Esta é apenas uma… A Vogue francesa, a Donna Italiana e algumas outras revistas européias estão aderindo.
Também Hollywood está precisando de belezas naturais de todas as idades ( e não estão encontrando…)
Esperemos estar a caminho da verdadeira inclusão de quem não nasceu com a cara da Angelina ou do Brad =)
Tomara que outros sigam o exemplo. Assim o público, principalmente o feminino, terá uma percepção mais real e honesta da beleza. Isso me lembrou a campanha da Dove “Campaign for Real Beauty” http://www.campaignforrealbeauty.com
Estas modelos, mesmo sem maquiagem, são muito bonitas na minha opinião.
Sem a “desculpa” da manipulacao digital, ai nos seres “normais” vamos ter que engolir que algumas pessoas sao naturalmente mais belas que as outras. Nada de errado nisso, alias, mais do que natural.
soh estou dizendo que ao mesmo tempo que vc remover a manipulacao digitial, vc tb vai remover as “desculpas” que nos encontramos para justificar as nossas falhas.
Em uma linguagem menos confuso, o que acontece hoje eh o seguinte: alguem ve a capa da Cosmo e diz “nossa… que linda… mas isso ai eh photoshop!”
Agora se tirar a manipulacao da equacao, o que te resta?
Resta a beleza natural, honesta. E isso é mais saudável, na minha opinião.
Eu acredito que a maioria da população alvo dos anúncios de produtos de beleza, tratamento de estética, etc. não fica pensando se a imagem da moça linda e maravilhosa foi manipulada no Photoshop.
Elas querem é chegar naquele padrão de beleza, e sem Photoshop (claro, Photoshop é para fotos e não para a vida real).
E para isso, fazem dietas, compram n produtos de beleza, fazem lipo-aspiração, colocam silicone e por aí vai.
Pô, que isso! Ninguém é obrigado a dar de cara com isso na revista, que horror… Parece que bateram na menina, com o peito amarrado todo errado, toda troncha. :no:
Uma coisa é vc estar cansado de uma determinada identidade que realmente, por vezes é cansativa.
Agora, bater no valor “vigente” pra oferecer isso aí em troca? Precisa ser tão ostensivo? Precisa isso ser “o tema”?
E mais, que “reflexããão” é essa que isso causa? Será que todo mundo já não sabia que existe gente feia no mundo?
Isso daí, pra mim, é falta de poética. E tem cheiro de sutiã queimado…
As pessoas não querem uma revista com gente feia pelos mesmos motivos que elas não querem jogadores ruins no seu time de futebol. Ou um médico que estudou numa faculdade ruim. Ou morar num prédio construído pelo Sérgio Naya.
Sim Ana, mas tem relação no que se refere à auto-estima feminina e como isso manipula a percepção da beleza.
Os outros 2 vídeos da Dove “Onslaught” e “Amy” não falam de manipulação digital. São muito bons, vale a pena assistir.
Concordo com você, Thiago. Ou seja, a idéia foi boa mas como foi executada não.
As fotos das modelos sem maquiagem poderiam ser MUITO melhores. Agora você me fez pensar, talvez a revista
não tenha sido tão honesta assim. Parece que joga para os leitores: “Tá vendo? Se você não utilizar produtos de beleza, vai ficar assim, com o cabelo desarrumado, cara de quem não quer amigos e os seios tortos.” :ponder:
Elas poderiam sorrir ao menos!
A origem dessa cultura da busca do perfeito, vem exatamente das propagandas em revistas e televisao.
Vc pode tentar abordar os assuntos como distintos, mas eh um ciclo auto-sustentavel, aonde um vicio, persegue o outro.
Eh obvio que se as propagandas (na maioria editadas) nao mostram celulites, o resultado disso serah pessoas procurando remover celulites. E por ai vai.
Concordo com vc BBear, e com o Fabio tb, claro. A cultura é essa, o ciclo é este, o efeito na percepção dos/as consumidores/as é o que conhecemos.
Meu ponto ao postar isso foi dizer que, ainda que tímido, há um certo ar de mudança no ar.
