Prezados:
A maior parte dos fóruns de fotografia t~em como assunto principal os equipamentos e em segundo lugar as técnicas de fotografia, geralmente as técnicas básicas.
O fotógrafo Ralph Gibson diz sobre sua experiência com grandes fotógrafos o seguinte:
até ser convidado para trabalhar com a Dorothea Lange. Aliás fui convidado, justamente porque era muito bom tecnicamente falando. Para minha surpresa, a primeira coisa que descobri e que ela ao contrário não era muito boa em técnica e que a força da sua fotografia estava muito mais no seu desejo de expressar algo do que na qualidade de seus negativos. Trabalhar para Lange foi uma experiência muito interessante. Às vezes passávamos o dia inteiro no laboratório trabalhando num mesmo negativo e de repente usando apenas sua intuição ou seu lado emocional ela dizia: "essa é uma boa foto". Nunca sabia como havíamos chegado a tal resultado e nem porque as outras fotos não eram boas, mas sabia apontar a certa, porque estava cheia de emoção. Lembro de uma vez em que estávamos vendo uma imagem de uma menina com olheiras e pedi para ela me contar a história da menina. Ela me respondeu que não era uma jovem, mas uma criança portadora de deficiência mental e que as outras crianças costumavam atormentá-la. Enquanto ela me contava a história começou a chorar. Eu a vi chorando sobre uma foto que havia feito há 30 anos. Essa foi para mim a maior lição sobre a importância do conteúdo de uma imagem e não da forma. A forma é a qualidade do negativo, o conteúdo é o que diz a fotografia. Ao mesmo tempo comecei a trabalhar para o Robert Frank. Todos os fotógrafos da minha época eram fascinados pelo seu livro "The Americans". Novamente me encontrei frente a um trabalho técnico não tão bom. Aí pensei que todos os grandes fotógrafos tinham negativos ruins (risos).
Depois, sobre sua própria fotografia, diz:
Hoje, basicamente ando pelo mundo só com uma câmera, uma lente 50 mm e muitos filmes. Acho que é só disso que precisamos.
Pois bem, em face da absurda diferença entre o dito pelo Gibson e o que se assiste nos fóruns, pergunto, e pedindo resposta sincera:
O que falta à sua (de cada um) fotografia para ela evoluir?