O que é necessário para fotografar?

Prezados:

A maior parte dos fóruns de fotografia t~em como assunto principal os equipamentos e em segundo lugar as técnicas de fotografia, geralmente as técnicas básicas.

O fotógrafo Ralph Gibson diz sobre sua experiência com grandes fotógrafos o seguinte:

até ser convidado para trabalhar com a Dorothea Lange. Aliás fui convidado, justamente porque era muito bom tecnicamente falando. Para minha surpresa, a primeira coisa que descobri e que ela ao contrário não era muito boa em técnica e que a força da sua fotografia estava muito mais no seu desejo de expressar algo do que na qualidade de seus negativos. Trabalhar para Lange foi uma experiência muito interessante. Às vezes passávamos o dia inteiro no laboratório trabalhando num mesmo negativo e de repente usando apenas sua intuição ou seu lado emocional ela dizia: "essa é uma boa foto". Nunca sabia como havíamos chegado a tal resultado e nem porque as outras fotos não eram boas, mas sabia apontar a certa, porque estava cheia de emoção. Lembro de uma vez em que estávamos vendo uma imagem de uma menina com olheiras e pedi para ela me contar a história da menina. Ela me respondeu que não era uma jovem, mas uma criança portadora de deficiência mental e que as outras crianças costumavam atormentá-la. Enquanto ela me contava a história começou a chorar. Eu a vi chorando sobre uma foto que havia feito há 30 anos. Essa foi para mim a maior lição sobre a importância do conteúdo de uma imagem e não da forma. A forma é a qualidade do negativo, o conteúdo é o que diz a fotografia. Ao mesmo tempo comecei a trabalhar para o Robert Frank. Todos os fotógrafos da minha época eram fascinados pelo seu livro "The Americans". Novamente me encontrei frente a um trabalho técnico não tão bom. Aí pensei que todos os grandes fotógrafos tinham negativos ruins (risos).

Depois, sobre sua própria fotografia, diz:

Hoje, basicamente ando pelo mundo só com uma câmera, uma lente 50 mm e muitos filmes. Acho que é só disso que precisamos.

Pois bem, em face da absurda diferença entre o dito pelo Gibson e o que se assiste nos fóruns, pergunto, e pedindo resposta sincera:

O que falta à sua (de cada um) fotografia para ela evoluir?

O que falta à sua (de cada um) fotografia para ela evoluir?
Tempo.

Acho que precisa de uma dedicação maior. Os problemas e afazeres do dia-a-dia tentam impedir que se possa mergulhar na fotografia como gostaria. Como a maioria ou vive de outra coisa ou tá estressado pra conseguir viver de fotografia, acho que o ideal seria ser um fotógrafo funcionário, seja do governo ou de uma grande corporação como a Petrobrás. Aí vc vai respirar foto o dia todo tendo tempo e estímulo pra se aprofundar e melhorar os aspectos não técnicos, intocáveis, como o talento, o instinto, a sensibilidade de transmitir em uma foto mais que em muitas palavras.
Fotógrafos que vivem de seu trabalho, acho que os chamados autorais se não me engano, tem mais chance no exterior onde a arte é mais valorizada. Acho que aqui no Brasil são uns gatos pingados. Os fotojornalistas, normalmente bem equipados e na rua o dia todo, se amarem a fotografia tem um prato cheio na mão.

muito interessante, o que falta pra mim acho que “andar pelo mundo”

:thmbup:

muito interessante, o que falta pra mim acho que "andar pelo mundo"

:thmbup:

…e não ser assaltado…

Tempo, estudo de diferentes linhas (no sentido de escolas) de composição e mais treinamento do olhar.

Para mim acho q falta composição, olhar para “qualquer coisas” e conseguir fazer uma foto de qualidade, depois entrei no “mundo” da fotografia aprendi a reparar mais na luzes, sombras, reflexos, etc… mas ainda falta um olhar mais “humano” e menos tecnico.

Bom, eu ao menos teria várias respostas p essa pergunta, mas acho que a intenção do Ivan foi mais profunda e de provocar reflexão de cada um pq estamos sempre querendo mais equipamento, quando n verdade o que precisamos é fotografar mais. Eu responderia isso então: mais conhecimento, e fotografar mais.

Sim, Gustavo.

Considero que a maioria dos foristas possui um equipamento capaz de suportar não apenas a fotografia que efetivemente faz como certo (incerto na extensão) desenvolvimento. Contudo, recorrentemente, voltamos ao debate do equipamento. Às vezes penso que isso tem como efeito escondera verdadeira questão.

Talvez nós, homens, sejamos um pouco mais apegados à tecnologia, à técnica e à matemática do que à sensibilidade. Não que sejamos insensíveis, mas às vezes exercitar a sensibilidade tem algo de doloroso e não-natural. Os que conseguem superar esse lado, tornam-se excelentes fotógrafos.

