O Formato Retrato

Concordo com a percepção de que os meios de visualização nos direcionam ao formato paisagem. Isso sem contar o formato das próprias câmeras sem grip, como bem lembrado. Como ainda estou nos primórdios da minha fotografia e ainda muito preso aos manuais, acabo tendendo ao formato retrato quando vou fazer um retrato e paisagem quando envolve paisagem ou pessoas em uma paisagem. Eu gosto muito do formato retrato quando fotografando pessoas, acho adequado ao corpo humano, inteiro ou busto. Mas, num autoplay no monitor causa estranheza as bordas escuras quando passa de uma foto em paisagem para um retrato. Ultimamente, tenho até pensado em algumas paisagens em 16:9 - influência do monitor certamente.

Acho que o formato retrato não é natural por isso fica em segundo plano.
Nossa visão é “paisagem” tanto que um olho fica do lado do outro, não acima do outro.
Formato retrato é sempre mais difícil de encaixar, até mesmo coisas singelas como um logotipo. Faça um logotipo em formato retrato e tenha um inferno o resto da vida para usá-o em qualquer material.

Então o formato Retrato vai desaparecer?

No filme, 35mm, ou era Paisagem ou Retrato e fim de papo para a grande maioria dos mortais. No digital, com possibilidade de cropar facilmente, os formatos e as proporções ficaram quase que pessoais.

Gosto do Retrato, não exatamente nas proporções “oficiais”, mas acho muito bonito um quadro cheio, ff, no formato :ok:

Ano passado li um artigo sobre as proporções das fotos.
E a desvantagem do 3:2 que foi citada foi justante o formato retrato, fica muito longo.
Citaram o 7:5, senão me engano, como mais harmonioso.

Tipo o logotipo da Ferrari? :smiley:
Concordo, tenho dificuldades com retrato, mais to tentando melhorar…Acabei de ver que minhas ultimas 6 postagens no Flickr são em Retrato :dizzy_face: nem tinha me ligado, acho que são fases.
Imgur

Estava revisando, uma das minhas fotos favoritas… formato retrato, D3s e uma lente manual…

by , on Flickr
Tem sua narrativa e seu charme…

E uma baita luz. :clap:

Com certeza. Bela foto/retrato :clap: :clap: :clap:

Belo retrato.

Pra mim, o formato retrato é isso: para retratos. Sempre me agrada mais os retratos feitos na vertical, o enquadramento parece mais natural, o preenchimento do quadro mais intuitivo até. Um retrato na horizontal sempre me parece meio “forçado”, sinto que falta algo ali pra preencher, muito vazio…

Sem forçar, faço cada vez mais retratos na horizontal, e acho que tudo bem! :wink:

Eu gosto do formato retrato quando uso minha hasselblad 6x6 :). Mas falando sério agora… De vez em quando eu uso porque acho que Eh uma boa opção para determinados momentos, mas, em geral, costumo achar um pouco estreito. Espaços sobrando embaixo e em cima e apertado dos lados. Já quando a proporção Eh 4:3 eu costumo gostar mais. Me parece menos apertado.

:smiley: :ok: