Existem na internet mais de uma centena de artigos que comentam o uso do flash e em ocasião podemos tirar o melhor deste equipamento, entretanto gostaria de ouvir a opinião de quem está com a mão na massa diariamente.
Medição Matricial ou pontual?
Retratos com a luz dura do sol?
Uso em cima da câmera, 45° ou 90°?
Modificadores de Luz, quais os mais utilizados?
Enfim, uma discursão pra desenvolvimento coletivo… Obrigado desde já aos que comentarem!
Uso matricial.
Uso como preenchimento, então não faz muita diferença se é dura ou suave.
Fora da camera. Se usar na câmera, sempre para frente e sem nenhum modificador.
Nas externas:
Em geral uso a medição pontual!
Com luz suave, rebatedor
Com luz dura, flash de preenchimento
Aonde vai flash ? depende do ângulo (“over the shouder”, Plongéé, contra plongléé, zenital e nadir") mas em geral frontal (tento evitar) ou 45º. procuro levar um tripé para flash, sombrinha e/ou softbox e um rebatedor!
Medição Pontual x Medição Matricial
Pontual como seria a técnica? Apontar para o ponto mais claro do cena e preencher com flash?
Matricial, seria simplismente apontar e disparar com o flash em eTTL?
Eu costumo fotometrar no ambiente e preencher com flash.
Uso o flash direto, acionado via rádio, em modo manual. Pra conseguir preencher corretamente, geralmente se usa cargas altas, 1/2~1/8…
Se for o caso de ambientes com pouca luz, iso alto, etc, aí geralmente vai pouca carga no flash.
Belíssimas imagens Mike, no primeiro caso tenho dúvida em como vc calcula a potência do flash, no modo manual… Você vai testando até achar uma distância aproximada?
Outra pergunta é, como posiciona o flash, de baixo para cima o contrário ou na altura do objeto?
Faço como o Mike, fotometro o fundo e uso manual fora da camera.
O Modo de medição tem muita relevância quando se fotografa nos modos de prioridade ou automático. No modo manual este recurso serve mais para você economizar alguns clicks e segundos para se alcançar a exposição que o fotógrafo deseja.
Frequentemente lanço mão do flash, também nas sessões externas, sempre disparado remotamente.
Ao meu ver ele ajuda a destacar os modelos do fundo. Mesmo quando o céu está nublado, uso uma sombrinha difusora na frente do flash. Com sol e céu sem nuvens o flash vai direto e, como o Mike destacou, carga bem alta.
Já cogitei a possibilidade de comprar um filtro ND pra usar nesses dias de sol e poder diminuir um pouco a carga do flash, mas ainda não fiz isso.
Eu uso normalmente tochas mako ou speedlights, mas to pensando seriamente em partir pra LED pra poder trabalhar em situações de baixa luz natural (como um ambiente bacana, interno, que é escuro e tem uma leve luz da janela entrando da rua, que pra fotografar a cena matricialmente teria que usar iso 3200 pra cima e que tornaria IMPOSSIVEL o uso do flash da mesma forma mesmo que numa potencia ridiculamente baixa), e claro, deixar os flashes e tochas pra jobs comerciais e em estudio.
Muito válida a experiência relatada quanto os modificadores. É realmente terrível usar sombrinhas ao ar livro. Praticamente demanda um assistente só para segurar o tripé.
É por essas que ainda sou fã do meu beauty dish tabajara feito de uma bacia plástica, conforme vídeo tutorial do Letra na Foto. Mesmo tendo outro “mais profissional”.
Nem faz muito sentido estar perguntando aqui, mas tenho uma dúvida.
Com fotômetro spot, pra cinema, eu consigo fotometrar um flash ou tocha, não né? só fazendo as contas de número guia pra compensar, certo?
(não, eu não tenho um, só estou pensando na possibilidade)
Senão li errado o blog do Neil van Niekerk, o filtro ND não lhe ajuda a reduzir a carga do flash.
Um filtro de 2 stops, afeta a luz ambiente e o flash do mesmo jeito.
O que ele ajuda é usar aberturas maiores.
De tudo que já vi (vídeo) e li, esse é o mais material sobre flash.