E tb a diferença entre manipulação digital e maquiagem, botox e cirurgias plásticas está na ordem e na duração de cada efeito :
a cirurgia e o botox vem antes da foto e do filme, e são permanentes na pessoa e na percepção que ela causa.
O PS é posterior a foto e não é permanente em quem " recebe" ( o/a modelo ou artista). A percepção que ele ou ela causam é sim falsa igual a anterior.
Eu nem tinha pensado nesse lado negro, é verdade isso, hein!
Defender a beleza na feiura coloca todo um novo contingente de consumidoras já desesperançosas com relação à própria beleza (as feias, rs) de volta ao mercado.
Matou a charada!
“Já que vc nunca vai ser bonita quiném a moça da propaganda da MAC, então seja mais ou menos comível assim quiném a gente usando Dove!”
Afinal, tem muito mais mulher feia que bonita por aí. É demanda reprimida.
Mas sem brincadeira: deve ser isso mesmo, Fabio.
Nossa! Nunca tinha pensado nisso!
Mas enfim, é aquela velha história, não existe publicidade boazinha. E portanto, na falta de antagonista, tb não existe a publicidade malvada. Existe publicidade, negócio, e todo mundo tem direito de ganhar dinheiro, né verdade?
Publicitários, fotógrafos, modelos, empresários, não são seres de outro planeta. São humanos, que vão ao banheiro e tb são sucetíveis à publicidade em suas vidas pessoais. Humanos como nós.
Estou falando isso só porque eu não concordo com esse entendimento de que “a mídia”, “a publicidade” é quem aponta os destinos dos imbecis. O destino dos imbecis está selado, é servir. Isso é histórico, anterior à publicidade, e eu vejo na economia contemporânea com seu ambiente de ambição e disputa uma mobilidade muito maior do que em sociedades anteriores, no sentido pessoal. E a publicidade, é em parte, tb sustentáculo dessa dinâmica e mobilidade social.
Mas ela é feita pelo povo, por humanos, não é exógena. Quem define esses “padrões” é gente como nós aqui, dois braços, duas pernas e um cérebro. Não é uma silueta de uma careca gordo de terno fumando charuto, o “tio Capitalismo”, ou o “Mr. Publicidade”.
Somos nós. Nós é que somos imperfeitos e queremos ser perfeitos, pelo menos na revista, ou nos sentir perfeitos na hora de comprar uma calça jeans, ou um carro.
Entao, acho que ateh encontrarem um equilibrio, vai demorar. Saindo de fotos extremamente tratadas e produzidas, com rostos de plasticos pra outro extremo. E extremos vendem muito bem. Todo mundo vai querer ver como eh a tal modelo sem um make pesado, sem uma producao grande e cara… o ruim eh que a Vogue FR errou no tom… beleza eh bacana de se mostrar, se for natural mais legal ainda… mas detonaram a garota… e eu acho que muita coisa assim ainda vai aparecer… coisas sem cuidado, apenas pra vender… e soh depois as coisas entram nos eixos.
Um exemplo de fotografia mais natural e que eu gosto MUITO eh da fotografa Autumn Sonnichsen… eh uma garota que na minha opiniao esta ajudando a revolucionar o modo de fotografar gente.
e, por falar em botox, quem ainda nao sabe o que eh, segue uma imagem explicando hehehe
Cada vez mais fotógrafos de qualidade são colocados no mesmo balde genérico da imagem clicada. Isso porque, no público espectador, qualquer clique perfeito é imediatamente associado a tratamentos e ‘photoshopadas’, pois há magníficos e hábeis operadores de PS que simplesmente encantam por saber mentir com imagens. Sombras, luzes, e muitas limpezas são hoje motivos de aplauso e admiração. Felizmente o encanto e a magia do congelamento do momento, a transmissão da emoção e a sutileza do instante ainda é impossível de ser reproduzido com fidelidade apenas manipulando pixels. É isso. Em tempo: sou orgulhosamente Adobe Certified Expert em Photoshop e não prego aqui a modelagem, mas sim a remodelagem.