Observatório 4.8m f/0.08?

Às vezes um observatório de pesquisa usa a maior câmera já fabricada do Vera Rubin. E às vezes usa 1140 lentes Canon 400mm acopladas a astrocâmeras com sensores Sony IMX571, APS-C de 26MP e IMX455, Full Frame de 61 Mp, dois dos mais usados por astrofotógrafos amadores.

Essas 1140 lentes estarão distribuídas em 30 montagens equuatoriais parrudas, cada uma com 38 conjuntos óticos. Cada câmera é controlada por um Raspberry Pi, assim como cada montagem equatorial.

A soma de todos esses sensores e lentes faz com que o “telescópio equivalente” seja um impressionante sensor de 4.8m de diâmetro com velocidade f/0.08.

3 curtidas

Essas coisas são incríveis. Lembro quando vi o sistema de interferometria ótica do Monte Paranal (ESO) e do sistema de ótica adaptativa. Aquilo é uma loucura…

Quando participei do projeto Beautiful Mars da Universidade do Colorado, tive que ficar a par das especificações da câmera HIRISE que está montada no mõdulo orbital MRO. Aquilo também era de cair o queixo: 5000mm de comprimento focal, F/24 com um poder resolutivo de 30 cm a 300 km de altitude kkkkk… Sem contar que aquele troço está se movendo em órbida, e rápido ! Só que ela tem três sensores lineares (só uma linha) e a imagem é gerada por varredura.

2 curtidas

Em que ano? Hoje em dia, isso não é muito grande coisa, não. Meu equipamentinho consegue rastrear a cerca de 0.5 segundos de arco, ou cerca de 0.5cm a 1km de distância, ou 15cm a 300 km. Em noites excepcionais, quase metade disso. O limite normalmente é a atmosfera, não mais o equipamento.

Mas o telescópio que vc trabalhou é impressionante. Se bem me lembro, o Hubble tem 2.4m e também f/24.

Acho que o projeto foi de 2004. O diâmetro do espelho é de 50 cm