Alguns talvez me condenem, mas há muitos fotógrafos ricos e famosos que giram o mundo fotografando aborígenes, mendigos, animais exóticos e são considerados grandes fotógrafos. Não há dúvida de que suas fotografias são “bonitas”, mas será que outro de nós não seria capaz de gerar tais fotos, tendo os mesmos recursos?

No fórum off-topic, há uma discussão sobre a falta de participação das mulheres aqui no fórum. Acho que um pouco é isso. A mulher prefere se dedicar a uma bela composição com uma compacta da Sony do que se preocupar com aberrações, nitidez e outros fenômenos óticos. Dê uma excelente câmera para uma mulher e ela fará ótimas fotos, só não pergunte pra ela o que ela achou da vinheta, da barrel distortion, do ruído e da aberração cromática :stuck_out_tongue:

Vejo que alguns membros do fórum (incluindo eu) às vezes deixam de fotografar porque não possuem o equipamento ideal para a sua fotografia. Eu mesmo, indignado com a minha GA Vivitar, tinha parado de fotografar nessa distância focal, mesmo que a composição ficasse mais interessante. Eu preferia deixar de fotografar do que fazer uma foto sem nitidez.

Acho que vou melhorar as minhas fotos depois das aulas que tive de Introdução ao Desenho de Observação, porque fala-se muito na aula de composição, e quase nada de material para desenhar. O que importa é vc conseguir aplicando uns conceitos básicos de composição tornar a imabem agradável aos olhos como, por exemplo, colocar uma fila em diagonal e não reta; usar o máximo do quadro para perspectiva, uso da profundidade para dar movimento, deixar a cena incompleta, essas coisas que são simples, mas que tornam o desenho/foto bem interessantes.

Sim, Gustavo.

Considero que a maioria dos foristas possui um equipamento capaz de suportar não apenas a fotografia que efetivemente faz como certo (incerto na extensão) desenvolvimento. Contudo, recorrentemente, voltamos ao debate do equipamento. Às vezes penso que isso tem como efeito escondera verdadeira questão.

Acho que isso é relativo, Ivan. No meu caso, por exemplo, discutir equipamentos não seria propriamente esconder a “verdadeira” questão. Trata-se mais de uma questão paralela, de um interesse que corre ao lado das necessidades objetivas e, de certa forma, com algum grau de independência em relação a elas. Por exemplo, venho pensando em migrar para Nikon e, por isso, estou fazendo exaustivas comparações entre a XT e a D50. Entretanto, isso ocorre ao mesmo tempo em que procuro boas fontes de estudo para aprimorar minhas composições, as quais considero extremamente pobres e que nada tem a ver com canon X nikon.

Por isso mesmo é que, ao ser indagado sobre “O que falta à sua (de cada um) fotografia para ela evoluir?”, minha resposta passa longe dos equipamentos, mas não impede que me interesse por eles e que os discuta com outros foristas.

Ivan,

Há algum tempo eu penso sobre isso. Cheguei à conclusão que para a evolução da minha fotografia falta saber terminar a foto. O que isso quer dizer? Em vários passeios fotográficos as pessoas estranham de eu fazer apenas 20 ou 30 fotos e não 150. O curioso é que eu não consigo. Eu gosto de escolher o ângulo, de “desenhar” a cena (o vício da profissão) e isso requer tempo, mas sempre acho que faço o possível na captação da imagem mas falta o desfecho da Pós-produção que a meu ver seria passar “o dia inteiro no laboratório trabalhando num mesmo negativo”.

Não sou profissional da área e na minha opinião, para as MINHAS fotos é isso que me falta.

Abraço e gostei muito deste tópico.

Melão

Eu ja passei um bom tempo debatendo isso com amigos (Gustavo, inclusive)… É uma pergunta de muitas respostas.

Acho que cabe a cada um responder a si mesmo.

Há respostas muito interessantes aqui. A do Francisco, atribuindo a uma tendência masculina -que há, decerto- em gostar de mecanismos e aspectos tecnológicos, a do Carlo Luciano exemplificando brilhantemente a correlação entre composição e interesse, a do Bruno, mantendo a consciência dos dois interesses -e é verdadeiro, pois já li tópicos começados por ele alando dessa busca-, a do Melão que tem o olho treinado pela profissão e procura desenvolver os aspectos de refinamento da imagem depois de capturada.

Gostaria de fazer notar que tanto o dito pelo Francisco, que por sinal adotou uma alternativa para ter bons equipamentos divergente daquelas eternamente discutidas, quanto a do Bruno explicam o interesse em equipamentos, em parte, pelo menos, mas ainda assim parece que este interesse, que todos reconhecem não ser aquilo que pode provocar a evolução, termina hipertrofiado pois ocupa o espaço de discussão quase todo, e o pior, de maneira quase imperativa.

