Os celulares já chegaram lá, mas os celulares chineses estão chegando

Esses dias houve o lançamento do Galaxy S25 ultra. Como usuário do S23 ultra, já estava bastante satisfeito com a qualidade da câmera para registros informais, fotografia de comida, registros de aniversários, confraternizações, tudo ok com ele até aí.

Mas enquanto câmera, quando me disporia a tê-lo como câmera de bolso, acho que qualquer um dos celulares ainda deixavam a desejar… Bem, deixavam, pois ultimamente estou particularmente impressionado com os celulares da VIVO, uma marca Chinesa que usa hardware chinês e algumas parcerias com o ocidente. Fique deveras impressionado com o resultado:

Autumn park by Dhina A, no Flickr

Autumn leaves by Dhina A, no Flickr

after rain by Dhina A, no Flickr

Closeup by Dhina A, no Flickr

African lily by Dhina A, no Flickr

2 curtidas

Se o Exif não foi modificado, posso dizer que está bom por ser na luz diurna.

Mas smartphones Chineses aqui no Brasil após o Remessa Conforme complicou um pouco. Vende ainda os que trazem do Paraguai, os quais são modelos mais em conta até cerca de 2k, acima disso pessoal pega Samsung ou até mesmo algum Motorola.
Do contrabando não tem garantia e nem mesmo peças para trocar em caso de algum defeito, então pagar 5k ou mais num smartphone que pode virar peso de papel do dia para a noite é complicado para nós brasileiros.

Em tempo sobre a câmera, a Huawei costuma ser imbatível segundo o DXO.

Mas veja que a Apple está sempre ali entre os primeiros, e vejo cada vez mais a maçã por aí. Parece que só eu uso Android ainda kkkkk

o DXO eu não confio, ele fala de celulares que pelo que vi em reviews e em resultados, conseguem ser piores que esses celulares da VIVO acima mencionados. Ainda tem os Xiaomi com lente leica que são fantástico. De qualquer forma, um exemplo do melhor que há segundo o DXO:

13610 - Fleurs jaunes by ❉ΨᗩSᗰIᘉᗴ 卄ᗴᘉS❉, no Flickr

1 curtida

VIVO x100 ultra:

Street shots - B&W series by Dhina A, no Flickr

Market by Dhina A, no Flickr

vivo-x200-pro_night-mode by Phone& Photo, no Flickr

Imgur

2 curtidas

Teve um brasileiro que se aventurou, vai pegar um? :upside_down_face:

https://pt.aliexpress.com/item/1005007985060088.html?spm=a2g0o.productlist.main.1.e0c0GC0DGC0D5A&algo_pvid=ca55a8a8-d908-4bb9-9bc9-cf2f4fe3c75c&algo_exp_id=ca55a8a8-d908-4bb9-9bc9-cf2f4fe3c75c-0&pdp_npi=4%40dis!BRL!5830.95!4664.75!!!947.49!757.99!%402101ec1a17386131897028652e3a57!12000044479148434!sea!BR!703807273!X&curPageLogUid=l18zjsmDlt9b&utparam-url=scene%3Asearch|query_from%3A

2 curtidas

Meu celular, tem uma camera bem bisonha… Aliás, só uma das cameras dele é boa, uma CAMERA DE VISÃO NOTURNA POR INFRAVERMELHO…

Trata-se de um Doogee S98, um celular feito pra serviço pesado e pancadaria brutal…

2 curtidas

Eu vi na OLX … Tô pensando rs…

2 curtidas

O meu é o Mi 11 Ultra, posso dizer que finalmente tive satisfação em fotografar com um celular kkkkkk

Eu apenas trocaria a ultrawide por uma 50mm pois uso muito a câmera principal (23mm) em 2x.

Estou de olho nesses Vivos e no Oppos, acho que é isso, pois a Xiaomi começou a errar a mão nos celulares.

2 curtidas

Gosto da Oppo pois ainda tenho meu Oneplus 6 velho de guerra funcionando a 6 anos. Agora ficou como o celular do Banco, só fica em casa rs

Eu lembro que você pegou esse Xiaomi antes de vir o Remessa Conforme.

Já eu tive de voltar para a Samsung por esse motivo.

2 curtidas

Pessoal tem falado bem do Xiaomi 14 ultra, ele é bom? Hoje me arrisquei fazendo umas fotos com meu celular pra ver se me convenço a não trocar…

1 curtida

no fim das contas fico tentando me convencer disso, quando eu tive um Lumia 930 a câmera era fantástica e isso foi em 2018… Vou ver se acho fotos desse tempo. Ele já gerava RAW.

1 curtida

Xiaomi 14 ultra é bom mas essas outras marcas estão com custo beneficio melhor.

1 curtida

Tambem tive um Lumia 930. Bom demais, considerando que era um celular.

Hoje tenho um iPhone 15 e um Redmi Note 13. As câmeras quebram bem o galho mas continuam com os mesmíssimos problemas de 10 anos atrás, estouros e perda de definição em baixa luz, mesmo em raw.

Minha pré-histórica Panasonic LX3 ainda dá um banho neles em qualquer situação.

1 curtida

A uns tempos atrás estava assim também… Acabei concluindo que devido ao pouco uso da câmera do celular que tinha não faria sentido investir em algo melhor até realmente estar usando bem o equipamento para justificar um upgrade.

Eu tenho um iPhone 14 Pro e recentemente descobri que o app Halide liberou no ano passado um esquema chamado Process Zero: um produto que usa zero IA e zero fotografia computacional para produzir fotos. Process Zero pula todos o sistema de processamento padrão do Iphone. Resolvi dar uma chance a esse esquema, visto que o custo é bem menor que trocar de aparelho. Vamos ver.

1 curtida

e o que tem achado? Pra mim a graça desses celulares está justamente na fotografia computacional aplicada inclusive às fotos que são geradas em “RAW”. Senão fica realmnete complexo ser competitivo, a menos que realmente tenha um sensor maior. o Lumia 930 por exemplo, tinha excelente lente e excelente sensor de 1". Um espetáculo, sem contar a tela e a interface o que só prova que ele estava muito a frente do seu tempo.

1 curtida

Eu ia comentar justamente isso, senão for para usar os recursos de fotografia computacional fica muito atras de qualquer câmera compacta com sensor de 1 polegada.

1 curtida

Realidade é que tenho usado menos do que o planejado. :rofl: Quando tiro foto com o celular o impulso é sempre usar os recursos automáticos/nativos. Uma ou outra foto que acabo usando o Halide.

1 curtida

Xiaomi 14 Ultra by spline splinson, no Flickr

Xiaomi 14 ultra

1 curtida

Eu tenho um colega de trabalho que tem um Huawei P60 Pro e ele me mostrou umas fotos que ele tirou (o cara também é entusiasta de fotografia) que eu fiquei impressionado com alcance dinâmico (fotos que eu sei certamente meu celular , Iphones e Motorolas mesmo os high end iriam “pedir arrego”), nitidez em baixa luminosidade. Tudo bem que eu vi da tela do celular e não em um monitor de alta resolução mas deu pra perceber que meu celular (um S21) qualquer Iphone que eu conheço não chegam ao mesmo patamar. O grande problema do Huawei é por causa do embargo dos EUA contra Huawei dele não poder ter android. Ele tem o Harmony OS que esse conhecido meu disse que da pra instalar praticamente tudo do Android, mas não tudo e que tem coisas que fazem falta.

1 curtida