Tenho visto várias empresas lançando produtos ou ampliando fabricas para atender a demanda, fica a sensação de que esse mercado passa por uma retomada.
Filme, definitivamente, virou nicho. Quem gosta, gosta e vai usar até acabar tudo, inclusive filme vencido no ebay.
O problema é ter quem revele decentemente aqui no Brasil. Lá fora tem pra caramba, mas aqui está escasso, todos sabem.
P&B não é problema e C41 qualquer minilab revela.
Só que as peliculas fora do bem básico estão muito caras por aqui. Novamente, quem curte usa independente disso.
Esse revival do filme fotográfico é bem parecido com o que está acontecendo com a indústria da música: em 2016 as vendas de CDs e downloads estiveram em queda livre, em compensação a venda de discos de vinil teve um levante jamais visto (só nos EUA foram vendidos 17,6 milhões de discos no ano passado), o que obrigou a gigante japonesa Sony montar uma nova fábrica no Japão para atender este mercado.
Como disse o AFShalders, é um mercado de nicho e acho que não deve chegar ao ponto de superar os equipamentos digitais, porém é mais uma opção para quem gosta de fotografia ou quer uma opção diferenciada.
No Mundo artistico a pelicula nunca moreu. E no mundo comercial, jornalistico, boa parte dos servicos a pelicula ainda eh visto como algo lento d+ para atender a demanda da velocidade do mundo de hoje.
O renascimento parece ser causado pelos entusiastas/hobbistas. Publico esse que tambem tem formentado a industris da fotografia digital, inclusive (se nao principalmente) os equipamentos entitulados profissionais.
Mas sinceramente, antes desse renascimento eu ja achava que havia bastante opcoes de filmes no mercado. Principalmente ha 4 anos atras pq muitos filmes foram descontinuados nos ultimos 5 anos pela Fuji e Kodak principalmente. Mas ainda assim, penso que ja havia bastante opcoes.
Acho que isso está sendo muito puxado pela Lomography. Todas semana, o blog deles mostram lançamentos de filmes novos.
Desde que brinco com fotografia, sempre foi no digital. Faz 6 meses que estou me aventurando no analógico, mas como vcs disseram, os filmes mais profissionais são caros, quando vendem aqui.
Comprei uma Ilford B&W ISO400, aqui no Mercado Livre, paguei 70 reais, enquanto o mesmo filme na loja B&H Photo em NY, está 5 dólares.
De fato o valor praticados de filmes vendidos no País é muito alto e toda a brincadeira é muito cara, mas existem opções, eu comprei duas caixas de filme ProImage 100 por R$15,00 cada filme, bem mais em conta não acham?
Aqui na Nova Zelândia o preço do filme é meio absurdo também. Um rolo 35mm de HP5 é equivalente a 17,00 USD; na B&H é 5,00 USD.
Eu compro 10 rolos de Arista EDU 400 na B&H, pago frete caro pra transportar o filme pro outro lado do planeta, e no final economizo mais do que se fosse andar até a esquina e comprasse numa loja física. Vai entender.
Comprei dois livros da Steidl recentemente, direto do site da editora. Enviaram da Alemanha, através de courrier (UPS) com rastreamento, e o frete foi grátis. Os dois livros pesam 2,5 KG, o que é bem mais do que vários rolos de filme. E não, eles não embutiram o preço do frete nos livros, pois eles estavam com preço ligeiramente mais baixo do que em outros sites de livrarias.
Tem um site de roupas da Inglaterra (Asos.com) que oferece frete super baixo, e acima de um valor é gratuito, pro mundo inteiro.
Alguns sites simplesmente fazem contratos de entrega excelentes com os correios ou empresas privadas, e outros não.
Eu moro no Grande Rio , mais precisamente em Nova Iguacu , para ir ate um laboratorio de classe sao 60 km de ida mais 60 de volta , para ir buscar mais 120 … inviabiliza muita coisa , MAS na medida do possivel temos conseguido . O grande complicador é o bendito transito , no melhor dos horarios sao 4 horas ida e volta , haja paciencia .
Essas variedades de precos pelo mundo eh bastante debatido mas parece que ninguem sabe o misterio.
Na Irlanda e Inglaterra eu achava lojas pequenas que vendiam boas variedades de filmes e precos bons. HP5 por exemplo, eu pagava por volta de 4,50 enquanto no Sul da alemanha eu nao achava por menos de 7,00 ou 8,00. Apesar de em Hamburg ainda terem algumas lojas que vendem HP5 por 6,00 (geralmente lojas que desconhecem que existam outros filmes), mas ainda muitas lojas vendempor 5,50.
O que eu noto eh que na Irlanda e Inglaterra, as lojas que vendem mais variedades de filmes e com precos melhores, sao lojas pequenas, em que o dono da loja e seus vendedores realmente entendem e viveram da fotografia na epoca pre digital. Jas as lojas que se entitulam profissionais e maiores, costumam vender filmes de apenas 2 ou 3 marcas, a precos exorbitantes, e seus donos assim como os proprios vendedores nao sabem absolutamente nada sobre fotografia analogica e o mercado para fotografia analogica (a nao ser polaroid e lomografia ao qual acham que sao as unicas coisas que os filmes sao usado hoje em dia).
Mas na Alemanha eh digerente. Ate mesmo lojas pequenas e seus donos velhinhos pensam que nao existe mais filme e nem mercado para filme. Eu chego nas lojas e pergunto, e os velhinhos falam com um tom de entendedores, falando que so vendem HP5 pq nao existe mais filmes hoje em dia, e que HP5 eh o melhor pq eh tecnologia nova, e cobram uma fortuna. Eu agradeco e vou emboa. Mas as lojas que se entitulam mais profissionais costumam ter mais variedades de filmes e precos mais amigaveis.
Sinceramente, eu nunca encontrei um vendedor em loja de fotografia na Alemanha que tivesse qualquer nocao sobre pelicula, fotografia analogica e nem muito conhecimento em fotografia digial. Eles sabem muitas especificacoes tecnicas mas nada alem disso (Com ecessao a Fotoimpex e uma outra loja que na verdade era apenas uma oficina que reparava cameras analogicas e vendia cameras usadas).
Mas lojas como B&H e Fotoimpex estao no coracao da comunidade artistica, somado com o fato que compram em grandes lotes, conseguem assim praticar precos mais baixos. Veja que na propria Fotoimpex vc consegue precos menores se comprar lotes de 5, 10 ou 20 dependendo do produto.
Eu nunca comprei nada da B&H e nem mesmo nunca me dei o trabalho de entrar no site deles para buscar algo. Acho que eh longe d+ e tem que esperar tempo d+ para receber. Mas eu penso que seja como uma Fotoimpex em NY.
Pelo que tenho acompanhado no Instagram na Ásia de modo geral o preço cai e há muita abundância de filmes, marcas, modelos e quantidades, há de tudo e em abundância.