Olá!
Sou iniciante e não estou conseguindo reduzir o granulado das minhas fotos. Anexei um pedaço de uma foto em 100% com as informações da captura. Usei uma lente canon EF75-300 (câmera Canon SL3).
Até usando ISO100 as minhas fotos ficam granuladas, alguém poderia me dar umas dicas de onde vem esse ruído?
Obrigada!
A lente não ajuda, mas não é normal ter esse granulado nessas configurações, já verificou se na câmera nas configurações da imagem o nível de nitidez está no máximo? Caso esteja tente reduzir para ver se resolve.
Sua foto está sub exposta, veja a completa ausência de informação no lado direito do histograma. O que amplifica o ruído aparente.
Existe ruído em ISO 100.
Principalmente nas partes desfocadas.
Leve redução de ruído resolve seu problema.
Obrigada pela resposta! Pelo que eu olhei no menu da câmera e no manual, acho que vc tem razão. Eu havia selecionado o “Estilo da Foto” como “Automático” e, de fato, a nitidez estava no nível máximo. Mudei para o “Neutro”, assim eu mesma faço as alterações no Lightroom. Obrigada novamente!!!
Obrigada! Vou me atentar para esse detalhe também!!! Muito bom contar a ajuda de quem tem experiência!!!
Nada como contar com a ajuda de quem realmente entende. Acho que já melhorou bastante, não?
ainda esta sub exposta, é assim mesmo que vc quer???
Eu estou deixando um pouco sub exposta para conseguir um pouco mais de velocidade pois estou tentando tirar foto de animais, como a minha lente não ajuda, eu li que essa “estratégia” pode auxiliar…
na foto do exemplo que eu mandei realmente eu não precisava deixar assim pois o objeto está parado mas é só pra mostrar o granulado mesmo.
Caso minha “estratégia” não seja a melhor, pode ficar à vontade para falar… estou mandando um exemplo de pássaro com a imagem no tamanho 100% para vc dar uma olhada (mas essa foi antes de eu arrumar o nível de nitidez nas configurações da imagem)
Suba o iso mas não deixe sub exposta.
Tem como tratar na pós produção.