo, já que a D70/s não lida bem com ISO alto . Tenta não usar acima de 400/800 que acredito que não vai ter ruído aparente .
É em ambientes internos? Se for, estude sobre flash externo.
O que facilita bastante, é colocar uma foto de amostra junto com o exif (dados da foto, tipo ISO, velocidade, abertura…).
mas provavelmente é ISO alto mesmo.
Rafael, da uma lida nesse topico aqui. Ruído/ granulado
Resumindo, ruido pode ser 2 coisas:
1 - Má exposição; Está entrando pouca luz, aí precisar trabalhar as variáveis ISO (tentar manter entre 100 e 800), tempo de exposição e abertura da lente.
2 - tratamento; pode ser que o software de tratamento está aplicando algum preset.
Mais da uma lida no topico ali que é recente e de nikon também e lá foi dado a solucao do caso específico.
Voce usa JPEG, RAW, usa editor?