Aí quando um fotógrafi diz, como o extrato da entrevista, usar apenas uma cãmera e uma lente, isso aponta para uma “essência” do ato fottográfico que assusta e quase amedronta. Eis o fato: basta uma câmera com recursos regulares e uma boa lente. Que terrível isso, pois nos imputa uma responsabilidade quase intolerável.

Sabe Ivan, pra mim falta liberdade para trabalhar sem depender dela para ganhar dinheiro, a muito tenho um projeto super interessante para fazer, já consegui algumas modelos que se proprunham a fazer mas não consegui um produtor que me ajudasse com a infraestrutura para fazer, acho que a pior parte da fotografia profissional é essa, por melhores que sejamos nos falta a liberdade necessária para certos tipos de produção e infelizmente nós precisamos comer :frowning:

parece que este interesse [...] termina hipertrofiado pois ocupa o espaço de discussão quase todo, e o pior, de maneira quase imperativa.
Concordo plenamente, os fóruns acabam girando quase que somente em torno disso. Discussões fundamentais como composição, fotometria e ética, por exemplo, acabam ficando sempre em segundo plano.

Eu até já comentei com o Alex, mas vou explicar não só o que falta, mas o que me levou a fotografia.

Sensibilidade.

No meu caso, falta isso, e muito.

Falta, porque eu sempre tive uma mente muito técnica, muito cientifica. Desde criança quis ser “cientista louco”, andar de avental branco e falar coisas incompreensiveis da maioria (sim, ainda tenho esse vicio :risada2: Alguem aí que saber algo sobre algoritmos de porjetos de sistemas k-tolerantes a falhas em sistemas multiprocessado com configuração de grafo (e não grafico) circulantes? No cursinho pre vestibular meu vicio era decorar formulas de quimica organica, na 7 serie a tabela periodica de quimica… :risada2: ).

Apesar disso, sempre gostei de olhar belas fotos. E de sons de violinos.

Eis então que um dia eu me iluminei: preciso deixar de ser tão “nerd” e ser mais sensivel.

E pelo meu gosto, tinha duas opções: violino ou fotografia.

Optei “inicialmente” pela fotografia. E desde então percebi que, sim, minha sensibilidade melhorou muito. Mas como não é algo “de berço”, tenho sim muita dificuldade. Tenho que estudar, observar, praticar…Mas ainda continuo na fase de “reprodução”, simplesmente tentando reprodusir fotografia de grandes genios. Experimentando tecnicas diferentes, assuntos diferentes, “artes” diferentes. Acho que é uma boa forma de praticar. E espero em breve passar para a fase de “criação”, onde será algo finalmente com a minha assinatura, algo de real qualidade “artistica” e sensibilidade.

Quanto a discussão sobre equipamentos, até fui recriminado pelo Leo no primeiro WS, porque disse que gostava mais do filme do que do digital. E sempre ando com a Minolta 7s com um filme PB nela. Gostaria que ela tivesse uma lente mais proxima de uma 35mm (a lente dela é 45mm, e infelizmente, fixa). Mas adoro fotografar com ela, apesar de ainda errar no foco. Não acho que uma foto é feita pelo equipamento, mas comprei sim uma D50, e já investi bastante dinheiro em lentes pra ela. Mas continuo procurando lentes antigas pra ela. E ainda vou comprar uma camera de filme com uma lente menor que 40mm, algo mesmo em torno dos 35, porque gosto da GA. Gosto do impacto que ela causa numa foto.

Ps.: Ainda vou estudar violino. As vezes até me imagino fotografando ao som de violinos…quem sabe não me ajude ainda mais a melhorar a minha sensibilidade?
Pps off topic.: Ivan, sabe de algum adaptador para colocar essas lentes russas em Nikon?

Hoje eu saio para fotografar usando:

Um papel com um retângulo vazado no meio na proporção 3:2

Rebel mais a Sigma 24-70

Primeiro usando o papel com o retângulo, estudo a composição: angulo, profundidade, aproximação (zoom) e mais importante o que é o meu assunto com duas questões: preciso colocar ele no quadro todo? ou preciso complementar ele com alguma coisa?

Depois usando a Rebel tiro a foto do que eu ví pelo buraco do cartão.

Se eu usasse direto a Rebel talvez por facilidade de tirar várias fotos, apertaria o disparador, mas no cartão não existe isso, preciso ver através dele o que será a minha foto. Preciso sentir e ver o que estará na minha frente antes de usar qualquer equipamento, pois o olho humano junto com os sentidos entende a cena e com Rebel apenas estaria vendo e não sentindo a foto.

Pra evoluir a fotografia, têm que haver uma evolução de pensamento e visão.
Pensamento se evoluí com a leitura, com o estudo sobre o tema. Visão se aprimora com a prática.

E é isso que falta pra evolução da minha fotografia. Pretendo me dedicar mais a isso no ano que vem…

Abraço.