O assunto tratado é esse aqui :
TABLE OF CONTENTS
-
Chapter 1 Intro
-
Why Just One On-Camera Flash
-
5 Reasons to Use Flash
-
Common Flash Myths
-
What Makes Flash Challenging
-
Chapter 2 Intro
-
Flash-Strobe VS Ambient-Constant Light
-
Flash VS Ambient Light Exposure
-
Flash VS Ambient Demo
-
Flash and Ambient Balancing For Natural Effect
-
Flash and Ambient Balancing For Dramatic Effect
-
Flash and Ambient Balancing For Creative Effect
-
Understanding Flash Duration
-
Chapter 3 Intro
-
5 Common Key Light Patterns
-
5 Common Key Light Patters w Diffusion + Fill
-
5 Common Secondary Light Patterns
-
3 Primary Subject Positions
-
Light Qualities
-
The Inverse Square Law
-
Inverse Square Law In Practice
-
Corrective White Balance
-
Creative White balance
-
Chapter 4 Intro
-
On Board VS Hot Shoe Flash
-
Full Feature VS Manual Flashes
-
TTL VS Manual Control
-
TTL VS Manual Recycle Times
-
Flash Power & Zoom
-
HHS VS ND Filters
-
FCS VS RCS
-
Chapter 5 Intro
-
4 Tips When You Must Use Direct Flash
-
Bare Bulbing Done Right
-
Grid_Snoot + Direct Flash
-
Mini Beauty + Direct Flash
-
Ring + Direct Flash
-
Understanding Modifiers
-
Direct Flash + Shutter Flash
-
Chapter 6 Intro
-
Ambient vs Direct Flash vs Bounce Flash
-
Silver Bounce
-
More Light Silver
-
Soft White Bounce
-
Overhead Bounce
-
Overhead Bounce + Fill
-
Event Bounce
-
Chapter 7 Intro
-
Natural vs Dramatic Light
-
Filling and Refining Existing Light
-
Coloring Light for Corrective Effect
-
Coloring Light for Creative Effect
-
Chapter 8 Intro
-
Case Study 1 – Dramatic Sunset
-
Case Study 2 – Desert Sunset
-
Case Study 3 – Sinister Headshot
-
Case Study 4 – Family Portrait
-
Case Study 5 – Athlete Portraits
-
Case Study 6 – Working Angles
-
Case Study 7 – Drag + Composite
-
Case Study 8 – Less Is More
-
A Final Word From SLRLounge
-
Favorite Feature Flashes
-
Favorite Manual Flashes
-
Favorite On Camera Flash Modifiers
Tá bom né ?
Pessoal,
Juntando um pouco de tudo aqui realizei um ensaio de teste, tiver resultados muito legais! Logo coloco algo na galeria pra ver a avaliação da galera!
Consegui me adaptar melhor a medição pontual, entretanto com o rádio flash tive alguns enroscos… Ainda vou dominar esse bicho!
Uma coisa eu pude observar, o flash quando bem usado soma demais nos resultados…
aproveitando o topico,farei uma pergunta cretina;No modo como o Mike trabalha,fotometrando no fundo,mesmo durante o dia,nw fica muito evidente o uso do flash,se o fundo for escuro?Ou faz com que o fundo fique mais claro e no sujeito jogue somente luz para preenchimento em baixa potencia?
Silvio,
Se for bem feito o fundo e o sujeito ficam iguais!
Posta umas fotos do jeito antigo e atual.
Mas é isso mesmo, vangelismm.
O filtro é para diminuir a entrada de luz ambiente.
Menos luz ambiente, menos luz do flash para equilibrar as sombras.
Ou quem sabe até chegar à velocidade abaixo de 1/200 para tirar o flash do H-sync, pois isso consome muita pilha e aumenta drasticamente o tempo de reciclagem.
valeu Pope!Fotometria e flash ainda fritam meus neuronios kkk
- AO VIVO E GRATUITO* : 1 de julho das 9 às 18h
- 2 de julho das 9 às 18h
- 3 de julho das 9 às 18h
- 6, 7 e 8 de julho das 14 às 17h
E ao vivo nesse momento (14:40 - 29/06) -