NX3000 x Canon T5

Olá, pessoal!

Ao que parece, este é o melhor e mais ativo fórum de fotografia do Brasil… sendo assim o melhor lugar para trocar experiências, sanar dúvidas e adquirir conhecimento.

Atualmente tenho uma Canon SX510HS e estou muito afim de tirar fotos melhores e com uma aparência mais profissional, principalmente da minha bebê. Tenho lido bastante sobre fotografia, assistido vídeos, e (o principal), na medida do possível, praticado.

Estava pendendo para a Canon T3 que saiu de linha e só encontrei na Saraiva por absurdos R$ 1999,00. Aí vi que a Canon T5 é bem melhor e está por R$ 1150,00. Porém logo em seguida descobri a NX3000 que em certos pontos (wifi, NFC, Panorâmica, mais pontos de foco, motor de foco embutido,) é até melhor que a T5, e sai por R$ 270,00 (+ou-).
Como uma lente mais clara (30mm - f/2 para NX ou 50mm - f/1.8 para Canon) é essencial para o que eu quero, fui procurar o valor das lentes, e vi que é muito difícil encontrar lentes NX e que quando encontradas são bem mais caras que as lentes Canon, além de não terem estabilizador (OIS) embutido.

1. Sob as condições acima, qual das 2 vale mais a pena?
  2. A falta do estabilizador nas lentes NX vai prejudicar a qualidade das fotos?

Lembrando que não farei trabalhos profissionais (pelo menos não tenho intenção)!

Desde já agradeço a participação dos colegas…

Abraços!

Amigo, se for pra tirar fotos de sua bebê recomendo a nx3000 por ser pequena, com uma lente 30mm pancake fica mais discreta ainda, com cara de cybershot mas com tanta qualidade quanto a t5.

Olha, vai no site da comclick, lá tem diversas lentes da samsung a venda!!
http://www.comclickshop.com.br/lente-externa-dslr/2380-lente-externa-intercambiavel-ex-s30nb-30mm-f20-pancake-preta-para-camera-nx-samsung.html
Tá na mesma faixa de preço de uma 50mm 1.8 da canon no ML(369~379 reais).
Encomendei minha NX3000 a dois dias, tô esperando chegar. De imediato, a primeira lente que comprarei vai ser essa, por ser portátil e ter abertura grande.
Existem tripés pequenos e portáteis, dispensando um pouco o estabilizador de imagens. Não posso dizer que as imagens sairão borradas, porque ainda não peguei uma NX3000 na mãos.

Colegas, eu possuo uma nx3000 e sinto falta de um estabilizador de imagem, mas não por imagens borradas pois isso não ocorre, pelo menos não comigo, mas pra ter filmagens mais suaves sem aqueles trancos, o menor movimento parece que deram um esbarrão em quem estava filmando. O caso seria pegar lente com IS. Aí vai do bolso de cada um. Como uso pra cenas de família uma 30mm já faz sucesso.

Vocês está em um dilema maior do que qual marca comprar. Você está na dúvida entre Mirrorless x DSLR.

Sugiro ler o tópico abaixo:

Ambos são extensos e ricos. Leitura obrigatória.

Algumas observações:
a. Eu começaria com uma DSLR pequena com a SL1 da Canon. Tamanho reduzido que junto com as lentes 40 2.8 e 24 2.8 (panquecas) fica bem compacto e a qualidade de imagem é show. Além de DSLR “promover aos iniciantes” uma aprendizagem quase sempre mais rápida e consistente
b. Não compre câmeras por sites varejistas convencionais. Por algumas exceções, no geral, são bem mais caros. Procure por máquinas e lentes usadas aqui no fórum, grupos do facebook ou Mercadolivre. Se quiser nova e puder pagar a vista, procure os importadores tradicionais. Só para ter idéia, uma Canon SL1 está 1.399 com o Nelson Nakamura e uma 40 2.8 está 500 reais.

Como em matéria de qualidade o resultado vai ser o mesmo, acabei me decidindo pela NX3000 devido à diferença gritante de preço! O problema tá só ela estar disponível na cor preta…

Planejei assim: vou comprar a câmera e logo em seguida uma lente 30mm, sem vender a Canon SX510 HS (que usarei pra fotos macro e de longo alcance). Enquanto isso aguardo uma promoção de uma lente 50-200mm pra substituir a SX510 e aí a vendo!

Ressucitando o tópico…

Já estou querendo vender a NX3000 com lente 30mm além da 20-50mm do kit para comprar uma T5. Anunciei e já vendi, mas como a pessoa só vai pagar na segunda estou com medo de vender e me arrepender!

O principal motivo é o descaso da Samsung com as câmeras da linha NX que estão virando lenda. Não se encontra nada pra comprar e raramente quando aparece alguma lente é com preço absurdo! Estou com medo de ficar com um elefante branco e depois não achar negócio, coisa que não acontece nunca com Canon!

Gostaria que me ajudassem a decidir: a T5 é melhor que a NX3000?

Desde já agradeço!