Olá!
Sou iniciante e não estou conseguindo reduzir o granulado das minhas fotos. Anexei um pedaço de uma foto em 100% com as informações da captura. Usei uma lente canon EF75-300 (câmera Canon SL3).
Até usando ISO100 as minhas fotos ficam granuladas, alguém poderia me dar umas dicas de onde vem esse ruído?
Obrigada!
A lente não ajuda, mas não é normal ter esse granulado nessas configurações, já verificou se na câmera nas configurações da imagem o nível de nitidez está no máximo? Caso esteja tente reduzir para ver se resolve.
Sua foto está sub exposta, veja a completa ausência de informação no lado direito do histograma. O que amplifica o ruído aparente.
Existe ruído em ISO 100.
Principalmente nas partes desfocadas.
Leve redução de ruído resolve seu problema.
Obrigada pela resposta! Pelo que eu olhei no menu da câmera e no manual, acho que vc tem razão. Eu havia selecionado o “Estilo da Foto” como “Automático” e, de fato, a nitidez estava no nível máximo. Mudei para o “Neutro”, assim eu mesma faço as alterações no Lightroom. Obrigada novamente!!!
Obrigada! Vou me atentar para esse detalhe também!!! Muito bom contar a ajuda de quem tem experiência!!!
Nada como contar com a ajuda de quem realmente entende. Acho que já melhorou bastante, não?
ainda esta sub exposta, é assim mesmo que vc quer???
Eu estou deixando um pouco sub exposta para conseguir um pouco mais de velocidade pois estou tentando tirar foto de animais, como a minha lente não ajuda, eu li que essa “estratégia” pode auxiliar…
na foto do exemplo que eu mandei realmente eu não precisava deixar assim pois o objeto está parado mas é só pra mostrar o granulado mesmo.
Caso minha “estratégia” não seja a melhor, pode ficar à vontade para falar… estou mandando um exemplo de pássaro com a imagem no tamanho 100% para vc dar uma olhada (mas essa foi antes de eu arrumar o nível de nitidez nas configurações da imagem)
Suba o iso mas não deixe sub exposta.
Tem como tratar na pós produção.
Se quiser uma solução quase mágica recomendo usar o Dxo Pureraw antes de importar no Lr.
Vou seguir essas recomendações e posto o resultado aqui, obrigada novamente!
Algumas Nik n se vc expõe demais vc não recupera as altas luzes. Fiz isso com uma D80. Céu branco… Ficou poético… :hysterical:
Seguindo as dicas acima, acho que minhas fotos estão ficando MMUIIITTTOOO melhores, obrigada!!!
Olha só que bacana!!!
Tanto tempo que não vejo esse tipo de discussão mais técnica por aqui.
Aliás nem conhecia essa sala. :doh:
É nova! Agradecimento ao André e Erick por reorganizarem o fórum. E vem mais por aí!
Qual sala é essa aqui???
Percebi que tem bastante coisa diferente. Tá bem bacana. Parabéns a quem está zelando por esse espaço sobrevivente, hehe.
O que foi modificado: