O Flash em ensaios externos.

Existem na internet mais de uma centena de artigos que comentam o uso do flash e em ocasião podemos tirar o melhor deste equipamento, entretanto gostaria de ouvir a opinião de quem está com a mão na massa diariamente.
Medição Matricial ou pontual?
Retratos com a luz dura do sol?
Uso em cima da câmera, 45° ou 90°?
Modificadores de Luz, quais os mais utilizados?
Enfim, uma discursão pra desenvolvimento coletivo… Obrigado desde já aos que comentarem!

Uso matricial.
Uso como preenchimento, então não faz muita diferença se é dura ou suave.
Fora da camera. Se usar na câmera, sempre para frente e sem nenhum modificador.

Nas externas:
Em geral uso a medição pontual!
Com luz suave, rebatedor
Com luz dura, flash de preenchimento
Aonde vai flash ? depende do ângulo (“over the shouder”, Plongéé, contra plongléé, zenital e nadir") mas em geral frontal (tento evitar) ou 45º. procuro levar um tripé para flash, sombrinha e/ou softbox e um rebatedor!

Medição Pontual x Medição Matricial

Pontual como seria a técnica? Apontar para o ponto mais claro do cena e preencher com flash?
Matricial, seria simplismente apontar e disparar com o flash em eTTL?

Eu costumo fotometrar no ambiente e preencher com flash.

Uso o flash direto, acionado via rádio, em modo manual. Pra conseguir preencher corretamente, geralmente se usa cargas altas, 1/2~1/8…


Se for o caso de ambientes com pouca luz, iso alto, etc, aí geralmente vai pouca carga no flash.


Belíssimas imagens Mike, no primeiro caso tenho dúvida em como vc calcula a potência do flash, no modo manual… Você vai testando até achar uma distância aproximada?
Outra pergunta é, como posiciona o flash, de baixo para cima o contrário ou na altura do objeto?

Faço como o Mike, fotometro o fundo e uso manual fora da camera. :ok:

O Modo de medição tem muita relevância quando se fotografa nos modos de prioridade ou automático. No modo manual este recurso serve mais para você economizar alguns clicks e segundos para se alcançar a exposição que o fotógrafo deseja.

Frequentemente lanço mão do flash, também nas sessões externas, sempre disparado remotamente.
Ao meu ver ele ajuda a destacar os modelos do fundo. Mesmo quando o céu está nublado, uso uma sombrinha difusora na frente do flash. Com sol e céu sem nuvens o flash vai direto e, como o Mike destacou, carga bem alta.
Já cogitei a possibilidade de comprar um filtro ND pra usar nesses dias de sol e poder diminuir um pouco a carga do flash, mas ainda não fiz isso.

:ok:

Eu uso normalmente tochas mako ou speedlights, mas to pensando seriamente em partir pra LED pra poder trabalhar em situações de baixa luz natural (como um ambiente bacana, interno, que é escuro e tem uma leve luz da janela entrando da rua, que pra fotografar a cena matricialmente teria que usar iso 3200 pra cima e que tornaria IMPOSSIVEL o uso do flash da mesma forma mesmo que numa potencia ridiculamente baixa), e claro, deixar os flashes e tochas pra jobs comerciais e em estudio.

Muito válida a experiência relatada quanto os modificadores. É realmente terrível usar sombrinhas ao ar livro. Praticamente demanda um assistente só para segurar o tripé.

É por essas que ainda sou fã do meu beauty dish tabajara feito de uma bacia plástica, conforme vídeo tutorial do Letra na Foto. Mesmo tendo outro “mais profissional”.

Nem faz muito sentido estar perguntando aqui, mas tenho uma dúvida.

Com fotômetro spot, pra cinema, eu consigo fotometrar um flash ou tocha, não né? só fazendo as contas de número guia pra compensar, certo?

(não, eu não tenho um, só estou pensando na possibilidade)

Senão li errado o blog do Neil van Niekerk, o filtro ND não lhe ajuda a reduzir a carga do flash.
Um filtro de 2 stops, afeta a luz ambiente e o flash do mesmo jeito.
O que ele ajuda é usar aberturas maiores.

De tudo que já vi (vídeo) e li, esse é o mais material sobre flash.

O assunto tratado é esse aqui :

TABLE OF CONTENTS

  1. Chapter 1 Intro

  2. Why Just One On-Camera Flash

  3. 5 Reasons to Use Flash

  4. Common Flash Myths

  5. What Makes Flash Challenging

  6. Chapter 2 Intro

  7. Flash-Strobe VS Ambient-Constant Light

  8. Flash VS Ambient Light Exposure

  9. Flash VS Ambient Demo

  10. Flash and Ambient Balancing For Natural Effect

  11. Flash and Ambient Balancing For Dramatic Effect

  12. Flash and Ambient Balancing For Creative Effect

  13. Understanding Flash Duration

  14. Chapter 3 Intro

  15. 5 Common Key Light Patterns

  16. 5 Common Key Light Patters w Diffusion + Fill

  17. 5 Common Secondary Light Patterns

  18. 3 Primary Subject Positions

  19. Light Qualities

  20. The Inverse Square Law

  21. Inverse Square Law In Practice

  22. Corrective White Balance

  23. Creative White balance

  24. Chapter 4 Intro

  25. On Board VS Hot Shoe Flash

  26. Full Feature VS Manual Flashes

  27. TTL VS Manual Control

  28. TTL VS Manual Recycle Times

  29. Flash Power & Zoom

  30. HHS VS ND Filters

  31. FCS VS RCS

  32. Chapter 5 Intro

  33. 4 Tips When You Must Use Direct Flash

  34. Bare Bulbing Done Right

  35. Grid_Snoot + Direct Flash

  36. Mini Beauty + Direct Flash

  37. Ring + Direct Flash

  38. Understanding Modifiers

  39. Direct Flash + Shutter Flash

  40. Chapter 6 Intro

  41. Ambient vs Direct Flash vs Bounce Flash

  42. Silver Bounce

  43. More Light Silver

  44. Soft White Bounce

  45. Overhead Bounce

  46. Overhead Bounce + Fill

  47. Event Bounce

  48. Chapter 7 Intro

  49. Natural vs Dramatic Light

  50. Filling and Refining Existing Light

  51. Coloring Light for Corrective Effect

  52. Coloring Light for Creative Effect

  53. Chapter 8 Intro

  54. Case Study 1 – Dramatic Sunset

  55. Case Study 2 – Desert Sunset

  56. Case Study 3 – Sinister Headshot

  57. Case Study 4 – Family Portrait

  58. Case Study 5 – Athlete Portraits

  59. Case Study 6 – Working Angles

  60. Case Study 7 – Drag + Composite

  61. Case Study 8 – Less Is More

  62. A Final Word From SLRLounge

  63. Favorite Feature Flashes

  64. Favorite Manual Flashes

  65. Favorite On Camera Flash Modifiers

Tá bom né ?

Pessoal,

Juntando um pouco de tudo aqui realizei um ensaio de teste, tiver resultados muito legais! Logo coloco algo na galeria pra ver a avaliação da galera!
Consegui me adaptar melhor a medição pontual, entretanto com o rádio flash tive alguns enroscos… Ainda vou dominar esse bicho!

Uma coisa eu pude observar, o flash quando bem usado soma demais nos resultados…

aproveitando o topico,farei uma pergunta cretina;No modo como o Mike trabalha,fotometrando no fundo,mesmo durante o dia,nw fica muito evidente o uso do flash,se o fundo for escuro?Ou faz com que o fundo fique mais claro e no sujeito jogue somente luz para preenchimento em baixa potencia?

Silvio,
Se for bem feito o fundo e o sujeito ficam iguais!

Posta umas fotos do jeito antigo e atual.

Mas é isso mesmo, vangelismm.
O filtro é para diminuir a entrada de luz ambiente.
Menos luz ambiente, menos luz do flash para equilibrar as sombras.
Ou quem sabe até chegar à velocidade abaixo de 1/200 para tirar o flash do H-sync, pois isso consome muita pilha e aumenta drasticamente o tempo de reciclagem.

valeu Pope!Fotometria e flash ainda fritam meus neuronios kkk

- AO VIVO E GRATUITO* : 1 de julho das 9 às 18h

- 2 de julho das 9 às 18h

- 3 de julho das 9 às 18h

- 6, 7 e 8 de julho das 14 às 17h

E ao vivo nesse momento (14:40 - 29/06) -