Novo ICMS importação 2025

Pois é, eu entendo que isso era inevitável, só não fizeram em 2022 por ser ano de eleição. Independente de quem vencesse, essa taxação entraria na pauta, como demonstrei acima, Bolsonaro já havia vetado integralmente uma lei que poderia ser benéfica para o audiovisual brasileiro, mas que ninguém da classe questionou ou se manifestou à época.

Agora todos choram o aumento de ICMS promovido pelos estados.

Novamente tentando sair do discurso comum e entrando num debate mais profundo, veja:

Isso acontece justamente por causa da taxa das blusinhas, é uma porcaria, eu adoro comprar coisas no Aliexpress, mas entendo que foi benéfico para manutenção de empregos no comércio brasileiro. Entendo que é uma porcaria pra aquisição de equipamentos de audiovisual, mas novamente: Onde estávamos nós quando Bolsonaro vetou a lei que nos manteria mais tranquilos?

https://lucianeborges.com/crescimento-de-vagas-no-varejo-em-2023/

Desde 2023 vem se notando um acréscimo nos empregos do Varejo.

A econômia é assim: De nada adianta você ter equipamento a preços baixos se não há atividade econômica pujante que fará as pessoas contratarem seus serviços.

Por acaso estamos com o menor índice de desemprego e isso é bom pra quem fotografa profissionalmente, mais gente contratando os serviços de fotógrafos. Agora eu te pergunto: Você prefere ter equipamentos baratos desempregado ou prefere ter dinheiro pra comprar equipamentos mesmo que mais caros?

2 curtidas

Mas você sabe para onde vai a maior parte dos gastos do governo?

image
(Esse gráfico é antigo, não consegui achar o de 2023 ou 2024.)

Sim, 40% do que se arrecada vai pra rolagem da dívida. E adivinha? Cada aumento na taxa de juros são +50bi.

Sabe quem ganha com isso?

Blackrock, Santander (alô Campos Neto), Itaú, BTG Pactual, etc…

image

1 curtida

Sinceramente nosso varejo é um parasita, essa desculpa da geração de emprego já virou uma chantagem.

No fim, eles estão comprando da China pra me revender mais caro.

Inclusive os próprios empregados do varejo saem prejudicados pois não terão condições de comprar, na própria loja que os empregam, o que compravam antes do Ali.

O pagamento de salários é muito inferior ao lucro dos veios das Havans, de modo que isso é um concentrador de renda.
Como sempre a classe média trabalhadora financiando meia dúzia de ricos.

Eu ficaria mais conformando se o imposto de Importação fosse vinculado a investimento na indústria.

Mas pelo o que pesquisei é de livre vinculação, ou seja, só serve pro governo diminuir o rombo, como bem posto, o rombo da especulação financeira.

Lembro de uma galera aqui comentando no post de importações que estava feliz com o novo governo e tal.

Calma que ainda vem muito mais pra piorar. Agora, ficam tentando inventar algo pra culpar o antigo governo. Não assumem a imensa cagada que fizeram e estão fazendo. Se continuar nesse nível, Dolar a 7,00 vai todo mundo se F…

Mas o importante foi tirar o bolsonaro. Agora saboreiem, vocês conseguiram.

E o que você sugere é o desmonte do varejo nacional para que possamos importar?

Claro que tem chantagens de empresário, mas nós aqui no Brasil não temos como competir com a China.

Não é coincidência.

Importar da China é bom só pro Chinês.

Você sabia que os EUA também querem taxar?

1 curtida

Nos últimos 30 anos destruíram as indústrias brasileiras, e agora que não se produz quase nada por aqui, enfiaram o imposto de importação na goela do brasileiro. Dai acrescentaram o ICMS, depois colocaram imposto tbm em produtos abaixo de US$ 50,00 porque precisam aumentar a arrecadação pra pagar uma estrutura publica inchada de companheiros ineficientes.

E o dolar vai pra casa dos US$ 6,00, e os juros mais altos do mundo subindo ainda mais…

E agora a turma do amor esta preocupada com o ICMS subir de 17% para 25% ?

Pelamor tá doendo??? Relaxem, um pouquinho a mais não vai doer tanto assim.

1 curtida

Fazendo uma análise apenas de corpo e lente.
Alguém compra com nota? Pagando quase o dobro?

Isso nunca foi assim, quando precisa de algo vai lá no ML ou no Naka e afins para comprar. Não muda nada em relação a criação de empregos e pagamento de impostos.

Mas você tá olhando APENAS pra compra de corpo e lente de camera. Tem que olhar pro todo.

Eu sei que é difícil de compreender, eu também não gosto, mas aqui no Brasil é possível pagar um valor razoável sem comprar contrabando ou sonegar impostos, veja:

image

image

Vai dar uma diferença de uns 3.000 - 4.000 reais a depender do dólar, porém:

Você pode pagar parcelado;
Você terá nota fiscal;
Você terá garantia no Brasil (acho que são 2 ou 3 anos).

Esse é um exemplo, comprando tudo direitinho… Por isso digo que parei de comprar contrabando e isso tem alguns anos já.

Ele não gostava de fotografia… Só de jetsky…

2 curtidas

E você queria continuar com ele?

1 curtida

Compreendo que é sempre uma dor de cabeça pagar mais, mas está essencialmente a proteger-se de todo o tipo de problemas de qualidade e de garantia.

1 curtida

Preço bom mesmo.
Normalmente quando olho o site da Canon é praticamente o dobro.

1 curtida

Fujifilm también tem preços competitivos no Brasil.

1 curtida

Em Santa Catarina, é pecado falar mal do Hang…

1 curtida

Hang é esse aqui?

images (7)

Ele mesmo… Quero outra foto boa dele???

1734639214332549853205113903322

Estados que optaram por elevar o ICMS para 20%:

• Acre
  • Alagoas
  • Bahia
  • Ceará
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Piauí
  • Rio Grande do Norte
  • Roraima
  • Sergipe

Estados em que a alíquota permanece 17%

• Amazonas
  • Amapá
  • Distrito Federal
  • Espírito Santo
  • Goiás
  • Maranhão
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul
  • Pará
  • Pernambuco
  • Paraná
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul
  • Roraima
  • Santa Catarina
  • São Paulo
  • Tocantins

Tá ficando cada dia mais difícil trabalhar, comprar, melhorar os equipamentos…

RS por milagre não aumentou.