Pessoal, estava acompanhando o tópico das DSLR x Mirrorless e vi um comentário do Sosa sobre o Marketing de alguns fabricantes de câmeras, até fiz uma postagem lá, mas se continuasse iria desvirtuar o tópico, então achei melhor abrir um exclusivo.
Antes de mais nada quero deixar claro que não entendo nada a respeito do assunto, e vou deixar o que é apenas o meu ponto de vista e minhas duvidas.
Sendo assim vamos lá:
Vejo muita gente aqui no fórum, e apenas aqui (nem em grupos do Facebook vejo), falando a respeito da força do marketing influenciando as escolhas a respeito de câmeras x ou y, e fico pensando, que marketing é esse que eu não vejo? Não vejo propaganda de câmeras fotográficas na TV, nas mídias, nas redes socais, ou em qualquer outro veículo de propaganda. Muito raramente vejo alguma coisa da Canon no meu feed do Facebook, mas muito raro mesmo.
Onde vejo se falar muito, são nos canais dedicados a fotografia na internet, como os sites de Reviews, Youtube e tudo mais, e acredito sim que esses sites são patrocinados para influenciar seus leitores de acordo com quem os paga.
Mas será que funciona?
Pergunto isso por que saindo aqui do fórum, pelo menos aqui na minha região, raramente encontro algum fotógrafo que lê ou segue algum desses sites, a impressão que tenho é que uma parcela muito pequena dos usuários de câmeras ficam na internet atrás de reviews ou coisas do tipo.
Ai fica minha dúvida. Será que esse marketing é tão poderoso assim?