Olá pessoal, vejo muitos fotógrafos que usam o Para-sol nas lentes. Gostaria de saber qual o funcionamento do mesmo? e se vem junto com as lentes? abraços.
Guto o parassol é usado por dois motivos principais.
O primeiro que é sua real função é evitar Flare e a queima do filme em fotos onde o sol possa incidir diabonalmente na imagem.
A segunda e que é uma aplicação segundária é para proteger o elemento frontal da lente. ![]()
HUmmmm faz bastante sentido mesmo. Vi um tópico no Brfoto de um carinha se queixando de aparecer um arco iris ao redor das fontes luminosas em uma foto noturna, ai comentaram que ele deveria n ter usado o para sol.
Já pra protegera parte frontal é um exelente negócio.
Esses para-sol costumam apenas ser vendido separados? ou vem c a lente? Obrigado.
Não sei se o parassol solucionaria este caso, pois o arco-íris estaria projetado a partir das gotículas de água.
Isso pra mim não faz o menor sentido.
Para tirar arco-íris vc pode usar vários polarizadores ou mesmomudar de posição.
Mas parassol acredito que não se aplique.
O sujeito tava reclamando das lentes ai fui lendo o tópico inteiro. Resumindo. Ele tinha as lentes do kit da 20 D, onde mencionaram que poderia ser a falta do para-sol e outros disseram que o problema era as lentes dele, e ai se ja viu onde foi o assunto. C alguns acontecia e outros não.
Olha o parassol e a lente não eliminam um arco-íris se ele estiver lá.
a não ser que o que o pessoal esteja falando seja angum tipo de flare, ai sim o modelo de lente ou o parassol ajudariam.
Pára-sol evitar flare, ou seja, luz incindindo lateralmente na lente e sofrendo reflexão e refração nos elementos… Note que quanto mais a luz incide lateralmente, maior é o espaço que ela percorre dentro dos elementos da lente também, e aí ocorre refração (separação das frequências de onda), que vai dar aquelas manchas coloridas na imagem… Já o arco-íris em volta de uma fonte luminosa à tua frente parece ser outra coisa, pode ser causado por gotículas de água como o Leo citou, ou ser uma característica da lente. Minha irmã tem uma Olympus D-540, e fontes de luz seeempre saem com esse arco-íris em volta, não importando o ângulo (pode estar a 90 graus com a lente). O que não esperaria é algo assim numa lente pra reflex, mas enfim…
Nossa, mas isso já é um nível elevado de aberração cromática Georges. A lente do Kit da 20D não apresenta muito aberração cromática, um nível desse de aberração cromática é coisa de lentes de terceira linha. ![]()
Mas a camera que ele tá falando é pessima Leo.
Também é baratinha… É o preço da falta de qualidade.
Abraço,
Fernando
Vcs que usam o Para-sol, vcs usam sempre ele? em todas as fotos?
Pedindo de novo hehe Vem junto na compra da lente ou só vende separado? Obrigado.
Eu uso sempre, só quando faz sombra no flash que acabo não usando, mas no geral uso sempre, até de noite.
Ele pode vir com a lente ou pode ter que ser comprado separado.
O problema do para-sol é somente a produção de vinheta em grande angular. Para evitar isso há duas alternativas: o uso de um especial para a lente ou a atenção para não vinhetar se usado um genérico (há alguns de borracha baratíssimos -15 ou 20 reais- que funcionam perfeitamente, exceto para grande-angular), e o modelo pétala. Pelo fato de fotografar muito com grande-angular, isso para mim é um atrapalhante sério, ainda mais que o conversor de grande angular não aceita para-sol.
Uma saída para evitar a vinheta e usar os mais baratos é comprar umpouco maior que a lente e usar um anel de aumento para rosqueá-lo. Há modelos pétala bastante baratos também no ebay.
O ideal é um retangular do formato do quadro e proporcional a ele, e com o tamanho de boca calculado para o ângulo de visada da lente.
O efeito do para-sol é aumentar o contraste da foto por diminuição de iluminação incidente na lente vinda de ângulos não desejados. Mesmo não sendo a lente projetada para transmitir essa iluminação ao sensor ou ao filme, uma parte dela se difunde pelo vidro e termina chegando ao sensor difusa.
Então eu acrescento uma utilidade às duas apontadas pelo Leo: 1) impedir o flare; 2) proteger a objetiva; 3) aumentar o contraste pela eliminação da iluminação incidente na lente em outros ângulos que não sejam os do objetivo. Note-se que não falo de iluminação direta que produziria flare, mas do mero refletir da luz no chão, etc. O flare você pode evitar procurando uma sombra para fotografar a partir dela, mas a difusão indesejada de luz refletida já é mais complicada. Já pensei até em fazer uma caixa preta para envolver o tripé.
Pôxa que massa, não sabia que era tão útil assim o parasol.
Pessoal, obrigado pelas respostas aii e pela boa vontade de me ajudar. ![]()
Ivan, já disse que te parabenizo pela boa vontade tbm em um outro tópico
Obrigadoo…
Só complementando o que o ivan falou compre sempre parassóis originais para sua lente, eu sempre uso originais e nunca tive problema nenhum com vinheta, sem contar que possuem o comprimento correto e o ângulo correto o que os torna além de mais seguros mais eficientes.
Leo:
Você tem toda razão. O original é sempre o melhor, e para seu uso é uma imposição. mas nas compactas e zuperzoons nem sempre há um original e aí a pessoa tem de se virar com o que encontra.
Acho qté que existem uns parassóis de fole, não é? Esses se ajustam a qualquer comprimento fical. O ideal do pára-sol é que ele seja do máximo tamanho possível. Numa tele longa, ele pode ser muito longo e relativamente estreito. Numa grande angular tem de ser curto e aberto (e menos eficaz também).
Obrigado, Guto.
Ivan
Fernando, é isso mesmo, dê uma olhada nisso aqui… A comparação é tosquíssima, mas só pra ver do quê eu tava falando:
Estranho pra caramba esses halos… Só coloquei a imagem da FZ15 ali pra ver o que seria esperado (não ter halo nenhum). Quando falaram em “arco-íris” em volta de fontes luminosas, foi o que me veio à mente, mas pelo que o Leo disse seria um tipo de aberração cromática no caso de uma lente ruim, ou mesmo o fenômeno seria formado por gotículas de água em suspensão em outro caso… Mas agora que li que o cara não cita a máquina/lente do relato, então vai saber ![]()
Georges esses são níveis absurdos de aberração cromática mesmo…