Esta é uma pesquisa de opinião. A questão “Qual o papel dos fóruns de fotografia no processo de aprendizagem do indivíduo?” nasceu da observação de algumas postagens nesta e nas demais salas (antigas e recentes) assim como das primeiras expectativas em relação ao meu ingresso num fórum de fotografia.
Vou contar um pouco da minha história, mas não vale dormir. Pois bem, minha trajetória até chegar aqui foi mais ou menos a seguinte: no período de um ano que passei fora do país eu adquiri minha câmera fotográfica com a consulta de algumas comunidades do orkut e o auxílio de alguns de seus membros, entre outros espaços e interações. Lembro-me que, nessas buscas, um rapaz chamado Lyrian (algo assim) indicou-me o curso da National Geographic e, tempos depois, nossa colega Maíra indicou-me o Mundo Fotográfico. Cheguei aqui com algum conhecimento teórico devido às minhas leituras precedentes, do manual inclusive, e da realização desse curso por CD-ROM, mas com pouca habilidade com o equipamento. (Mil anos antes, tinha feito um curso de final de semana em Londrina, mas já não lembrava de quase nada).
Na época, como estava fora do país eu não tinha acesso aos meus livros (técnicos ou não), não podia comprar livros na minha língua materna (o que facilitaria muito) nem tampouco podia freqüentar um curso regular por inúmeras questões, entre as quais a grana era curta para um casal de estudantes de pós-graduação no exterior, além do fato de ter como compromisso inadiável voltar para o Brasil com a versão final da tese de doutorado, pronta para ser entregue à banca de avaliação.
Mesmo assim, queria muito dedicar-me à fotografia, uma paixão antiga que não saía da minha cabeça. Também me incomodava pensar que ia chegar aos 40, 50 anos sem ter dedicado um pouco do meu tempo a ela e não ter a dimensão exata de até onde eu podia chegar. Até então, toda minha energia estava voltada no meu trabalho que me consumia os dias e as noites. Também tinha um problema de visão com futuro incerto, mas essa é outra parte da história que estou com preguiça de contar, então vou poupá-los desse desprazer. Pois bem, sabe aquela sensação de frustração que acomete algumas, muitas, pessoas quando chegam numa certa idade? Então, era isso que eu queria evitar.
Foi mais ou menos assim que cheguei ao fórum cerca de um ano atrás, ou seja, com algum conhecimento teórico, uma noção básica da técnica fotográfica, muito interesse no assunto, mas pouca desenvoltura com o equipamento.
Na época pensava que era possível substituir outras formas de aprendizagem com a participação no fórum, ao menos temporariamente como explicitei acima. Não precisou de muito tempo para eu constatar que, embora os fóruns tivessem um papel fundamental no processo de aprendizagem, eles não substituíam outras formas de desenvolvimento na área - seja ele autodidata ou com orientação, não encurtava um caminho pelo qual todos passaram, passam ou ainda passarão nem tampouco podia ser considerado o melhor caminho, o melhor veículo para se aprender fotografia.
Nesse sentido e em resposta à questão acima, acredito que os fóruns tem papel de grande relevância não só na circulação de informações e na comunicação entre as pessoas como também no desenvolvimento de cada um. No entanto, penso que a sensação de frustração é muito maior quando depositamos todas as nossas expectativas num único veículo, seja ele um ou mais fóruns, uma escola, um livro, um professor, etc.
O ideal, ao menos para mim, é cruzar ferramentas de aprendizagem, ou seja:
Participar de um fórum esclarece muitas dúvidas e amplia seus horizontes, mas não é suficiente.
Ler tudo que está disponível na rede já ajuda muito, mas não é o bastante.
Livros é sempre bom não só tê-los como também lê-los, sejam eles técnicos, de trabalhos autorais ou de reflexões sobre o assunto.
Praticar com amigos é um caminho interessante, mas é bom praticar sozinho também. De todo modo, o ato de fotografar é um exercício de reflexão, de observação consciente, alguns dizem até que é um processo de autoconhecimento (que medo!!!). Se você só atira, digo clica, para todos os lados acaba perdendo o foco, literal e metaforicamente.
Comprar equipamentos novos é sempre a realização de um desejo (legítimo para quem compra), mas não deve ser maior que o prazer de fotografar, ainda que seja prazeroso comprar.
Buscar conhecimento por si próprio, ter iniciativa de ir atrás do que deseja e porventura compartilhar experiências são características admiráveis no ser humano. Esperar tudo pronto não é só cansativo para quem espera como também pra quem acompanha a espera.
Enfim, podia elencar uma série de itens indispensáveis ao processo de aprendizagem, mas estou com a impressão de que comecei a fugir do assunto, deve ser porque estou com sono.
Por hora, gostaria apenas de saber a opinião de vocês sobre a questão postada acima, isto é: Qual o papel dos fóruns de fotografia no processo de aprendizagem do indivíduo (no seu ou no dos demais)?